Fazer pedido
Presença
26
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Alanzikkaaa
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
mceandre
7839 interações
Astronauta
Dia de Hoje #13 - 10 anos atrás
Olá boa noite leitores e ouvintes da habbonight estamos aqui começando hoje com a Dia de Hoje

Para quem não sabem hoje 01 De Março de 2015 é Dia da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro



A data de 1° de março marca o Dia da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, fato ocorrido em 1565, por Estácio de Sá. Nesse dia, o sobrinho do governador-geral do Brasil, Mem de Sá, desembarcou num istmo que havia entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, onde ergueu uma paliçada e declarou fundada a cidade do Rio de Janeiro.

Mas a história da cidade do Rio de Janeiro começou muito antes e, por estranho que pareça, ainda carrega algumas características de sua história anterior à colonização. A região onde hoje está a cidade era habitada por índios temiminós desde milhares de anos atrás. Por volta do ano 1000, os índios tamoios, também chamados de tupinambás, invadiram o local e expulsaram seus antigos habitantes, permanecendo apenas uma tribo, que ocupava a ilha de Paranapuã, atual Ilha do Governador.

Rio de Janeiro: a história registrada

A história conhecida registra o dia 1° de janeiro de 1502 como o descobrimento da região pelos portugueses, liderados por André Gonçalves Coelho, que denominaram a baía Rio de Janeiro, imaginando tratar-se de um grande rio, e que ali era sua foz. Aliás, Guanabara, em sua origem tupi, significa "rio-mar", que era como os índios designavam o local.

Os anos seguintes trouxeram outras expedições, como colonizadores que se instalavam pelo local e erguiam casas com as pedras encontradas. Essas casas eram chamadas pelos índios de "cari-oca", ou seja, "casa de branco". Assim, o termo carioca passou a designar os nativos da cidade até os dias atuais.

Rio de Janeiro: os franceses

As riquezas do novo mundo, no entanto, atraíam a atenção de outros povos europeus, interessados em fundar novas colônias. Assim, em 1555, Nicolas Durand de Villegagnon, que queria criar uma colônia calvinista, chegou ao local para fundar a França Antártica, que teria como capital Henriville. O local escolhido foi uma ilha, que denominaram Ilha de Villegaignon, local onde hoje está o aeroporto Santos Dumont.

Aliando-se aos tupinambás, os franceses conseguiram expulsar os temiminós da ilha de Paranapuã, e estes fugiram para o atual Espírito Santo, então sob domínio português. Alertados, os portugueses se prepararam e, entre 1560 e 1567 retornaram ao local, derrotaram os franceses e tamoios e reocuparam a Baía de Guanabara. Outra data que marca a história do Rio de Janeiro é o dia 15 de março de 1560, quando ocorreu o primeiro ataque aos franceses, comandado por Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, que expulsou os franceses da Fortaleza de Coligny, retornando em seguida a Salvador, então a capital da colônia do Brasil.

Os franceses se refugiaram no interior, junto com os índios, e retornaram para ocupar a fortaleza. Quando a notícia chegou à Coroa Portuguesa, o rei enviou Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, para ocupar definitivamente o local e fazer a paz com os índios.

Rio de Janeiro: novamente sob domínio português

No dia 20 de janeiro de 1565, Estácio de Sá fez a sua primeira reunião de guerra aos franceses. Em homenagem à data, Estácio de Sá a denominou São Sebastião do Rio de Janeiro, homenageando o então rei-menino de Portugal, Dom Sebastião, também lembrando o dia do santo católico, que era o padroeiro da missão de ocupação.

Em 28 de fevereiro de 1565, Estácio de Sá conseguiu aportar sua esquadra na Baía da Guanabara e, após forte batalha, conseguiu expulsar os franceses. No dia seguinte, 1° de março, ele fundou oficialmente a cidade, celebrando a primeira missa aos pés do morro Pão de Açúcar, agradecendo a São Sebastião pela vitória.

Os franceses, resistentes, só foram definitivamente expulsos em 1567, numa batalha com o apoio de Mem de Sá. Estácio de Sá, seu sobrinho, morreu atingido por uma flecha, em 20 de fevereiro de 1567.

Os portugueses, finalmente livres do invasor, transferiram a cidade para a região hoje chamada de Morro do Castelo, de onde se podia observar toda a baía e defender a cidade. Ali foi criado o primeiro Colégio Jesuíta, a igreja dedicada ao padroeiro São Sebastião, a fortaleza militar, prédios públicos e residências.

Era o nascimento da Cidade Maravilhosa.

A cidade do Rio de Janeiro está localizada na região sudeste do Brasil, e é considerada a segunda maior metrópole do país. É o principal destino turístico da América Latina, e costuma atrair milhares de turistas ao longo do ano, devido a sua bela paisagem que mistura pontos urbanos com a natureza. Sua paisagem urbana foi considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2012.

Possui diversos pontos turísticos, entre eles estão o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, as praias de Copacabana e Ipanema, e muito mais.

O Rio de Janeiro foi a capital do Brasil entre os anos de 176 e 1960, depois disso o governo mudou para a cidade de Brasília, que havia sido construída há pouco tempo.

O Dia da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro aconteceu no dia 1º de março, data que hoje é feriado para a sua população.

Fique acompanhando o Dia de Hoje de segunda a sexta aqui na habbonight
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
Nightbook
3571 interações
Big Bang
Resposta para Dia de Hoje #13 - 10 anos atrás
Rio de Janeiro , sem dúvidas um lugar muito lindo e acho que todos Naitianos devem gostar também ,
Boas curiosidades sobre o nosso querido Rio [love]
[instagram] victorcastor
Alanzikkaaa
1529 interações
Estrela Cadente
Resposta para Dia de Hoje #13 - 10 anos atrás
Urru é festa, parabéns Rio vai ter bolo??



MegaMarcony
13693 interações
Deus Sol
Resposta para Dia de Hoje #13 - 10 anos atrás
Lugar maravilhoso e lindo.
Parabénsssss quero bolooo.


Y’all haters corny with that illuminati mess.
wellingt0806
7131 interações
Astronauta
Resposta para Dia de Hoje #13 - 10 anos atrás
Parabéns ao rio! que em breve um dia irei ir lá pra conhecer a Docismo u.u minha delixa!
luizfernan4
2525 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Dia de Hoje #13 - 10 anos atrás
vai ter blo parabéns ao rio de janeiro




bebeAnjo...
2805 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Dia de Hoje #13 - 10 anos atrás
Hoje vai rolar o baile funk.. como diz o grande mestre Mr. Catra "VAI COMEÇAR A POTARIIA [:)] [vaidoso]


Twitter: @bebeAnjoHB
Raidcall: melqueloko
Skype: Melqueloko
Babiih.Kx
4116 interações
Big Bang
Resposta para Dia de Hoje #13 - 10 anos atrás
Rio de Janeiro até tem uma importância histórica,mas eu sou mais a minha Sampa mesmo !



1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
4
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-28AB4D3
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!