Fazer pedido
Presença
25
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador carinhosa
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Blansky.
459 interações
Cadete
Falta de moedas prejudica liquidez no mercado - 10 anos atrás




A dificuldade em receber o troco na padaria, na banca de jornal ou no supermercado não é um problema que afeta apenas a vida do consumidor. A prática de guardar moedas em um cofrinho reduz o número das mesmas em circulação, com isso, dificulta a liquidez no mercado, atrapalha a vida de comerciantes e da população e acaba gerando um impacto negativo na economia, segundo explica o economista da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP- FGV), Evaldo Alves.

Por conta da escassez de moedas, muitos comerciantes - principalmente de estabelecimentos menores como mercados, bares, bancas e padarias - sofrem para pagar o troco a seus fregueses, o que, em alguns casos, faz até com que vendas deixem de ser realizadas.

Dono de uma banca de jornal em São Paulo, Rodolfo Guedes Oliveira afirma que a dificuldade o levou a tomar algumas medidas, como apelar para outros estabelecimentos, ou abrir mão de algumas vendas. “Se for um cliente conhecido, ele leva e paga depois. Senão, eu deixo de vender”, afirmou ao Jornal da Band.

Segundo o economista, casos como o de Rodolfo, que perde vendas por causa da falta de moedas, acontecem em larga escala e, no somatório, causam impacto negativo na economia.

“[Com a falta de moeda] Cria-se uma situação de contração no meio de pagamento, o que dificulta a liquidez no mercado, principalmente no de produtos de primeira necessidade. O vendedor não consegue dar troco, o cliente não consegue pagar... Isso acaba gerando perdas”, explica.

Ainda de acordo com o professor, apesar de as perdas serem de valores pequenos, no total o impacto à economia é grande. “Com uma economia já deslizando, não dá para brincar. Isso não poderia acontecer”, disse. “Em casos de inflação alta, a moeda perde seu valor e, por isso, deixa de ser tão utilizada. Esse, porém, não é o nosso caso. Não é culpa da economia; é gestão.”


Tamanho de fonte A A
domingo, 29 de março de 2015 - 08h01 Atualizado em segunda-feira, 30 de março de 2015 - 12h58
Falta de moedas prejudica liquidez no mercado
Sem moedas, comerciantes perdem vendas e têm dificuldade para dar troco a clientes
Moedas fazem falta em pequenos estabelecimentos do país /
Moedas fazem falta em pequenos estabelecimentos do país
Daniel Fernandes noticias@band.com.br
Veja também
Produção de moedas foi menor que a metade
Faltam moedas no mercado de Salvador
A dificuldade em receber o troco na padaria, na banca de jornal ou no supermercado não é um problema que afeta apenas a vida do consumidor. A prática de guardar moedas em um cofrinho reduz o número das mesmas em circulação, com isso, dificulta a liquidez no mercado, atrapalha a vida de comerciantes e da população e acaba gerando um impacto negativo na economia, segundo explica o economista da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP- FGV), Evaldo Alves.

Por conta da escassez de moedas, muitos comerciantes - principalmente de estabelecimentos menores como mercados, bares, bancas e padarias - sofrem para pagar o troco a seus fregueses, o que, em alguns casos, faz até com que vendas deixem de ser realizadas.

Dono de uma banca de jornal em São Paulo, Rodolfo Guedes Oliveira afirma que a dificuldade o levou a tomar algumas medidas, como apelar para outros estabelecimentos, ou abrir mão de algumas vendas. “Se for um cliente conhecido, ele leva e paga depois. Senão, eu deixo de vender”, afirmou ao Jornal da Band.

Segundo o economista, casos como o de Rodolfo, que perde vendas por causa da falta de moedas, acontecem em larga escala e, no somatório, causam impacto negativo na economia.

“[Com a falta de moeda] Cria-se uma situação de contração no meio de pagamento, o que dificulta a liquidez no mercado, principalmente no de produtos de primeira necessidade. O vendedor não consegue dar troco, o cliente não consegue pagar... Isso acaba gerando perdas”, explica.

Ainda de acordo com o professor, apesar de as perdas serem de valores pequenos, no total o impacto à economia é grande. “Com uma economia já deslizando, não dá para brincar. Isso não poderia acontecer”, disse. “Em casos de inflação alta, a moeda perde seu valor e, por isso, deixa de ser tão utilizada. Esse, porém, não é o nosso caso. Não é culpa da economia; é gestão.”



O cofrinho não é o vilão
Para Alves, o sumiço das moedas em circulação se deve, principalmente, ao Banco Central. “A prática de juntar dinheiro em casa é insignificante”, afirmou o economista ao Portal da Band. Segundo ele, o BC deveria melhorar a gestão na distribuição de cédulas e moedas.

“Nós não temos falta de dinheiro; não é esse o problema. O Banco Central não restringe os meios de pagamento, mas é notável a falta de moedas, o que atrapalha muito os pequenos comércios.”

Em 2014, o Banco Central colocou em circulação cerca de 1,4 bilhão de unidades de moedas. O valor é quase a metade do de 2013. Segundo a instituição, a diminuição ocorreu por conta de corte de gastos. “Cabe registrar que, embora a produção de numerário, desde 2014, tenha sido impactada por necessidade de redução da despesa pública no âmbito federal, o BCB tem administrado os estoques disponíveis com a finalidade de atender as demandas em âmbito nacional”, afirmou, em nota, o BC.

Atualmente, de acordo com a entidade, há 23,1 bilhões de unidades em circulação, ou R$ 5,7 bilhões em valor, o que corresponde a uma disponibilidade per capita de R$ 28 em moedas. Em 2015, até meados deste mês, foram disponibilizados 134 milhões de unidades adicionais de novas moedas, segundo o BC.

Cartão
Outro fator para que as moedas não circulem com maior frequência é o uso do cartão. Segundo Alves, o uso constante da tecnologia - motivado pela praticidade e segurança - faz com que as pessoas percam o hábito de transportar dinheiro.

“As pessoas já não andam mais com cédulas, imagina com moeda, que ocupa um volume maior”, afirmou. “Isso agrava, indiretamente, os meios de pagamento, já que a moeda é o indicado para transações de menor valor.”

O economista destaca ainda que, além de produzir mais e melhorar a distribuição de moedas, o governo deveria fazer também uma campanha de incentivo ao uso delas.
Chilling with the team, dreamclub my nigga





Aniversário - 29.01
Josiley
521 interações
Cadete
Resposta para Falta de moedas prejudica liquidez no me... - 10 anos atrás
Tenho 2 potinhos cheio de moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e 1 real q-

[vaidoso]





Josiley é jsos sikdhs
MegaMarcony
13693 interações
Deus Sol
Resposta para Falta de moedas prejudica liquidez no me... - 10 anos atrás
Eu odeio moeda, não tem coisa pior do que ter moedas em bolsos.
Mais pelo tópico ela são bem importantes para o comercio SOS.


Y’all haters corny with that illuminati mess.
-Amma
1171 interações
Explorador de Galáxias
Resposta para Falta de moedas prejudica liquidez no me... - 10 anos atrás
Eu necessito de moedas para renovar o meu HC [s2]


Urso da Ursulândia [s2]
jhonnydid
4509 interações
Big Bang
Resposta para Falta de moedas prejudica liquidez no me... - 10 anos atrás
Eu particularmente odeio moedas, ainda mais as de 5 centavos, 10... Costumo guardar tudo num pote aqui. Não sabia que faziam tanta falta e diferença no mercado. D:
Leia as regras - Abra um Ticket



mceandre
7839 interações
Astronauta
Resposta para Falta de moedas prejudica liquidez no me... - 10 anos atrás
É muito dificil realmente ter troco a população prendendo a circulação das moedas
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
claudio88682
557 interações
Cadete
Resposta para Falta de moedas prejudica liquidez no me... - 10 anos atrás
Mano lá em recife a escases de moeda tá assim fhoda mesmo, cara eu queria que minha vó levasse a bolsinha dela ( ela guarda umas 100 milhões de moedas ali) , porque quando meu irmão vai lá e pede ovó me da um real pra eu colocar no cofrinho ela da umas 50 '-' , iamos ter desconto em tudo em recife-q
Nós somos oque fazemos, logo, a excelência não é um feito, e sim um hábito.


Perdoe os outros. Não porque merecem perdão, mas porquê você merece paz.




só existe um goat, e ele se chama Edson Arantes do Nascimento.
Guh-Santos
553 interações
Cadete
Resposta para Falta de moedas prejudica liquidez no me... - 10 anos atrás
A pior coisa é você pegar um ônibus e receber o troco tudo em moedas. Mas realmente as moedas são muito importantes para o mercado.


1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
4
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-B5B7205
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!