Fazer pedido
Presença
23
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Dadah_6
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Cancelar=D
1747 interações
Estrela Cadente
Novelas #14 - O Cravo e a Rosa - 9 anos atrás
O Cravo e a Rosa


O Cravo e a Rosa foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 18 horas, entre 26 de junho de 2000 e 9 de março de 2001, em 221 capítulos, substituindo Esplendor e sendo substituída por Estrela-Guia. Foi a 57ª "novela das seis" exibida pela emissora..

Escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid, dirigida por Amora Mautner, Ivan Zettel e Vicente Barcellos, direção geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra e núcleo de Denis Carvalho.

É baseada na peça teatral A Megera Domada, de William Shakespeare, e com referências nas novelas A Indomável de Ivani Ribeiro na Rede Excelsior e O Machão, de Sérgio Jockyman na Rede Tupi. A peça teatral Cyrano de Bérgerac, de Edmond Rostand, foi outra referência usada pelo autor.

Contou com Adriana Esteves, Eduardo Moscovis, Drica Moraes, Leandra Leal, Ângelo Antônio, Luís Mello, Pedro Paulo Rangel, Ney Latorraca, Maria Padilha, Eva Todor, Carlos Vereza, Taumaturgo Ferreira, Tássia Camargo, Suely Franco, Rodrigo Faro, Vanessa Gerbelli, Murilo Rosa, Carlos Evelyn e Carla Daniel nos papéis principais.

Enredo

Catarina Batista (Adriana Esteves) é a mulher moderna, na sociedade paulista da década de 20, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio (Eduardo Moscovis) é um homem cuja crença é a de que a mulher deve ser a rainha do lar. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório. Conhecida como 'a fera' por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser leiloada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de 'cordeirinho', e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.

Mas há os que são contra e a favor desse improvável romance. A começar pela família de Catarina. Batista (Luís Melo), seu pai, quer vê-la casada, livrar-se do constrangimento que passa por causa das atitudes da filha e lançar sua candidatura a prefeito; Bianca (Leandra Leal), a irmã mais nova, é o contraponto de Catarina: quer noivar e casar, mas só terá permissão após a filha mais velha arrumar um pretendente. Já Cornélio (Ney Latorraca), tio de Petruchio, torce pelo sobrinho; assim como Calixto (Pedro Paulo Rangel), velho empregado da fazenda que considera Petruchio como um filho. Também apoiam o romance Dinorá (Maria Padilha) e Josefa (Eva Todor), irmã e mãe do vilão mulherengo esportista Heitor (Rodrigo Faro), já que as duas querem vê-lo casado com Bianca, por causa da fortuna dos Batista.

Entre os que não aprovam o casamento, há a ardilosa Lindinha (Vanessa Gerbelli), criada com Petruchio na fazenda, apaixonada por ele e que conta com a ajuda de Januário (Taumaturgo Ferreira) para atrapalhar o namoro dos dois; o jornalista Serafim (João Vitti), que pretende conquistar Catarina para dar o golpe do baú; e o vilão Joaquim (Carlos Vereza), homem misterioso cujo objetivo é arruinar Petruchio porque acredita que ele foi o responsável pela perdição de sua única filha, Marcela (Drica Moraes).

E para piorar esse cenário, chega Marcela, vinda de Paris, para se apossar dos bens do ingênuo pai e reconquistar de vez Petruchio, batendo de frente com a 'fera' Catarina.

A novela foi ambientada nos anos de 1920, e é mais provável que se situe entre os anos de 1922 até o ano de 1927, já que Cornélio, menciona que havia estado na semana de arte moderna que ocorreu em fevereiro de 1922. Nota-se também outro fato histórico retratado na novela, o direito ao voto feminino e de igualdade de sexo, direito esse que só veio a existir em 1932, porém quatro anos antes em 1928, o Estado do Rio Grande do Norte seria um dos primeiros a autorizar o sufrágio universal para as mulheres.

Produção

A abertura de O Cravo e a Rosa era inspirada em fotos e filmes do início do século. Um camafeu dourado girava no ar e, a cada volta, mostrava imagens em preto e branco com aparência de película antiga, típicas do cinema mudo, de vários personagens da novela, em especial Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves). Em agosto de 2001, a abertura foi escolhida a melhor do ano pelo júri do II Festival Latino-Americano de Cine Vídeo, em Mato Grosso do Sul.

A novela utilizou dois tipos de filtros de câmera usados pela direção de fotografia com o objetivo de conseguir uma luz mais realista, tendo como referências filmes como Summertime de 1955, conhecido como Quando o Coração Floresce no Brasil, e Passagem para a Índia de 1984, ambos de David Lean; Henry & June de 1990, de Philip Kaufman; e O Grande Gatsby de 1974, de Jack Clayton.

Atores figurantes homenagearam personagens reais, o diretor Walter Avancini inseriu nas cenas pequenas aparições de figuras ilustres da época como a artista plástica Tarsila do Amaral, a cantora lírica Bidu Sayão, o poeta Oswald de Andrade e o escritor Monteiro Lobato, este ao lado da esposa, Maria Pureza, a dona Purezinha, as cenas foram exibidas nas primeiras semanas da novela.

Exibição Internacional

A novela foi reapresentada nos Estados Unidos, no Vale a Pena Ver de Novo, pela Globo Internacional. Em Portugal, foi exibida no canal SIC e, também reprisada, no horário das 14 horas, substituindo a novela Como Uma Onda. Foi vendida para países como Canadá, Letônia, Peru, Rússia e entre outros.

Fonte: Wikipedia.


Twitter: @CancelarD
Skype: CancelarD
Raidcall: CancelarRico.

Clique aqui para ver as regras do fórum!
Twinst.Ban
39 interações
Tripulante
Resposta para Novelas #14 - O Cravo e a Rosa - 9 anos atrás
Muito engraçado essa novela quando Petruchio jogava o povo no chiqueiro.
MegaMarcony
13693 interações
Deus Sol
Resposta para Novelas #14 - O Cravo e a Rosa - 9 anos atrás
Eu me lembro dessa novela cheguei a ver alguns capítulos.


Y’all haters corny with that illuminati mess.
jhonnydid
4509 interações
Big Bang
Resposta para Novelas #14 - O Cravo e a Rosa - 9 anos atrás
Lembro bem da novela porque passou naquele Vale a Pena.
Leia as regras - Abra um Ticket



LocutorPaulu
791 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Novelas #14 - O Cravo e a Rosa - 9 anos atrás
Já ouvi falar dessa novela, mais não assisti, parecia ser boa..

"When tomorrow comes I'll be on my own
Feeling frightened of the things that I don't know
When tomorrow comes, tomorrow comes
Tomorrow comes"


twitter: @locutorpaulu
facebook: facebook.com/paululocutor
instagram: puts_pv
e-mail: pauluazi@hotmail.com
SirSOBRENATURAL
2844 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Novelas #14 - O Cravo e a Rosa - 9 anos atrás
Já assistir muitos capítulos da novela, gostei muito


Twitter: @EuSouSir


Pagina de informações e novidades sobre o Habbo Hotel (PT/BR), curta: Habbo Guia-Oficial


O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.
Babiih.Kx
4116 interações
Big Bang
Resposta para Novelas #14 - O Cravo e a Rosa - 9 anos atrás
Um grande clássico essa novela,com personagens engraçados sem ser apelativos,o legal é que a arte pode se expandir para outros países.


robert6966
4185 interações
Big Bang
Resposta para Novelas #14 - O Cravo e a Rosa - 9 anos atrás
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu assisti era divertida, os caipiras eram os melhores.

[arco-iris] Acredite e Realize
wellingt0806
7131 interações
Astronauta
Resposta para Novelas #14 - O Cravo e a Rosa - 9 anos atrás
Eu já cheguei a acompanhar um pouco a novela, pois a minha mãe assistia muito rsrs
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
1
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-0CCCBB8
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!