Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador jpboyzinho
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
.Gothic
444 interações
Cadete
7 curiosidades sobre São Paulo que vão mudar sua visão sobre... - 9 anos atrás
1 - Ela foi fundada por acaso

Seu nascimento foi discreto ? e estratégico. Lá em 1553, 13 jesuítas construíram uma cabaninha de pau-a-pique para a realização de um trabalho missionário: catequizar os índios nativos que habitavam aquelas terras. A trupe, comandada pelos padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, nem sabia que estava fundando, ali, uma nova cidade. A cerimônia oficial da fundação da cidade só ocorreu quase um ano depois, no dia 25 de janeiro de 1554. Esta também foi a data em que se converteu o apóstolo Paulo, que deu nome à capital. Três anos depois, a casinha foi ampliada, deu lugar ao colégio de jesuítas e foi nomeado Pateo do Collegio, ponto chave paulistano até hoje (já foi até o Palácio dos Governadores), localizado bem no coração da cidade.

patio do colégioMilton Jung/Flickr
2 - É tão rentável quanto um país - e estaria entre os 60 mais ricos do mundo

Se a cidade fosse um país, teria o 58º PIB do mundo, com US$ 137 bilhões. A cidade estaria logo à frente da Hungria e da Ucrânia, e um pouco atrás da República Tcheca. É pouco. Quando o câmbio estava em 2 para 1 (e o PIB em dólar era maior), a cidade seria o 40º PIB do mundo, com US$ 280 bilhões - acima do Chile, de Portugal e da Finlândia, e já fungando no cangote de Israel e Dinamarca - tempos bons aqueles?

vista aérea de são pauloAndré Deak / Flickr
3 - Viver nela é muito legal? mas já pode ir embora?

São Paulo é uma cidade com milhões de atividades, grandes polos de emprego e cultura, mas, pelo jeito, não agrada a todos. Na verdade, menos da metade da população se sente completamente em viver na capital. Pesquisa realizada pelo Ibope divulgada no último dia 19, revelou que 68% dos moradores da cidade mudariam de São Paulo se pudessem. A principal causa desse desejo é a falta de segurança; 92% dos entrevistados afirmaram que não acham a cidade segura.

escada rolante de aeroportoPaula Cristina/Flickr
4 - Recebeu a primeira partida de futebol do Brasil

14 de abril de 1895, uma data histórica: pela primeira vez, uma bola de futebol rolou em solo brasileiro. A primeira partida do país aconteceu em um campo na cidade de São Paulo, na Várzea do Carmo. O São Paulo Railway, time de Charles Miller com mesmo nome da primeira estrada de ferro paulista, jogou contra a equipe da Companhia de Gás de época. Vitória dos homens dos trilhos, por 4 a 2. Os dois times eram formados por peladeiros ingleses que moravam em São Paulo.

Charles miller futebolWMiller/ Arquivo
5 - Poderia ser facilmente uma cidade japonesa

São Paulo é a 56ª maior cidade... do Japão. Moram 326 mil descendentes de japoneses em São Paulo (http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/comunidade/historico.htm), o que faz dela a cidade mais nipônica fora do arquipélago oriental. Contando a região metropolitana inteira, são meio milhão de descendentes, o que tornaria a Grande São Paulo uma "cidade japonesa" de médio porte, equivalente a Osaka e Hiroshima.

bairro da liberdadeFlickr/Vivian Farinazzo
6 - É repleta (e quase dependente) de motocicletas

Mais um pouco e o problema do trânsito estará resolvido: vai ser só jogar asfalto por cima dos congestionamentos eternos e começar tudo de novo. Em 10 anos, a frota de carros cresceu 40%, de 3,6 milhões para 5,1 milhões - sem, obviamente, que o território da cidade aumentasse em contrapartida. Resultado: com o trânsito parado, a cidade ficou ainda mais dependente dos motoboys, e os cidadãos comuns que precisam ir e voltar todos os dias do trabalho, das motocicletas. Tanto que o número de motos cresceu muito mais do que o de carros particulares: foi um aumento de mais de 130%, subindo de 365 mil em 2005 para os 833 mil que temos hoje.

motoboyFlickr/ Milton Jung
7 - Falta água ? mas não debaixo debaixo do asfalto

Apesar dos períodos de racionamento enfrentados na cidade, água doce é o que não falta. Além dos gigantes que cruzam a cidade, como o Pinheiros, Tietê e Tamanduteí, há centenas de outros rios que acabaram escondidos pelo asfalto e prédios do crescimento sem planejamento da cidade. Estima-se que há 1500 km de rios escondidos na capital. Para tentar encontrar ? e preservar ? essas nascentes e leitos, a própria população vem se movimentando. Iniciativas como a ONG Rios e Ruas e o projeto colaborativo Rios Invisíveis tentam mapear esse tesouro líquido (e secreto) da cidade.
bound

Slorts
257 interações
Espaçonauta
Resposta para 7 curiosidades sobre São Paulo que vão m... - 9 anos atrás
Ótimo tópico, adorei conhecer curiosidades sobre São Paulo.
:Onne
407 interações
Cadete
Resposta para 7 curiosidades sobre São Paulo que vão m... - 9 anos atrás
Boa! Querida São Paulo!
Bom tópico!
SirSOBRENATURAL
2844 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para 7 curiosidades sobre São Paulo que vão m... - 9 anos atrás
Não conhecia as curiosidades da cidade, mas tenho vontade de visitá-la um dia.


Twitter: @EuSouSir


Pagina de informações e novidades sobre o Habbo Hotel (PT/BR), curta: Habbo Guia-Oficial


O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.
jhonnydid
4509 interações
Big Bang
Resposta para 7 curiosidades sobre São Paulo que vão m... - 9 anos atrás
Não conhecia muito das curiosidades, mas já ouvi falar de alguma coisa ou outra. Podia organizar melhor o tópico, mas o conteúdo é bom..
Leia as regras - Abra um Ticket



felli51
185 interações
Astrólogo
Resposta para 7 curiosidades sobre São Paulo que vão m... - 9 anos atrás
Na verdade a primeira partida de futebol no Brasil, foi em Bangu-RJ
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/05/pesquisadores-afirmam-que-o-futebol-brasileiro-surgiu-em-bangu-no-rio.html


Eu sempre estarei com a HabboNight [s2]
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-8E09B84
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!