Fazer pedido
Presença
4
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador -.Tumblr-
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
GirllInvisible
547 interações
Cadete
Comidas tipícas do Paraná - 9 anos atrás
Influência europeia
O Paraná foi ocupado por uma infinidade de imigrantes, sejam eles italianos, japoneses ou alemães. Porém, a maior influência no estado veio da imigração de poloneses e ucranianos, que além de alguns costumes, trouxeram ao Paraná muitos de seus pratos típicos.

Da parte dos poloneses, contamos com o pierogi, uma massa cozida e recheada com batata e requeijão e os bigos, um tipo de carne de porco cozida em pedaços com chucrute. Já os ucranianos incrementaram a culinária paranaense com pratos típicos de inverno, como o borscht, uma sopa de beterraba, repolho, costela de porco defumada e creme de leite, tudo isso servido com broa de centeio.


O pierogi foi trazido ao Paraná pelos poloneses e hoje é uma das comidas típicas do estado


Barreado
O barreado é o carro-chefe da gastronomia paranaense. Conta a história que ele era preparado por índios carijós, também fabricantes da panela de barro, e acabou se tornando típico da culinária do estado, principalmente no litoral.

O barreado é feito com cortes menos nobres de carne bovina, como acém e músculo, que, junto com outros ingredientes, são cozidos em uma panela de barro por mais ou menos 12 horas, com a panela “barreada” – vedada – com uma massa de farinha de mandioca e água, evitando que o vapor escape.


O verdadeiro barreado paranaense deve ser cozido em uma panela de barro

Assim que essas 12 horas se vão, o que vemos são os pedaços de carne se desmanchando em meio a um delicioso molho. De acompanhamento, farinha de mandioca, banana e rodelas de laranja são servidas.

Pratos tropeiros
Em meio aos séculos XVIII e XIX, o Paraná passava pelo auge do tropeirismo, e um dos costumes dos tropeiros era carregar para todos os lugares alimentos não perecíveis, como charque, milho, farinha de mandioca, toucinho, arroz e feijão. A partir destes ingredientes eram feitas misturas na hora das refeições, que acabaram se tornando pratos típicos como o arroz de carreteiro e o feijão tropeiro.


O feijão tropeiro, prato que surgiu com o tropeirismo no Paraná


Pinhão
O pinhão pode ser uma comida presente nas festas juninas por todo o Brasil, mas o estado que mais está relacionado às Araucárias e à semente que elas dão sem dúvida alguma é o Paraná.

Já desde a época em que os índios locais habitavam as terras paranaenses, o pinhão é utilizado não apenas para ser comido assado, mas sim servindo como parte de muitas receitas, tradição cada dia mais forte.


O pinhão serve como ingrediente para vários pratos, como este Nhoque de batata com carne de panela e pinhão, do Happy Burguer

É possível encontrar a iguaria na tradicional e deliciosa receita de Frango com Polenta , ou então Bolinho de Pinhão e, até mesmo, na Conserva de Pinhão. Ou seja, a semente é um alimento altamente versátil, combinando com todos os tipos de pratos.

Churrasco de chão
O churrasco pode ser a comida típica dos gaúchos, mas no Paraná ele foi adaptado com as mais variadas carnes e formas de assar. Há, inclusive, diversas festas no estado em que o personagem principal são as carnes assadas. Um exemplo é o Boi no Rolete, em que o boi é assado quase que inteiro, em fornos especiais, por mais de 12 horas. Há festas de Boi no Rolete espalhadas por todos os cantos do estado.

Outra festa famosa é a do Carneiro no Buraco, talvez a mais popular de todas. Tão popular que dificilmente um morador do estado – principalmente se residir mais ao norte – vai dizer que nunca foi a uma festa dessas. Esse costume de cozinhar a carne em um buraco vem desde os índios que viviam na região da cidade de Campo Mourão, para eles, uma forma de evitar queimadas e manter a carne boa por mais tempo. Como acompanhamentos vêm pirão, arroz branco e salada.


O Carneiro no Buraco possui diversos ingredientes acrescentados à carne de carneiro, tudo assado em grandes buracos durante as festas



Fonte: http://www.falaturista.com.br/blog/comidas-tipicas-do-parana/
.:Loadinge:.
116 interações
Patrulheiro
Resposta para Comidas tipícas do Paraná - 9 anos atrás
Nunca ouvir fala dessas comidas na minha vida kk :v
[ducket] [s2] ブレット·フォー·マイ·ヴァレンタイン [ducket] [s2] [s2]
Dep.--Wi-Fii--
65 interações
Explorador
Resposta para Comidas tipícas do Paraná - 9 anos atrás
ISSO NAO E COMIDA TIPICA DO PARANA ALIAS MINHA FAMILIA TODA PARANAENSE E NUNCA OUVI FALA NISSO
[dodo] é Vida á Habbonight ![ducket]
Willi_
805 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Comidas tipícas do Paraná - 9 anos atrás
Bom, seria legal experimentar estas comidas, mas o que eu recomendo à vocês é Churrasco.
Editado pelo autor em 09/05/2016 - 20:38
Nightbook
3571 interações
Big Bang
Resposta para Comidas tipícas do Paraná - 9 anos atrás
Para min o Feijão Tropeiro era daqui de Minas Gerais,
Legal saber, e aumentar mais o meu conhecimento da cultura brasileira
[instagram] victorcastor
.:ForeveR.:
57 interações
Tripulante
Resposta para Comidas tipícas do Paraná - 9 anos atrás
Pensa num trem bãoo [s2] pierogi meu preferidooo [s2]
"Cada dia é uma chance pra ser melhor que ontem." ( Emicida )





: @poxabieeel [s2]

: gabriel.voyd1

: gabrielhn123

[s2] [vaidoso]
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
8
ONLINE: Glessh - Madrugado
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-77BFA3E
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!