Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Lucasbnas435
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
robert6966
4185 interações
Big Bang
Cultura do Estrupo - 8 anos atrás
Por causa daquela moça que foi violentada no Rio, ouvi muito uma história de “cultura do estupro”. O que é isso?

É o seguinte: a cultura do estupro é a ideia de que a gente vive numa sociedade que, de uma certa maneira, aceita que as mulheres sejam estupradas. Essa expressão surgiu nos anos 1970 e foi criada por militantes feministas.

Mas que absurdo dizer isso! O estupro é ilegal, ué. Como alguém pode dizer que as pessoas aceitam isso?

Verdade, o estupro é mesmo ilegal e punido com prisão. Mas, de acordo com quem defende essa tese, não adianta só olhar para as leis para perceber isso. Precisamos ver qual é o papel da mulher na sociedade. E, óbvio, olhar para a maneira pela qual as leis são aplicadas.

Como assim? Esse seu papo está meio vago.

Vamos deixa-lo mais concreto, então. Diversos intelectuais, sociólogos e outros especialistas mostram que a mulher é tratada de maneira diferente que os homens na nossa sociedade. As mulheres ainda são vistas como inferiores e como objetos sexuais. Isso quer dizer que elas são tratadas como se tivessem a obrigação de estar disponíveis para fazer sexo a qualquer hora. Outra questão importante é que os homens são vistos como incapazes de se controlar diante de uma mulher bonita. Seria “natural” a excitação de um homem frente a uma moça bonita. E eles não teriam culpa por sua falta de controle. Assim, estariam justificadas atitudes como “mexer” com mulheres na rua, abordar estranhas em festas e outros eventos e até força-las a dar um beijo.

Ih, já vi tudo. Você está com esse papo de esquerdinha, não é?

Estou apenas explicando o que você me perguntou. É verdade que a esquerda fala bastante sobre esse assunto, mas ele não é exclusivo desse grupo.

Certo. E o que isso tem a ver com o estupro?

Bom, se uma sociedade aceita esses tipos de comportamento, o estupro passa a ser um crime relativo. Relativo porque se os homens não conseguem se controlar e as mulheres valem menos que eles, é mais difícil convencer as pessoas que um estupro realmente aconteceu. “O assédio [nas ruas] e essa violência física [o estupro], e todos têm a ver com uma visão masculina que tende a ver o corpo da mulher como um objeto de posse. É o que também permite que você fale que ela é gostosa na rua, faça piada depreciativa”, disse Silvana Nascimento (em entrevista ao Jornal Nexo), professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. A mulher é vista como a culpada por aquilo ter acontecido, já que ela sabe que os homens não conseguem se controlar.

Culpada como?

Existem várias explicações: a roupa era curta demais, estava bêbada demais, dançou de maneira sensual demais. A ideia que está por trás disso é a de que as mulheres devem seguir um padrão de comportamento específico se quiserem ser deixadas em paz. “Vivemos numa sociedade que nutre a ideia que se uma menina denuncia um estupro, a primeira coisa que acontece é cair a culpa sobre ela. Sabem que vão perguntar: mas você estava bêbada ou de minissaia”, disse Heloísa Buarque de Almeida, professora de antropologia da USP, ao UOL.

Será que esse povo não está exagerando?

Uma matéria da revista Superinteressante mostra o seguinte. Segundo o “Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, todos os anos cerca de 50 mil pessoas são estupradas no Brasil. Esses são os números oficiais, obtidos a partir da papelada formal. Mas eles não correspondem à realidade. O estupro é um dos crimes mais subnotificados que existem e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada estima que os dados oficiais representem apenas 10% dos casos ocorridos. Ou seja, o verdadeiro número de pessoas estupradas todos os anos no Brasil é mais de meio milhão”.

Mas e se eu não concordar com isso tudo?

Você tem todo direito de não concordar, de achar que é chatice. Mas o fato é que essa está se tornando uma questão cada vez mais discutida em todo o mundo. E as mulheres, sejam de esquerda ou não, estão se mobilizando para que elas não sejam obrigadas a se submeter a situações humilhantes e violentas.




[arco-iris] Acredite e Realize
jhonnydid
4509 interações
Big Bang
Resposta para Cultura do Estrupo - 8 anos atrás
Cara, é complicado demais colocar esse tipo de coisa na cabeça de quem tem a mente formada já, de quem teve uma criação diferente e etc. Isso é antigo demais e ainda tem resíduos que deixam a entender talvez não de forma direta que a mulher é inferior ao homem, através de pequenas coisas ao ver de muitos como julgar a roupa que a mulher veste, o jeito como dança, como anda, como fala, como se tivesse um padrão que todas devem seguir, como se só servissem pro que é de interesse do homem e pronto. E isso é tão complicado, mas tão complicado de se implantar que até mesmo mulheres agem como se fossem inferiores, elas mesmas se policia de coisas que nem deveria se policiar, preocupadas com o que vão pensar delas. Vejo direto ''Nossa, uma mulher agindo assim?'', ''Nossa, que feio isso pra uma mulher'', ''Andando assim, como não quer ser assediada?''... Isso me deixa brabo, porque até se ela quisesse andar pelada era errado alguém tentar assediar, porque pra mim isso não é procurar ser estuprada. Se a mulher se sente bem andando com shorts curto, se gosta de rebolar ao som de funk, de usar drogas, de beber, não quer dizer que um estupro seja consequência por ela gostar dessas coisas. Ninguém deseja ser violado, ninguém gosta de fazer coisas sem que sinta vontade, ninguém dança numa festa porque tá procurando servir de objeto pro outro, ninguém acorda e decide naquele dia ser violentado e tratado como brinquedo de dar prazer. Assim como os homens, elas também são livres pra fazer o que querem de suas vidas! É preciso amor pelo próximo, é preciso saber discernir bem as coisas, é preciso se colocar no lugar do outro e acima de tudo é preciso ter respeito pela vontade do outro, pelo gosto, pelas escolhas, pelo que o outro é.
Leia as regras - Abra um Ticket



RafaelGG28
3520 interações
Big Bang
Resposta para Cultura do Estrupo - 8 anos atrás
O mundo de hoje e algo muito incerto garanto que alguns de voces ja viram menina de 10 12 anos com roupas curtas nos bailes Funk, nao generalizando as garotas e o estilo musical, mas e aonde mais vemos as meninas se oferecendo mas nao e justifica ao estrupo um homem que e homem sabe oque fazer e nao pratica esses tipos de coisa, precisamos de estudo, pois a humanidade em vez de evoluir esta regressando


"A vida é como um lápis que certamente se esgotará, mas deixará a bela escrita da vida."
rei_lucas__
149 interações
Patrulheiro
Resposta para Cultura do Estrupo - 8 anos atrás
Não vou falar nada, posso falar algo errado e todos me criticarem. kkkkk
Odeio assuntos polêmicos [tonto]
Nightbook
3571 interações
Big Bang
Resposta para Cultura do Estrupo - 8 anos atrás
Para uma pessoa falar que a mulher pede para ser estuprada utilizando roupas curtas, tem problema mental!
Mas que é um caso a ser estudado é este, o problema é que a sociedade ás vezes é muito ignorante
[instagram] victorcastor
wellingt0806
7131 interações
Astronauta
Resposta para Cultura do Estrupo - 8 anos atrás
Ah gente... por mais que seja bizarro, ainda creio que a sociedade sempre será dividida por anos em suas opiniões "pesadas" como essa. Mas... eu sou totalmente contra, e sempre serei ksks
MegaMarcony
13693 interações
Deus Sol
Resposta para Cultura do Estrupo - 8 anos atrás
A sociedade que vivemos além de preconceituosa e machista, ainda se tem muito a se desenvolver para tais práticas terem fim, com isso é impossível, tem que ser ao menos feita a justiça.


Y’all haters corny with that illuminati mess.
Willi_
805 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Cultura do Estrupo - 8 anos atrás
Bom, ouvi falar que era pura falsidade, e sim, esta moça usa crack, ostenta armas nas redes sociais, e é prostituta. Sou curto e Groso
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-1D80655
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!