Fazer pedido
Presença
25
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Leoorox
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
rodrigo56066
1143 interações
Explorador de Galáxias
[R] Síndrome de Anton - 8 anos atrás
Estou lendo um dos livros mais incríveis que já caíram em minhas mãos. Chama-se “Incógnito” e foi escrito pelo neurocientista David Eagleman, que consegue tratar de temas interessantes da Neurociência de uma forma que qualquer pessoa consegue entender.

Quando cheguei à página 60 da versão brasileira da editora Rocco, me deparei com o seguinte trecho, que faz parte do capítulo que aborda questões relacionadas à visão humana: “Considere a síndrome de Anton, um distúrbio em que um derrame leva à cegueira – e o paciente nega a perda da visão”.

Quando li isso, me perguntei o que você talvez esteja se perguntando também: como é possível que uma pessoa fique cega e não acredite nisso? Bem... O cérebro humano é realmente fantástico e capaz das mais diversas peripécias.


Seu cérebro é tão incrível que consegue fazer com que você ache que esta imagem está em movimento.


Eagleman continuou a explicar o caso, na página 61: “Os que sofrem de síndrome de Anton não estão fingindo que não são cegos; eles verdadeiramente acreditam que não o são. Suas respostas verbais, embora inexatas, não são mentiras. Eles estão vivendo o que consideram ser a visão, mas tudo é gerado internamente”, diz o autor.

Ele explica também que um paciente com essa síndrome não costuma procurar ajuda médica rapidamente, simplesmente por não perceber que ficou cego. Com o passar do tempo, e com os contínuos esbarrões em móveis, paredes e pessoas, o paciente começa a perceber que há algo de errado com ele.
Isso acontece, segundo Eagleman, porque o cérebro da pessoa já tem uma série de informações visuais que ela acumulou ao longo da vida e que, em casos bem específicos e que se desencadeiam depois de um acidente vascular cerebral (AVC ou “derrame”, como é conhecido popularmente), passam a ser usados pelo cérebro como se a pessoa estivesse realmente enxergando.

Nesta publicação do Journal of Medical Case Reports, há o relato de uma paciente de 83 anos que, apesar de não aceitar, ficou cega depois de sofrer um AVC. No relato do caso, os médicos explicam que a paciente agia como se não estivesse cega e que apresentava também um quadro de demência leve. Quatro semanas após iniciar o tratamento, a idosa já estava enxergando sombras novamente, o que indica que, em alguns casos, essa cegueira pode ser temporária.


O círculo laranja da esquerda parece menor que o da direita, mas não é!


Se pensarmos na visão como um processo extremamente complexo de ilusões, imagens congeladas, alucinações e criações cerebrais, fica relativamente mais fácil entender como o cérebro desses pacientes recorre a imagens da memória para criar a sensação da visão de uma maneira tão perfeita que a pessoa chega a não se dar conta de que está cega.

Em seu livro, Eagleman fala dos mecanismos da visão com o fascínio de quem estuda esse processo físico – e podemos entender aqui como físico de fisiológico e físico como aquilo que faz parte da Física – há muito tempo e que nem por isso deixa de se surpreender com as habilidades extraordinárias do cérebro humano.

Embora pareçam estranhas, as respostas da paciente podem ser compreendidas como seu modelo interno: as informações externas não estão chegando aos lugares certos devido ao derrame, e assim a realidade da paciente simplesmente é aquela gerada pelo cérebro, com pouca ligação com o mundo real. Nesse sentido, o que ela vive não é diferente dos sonhos, das viagens por drogas ou das alucinações”, conclui.


"Help me, It's like the walls are caving in
Sometimes I feel like giving up, But, I just can't
It isn't in my blood, Laying on the bathroom floor
Feeling nothing, I'm overwhelmed and insecure
Give me something, I can take to ease my mind slowly
"

~ Shawn Mendes - In My Blood
MegaMarcony
13693 interações
Deus Sol
Resposta para [R] Síndrome de Anton - 8 anos atrás
Interessante essa síndrome, porém poderia ter resumido esse tópico e não copiar diretamente de um site SOS. Sdds interpretação textual.


Y’all haters corny with that illuminati mess.
Tiagolucasoo
721 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para [R] Síndrome de Anton - 8 anos atrás
Citação: MegaMarcony escreveu
Interessante essa síndrome, porém poderia ter resumido esse tópico e não copiar diretamente de um site SOS. Sdds interpretação textual.

Seria bem melhor isso msm


Raidcal: Tiagolucasoo
Twitter: Tiagolucasoohb
[8*]
Swindle
2754 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para [R] Síndrome de Anton - 8 anos atrás
Incrível a quantidade de síndromes existentes e cada uma com sua peculiaridade. Essa não ouvi falar.


O que de verdade importa?
M-ms
452 interações
Cadete
Resposta para [R] Síndrome de Anton - 8 anos atrás
Topico grande , mais isso é interessante [s2]


[s2]Moderador da HN, Qualquer Duvida abra um Ticket que em poucos min respondemos, Venha Fazer parte dessa Familia[s2]


1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
4
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-5129942
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!