Fazer pedido
Presença
16
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador iWoooooD
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
RafaelGG28
3520 interações
Big Bang
8 verdades chocantes sobre a Terra - 8 anos atrás


8 – Uma cordilheira vulcânica se estende ao redor do mundo

A dorsal Submarina, ou dorsal Meso-atlântica consiste em um conjunto de montanhas que ficam abaixo do nível do mar. São originárias do afastamento das placas tectônicas e formam o maior agrupamento de montanhas do mundo, quase 65 mil km de extensão.

São o resultado de lava basáltica, de erupções vulcânicas que ocorrem entre as placas tectônicas. Essas erupções auxiliam na produção da crosta mais jovem da Terra, na litosfera. São o maior recurso geológico da Terra. Como comparação, podemos usar a Codilheira dos Andes, na fronteira oeste da América do Sul, que possui a maior extensão acima do nível do mar, com 7.200 km.

7 – O fogo medra em gelo

Na Antártida, ventos extremos e o tempo seco fazem com que o fogo se espalhe rapidamente. A responsabilidade de seguir as precauções de segurança recai sobre os ombros de todos. Um incêndio pode significar a rápida perda de suprimentos vitais e abrigo.

É quase impossível apagar um incêndio na Antártida, porque a água simplesmente irá congelar na mangueira. A segurança contra incêndios é salientada em todo o mundo, mas as pessoas do “continente branco” também possuem uma preocupação a mais, e incomum, a eletricidade estática.

6 – Terremotos

Se considerarmos todo o planeta, acontecem cerca de 500 mil terremotos por ano. Cerca de um quinto deles podem ser sentidos por humanos. Micro e pequenos terremotos, são muito baixos para serem detectados pelas pessoas, acontecem em uma taxa de 8 mil por dia.

Os terremotos que podem ser sentidos mas causam nenhum dano acontecem mais ou menos 55 mil vezes por ano. Os terremotos moderados (5.0 a 8.9 na escala Richter) causam danos e acontecem por volta de mil vezes por ano. Os terremotos mais fortes são menos frequentes, mas a taxa de lesões e letalidade é muito maior.

5 – O núcleo da Terra é tão quente quanto o Sol

A Terra é dividida em 3 camadas. O núcleo quente é fundido do lado de fora e denso no centro. O manto é a camada seguinte, principalmente de rocha sólida, representando cerca de 84% do volume do planeta. A crosta, super fina, é a camada superior, que suporta a vida.

O núcleo é a camada mais fora de alcance, sendo a mais difícil de ser estudada. Até então, fora determinado que o núcleo externo da Terra possui 2.300km de espessura a mais de 3.900ºC, contendo principalmente ferro e níquel, e se move com a viscosidade da água. O núcleo interno é uma bola de liga de ferro com 1.207km de espessura.

4 – O peso sobre a Terra pode deformar o planeta

Em 2002, ao longo de mais ou menos 1 mês, a plataforma de gelo Larsen B, na Antártida, desmoronou no Mar de Weddell. A área de sua superfície original era de aproximadamente 3.250km². Essa monstruosidade gelada tinha 220m de espessura e pesa 720 bilhões de toneladas.

Isso quer dizer que era uma coisa muito grande para desaparecer de repente. Para a surpresa dos cientistas, quando isso aconteceu, a terra que antigamente estava sob o gelo, subiu. A mudança foi significativa o suficiente para causar mundanas na rocha subterrânea e fluxos de lava, levantando novas preocupações sobre a estabilidade dos vulcões locais.

3 – Cerca de 95% dos oceanos ainda são um mistério

A superfície de nosso planeta é coberta por pelo menos 71% de água. Ainda assim, só exploramos cerca de 5% dela. A luz solar não penetra após, aproximadamente, 275m. A maioria das águas se escurecem em uma profundidade de 30 metros, fazendo com que ainda haja muito o que descobrir nos abismos subaquáticos do planeta.

Milhões de espécies não descobertas, algumas que possam ter se extinto antes mesmo que tivéssemos a capacidade de encontrá-las e compreendê-las. A acidez do oceano subiu cerca de 30% desde a Revolução Industrial. Essa acidez destrói os recifes de corais e outros tipos no oceano.

2 – A gravidade não é constante

Se você achava que a gravidade tinha efeito igual em todo o mundo, muito se engana. Por exemplo, na área da Baía de Hudson, no Canadá, existe uma atração gravitacional mais fraca do que na maioria dos lugares da Terra. Mas essa diferença é tão pequena que você nunca perceberia, apenas a tecnologia moderna é capaz de detectá-la.

Apesar de não ainda não se ter uma certeza sobre o porque isso acontece, existem algumas teorias. A principal aponta para a Idade do Gelo, quando o gelo que dominava a Terra derreteu, deixando uma marca tão forte que acabou afetando a gravidade em um grau.

1 – Última Pangeia

A Pangeia é um supercontinente, com todos os continentes modernos formando uma única massa terrestre, que existiu há 250 milhões de anos. Outros 250 milhões de anos no futuro, acredita-se, haverá a última pangeia, que será muito diferente da pangeia do passado, principalmente por ser impossível saber em qual direção as placas tectônicas irão se mover, mas podemos prever observando o agora.


"A vida é como um lápis que certamente se esgotará, mas deixará a bela escrita da vida."
-Amanhecer-
4266 interações
Big Bang
Resposta para 8 verdades chocantes sobre a Terra - 8 anos atrás
Gostei das curiosidades, a última é a melhor

MegaMarcony
13693 interações
Deus Sol
Resposta para 8 verdades chocantes sobre a Terra - 8 anos atrás
Essa sobre os Terremotos os números são interessantes principalmente pela quantidade.


Y’all haters corny with that illuminati mess.
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
2
ONLINE: Mamattoszin - #StroondaMusic
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-15DC358
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!