Fazer pedido
Presença
15
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Maggiekiil3
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Anapaula7035
784 interações
Comandante Intergaláctico
Ler 200 livros por ano é mais fácil do que você imagina - 7 anos atrás
Ler 200 livros por ano é mais fácil do que você imagina

Você precisaria de 417 horas em 12 meses para realizar a façanha. Parece muito?



São Paulo — Sim, você seria capaz de ler 200 livros por ano. Pelo menos se empregasse o tempo anual que gasta com redes sociais virando as páginas de um bom texto.

Quem garante é o escritor norte-americano Charles Chu, que experimentou (e comprovou) a própria tese em 2015, quando lançou a si mesmo o desafio de ler pelo menos 3 obras por semana.

Tudo começou quando ele descobriu que seu ídolo, o megainvestidor Warren Buffett, atribuía o próprio sucesso à intensidade da sua relação com os livros.

“Leia 500 páginas por dia”, disse o bilionário, segundo o USA Today. “É assim que o conhecimento funciona, é construído (…) Qualquer um é capaz de ler 500 páginas por dia, embora a minoria realmente faça isso” .

Na época, Chu estava no seu “emprego dos sonhos” e era visto como um grande vencedor por seus amigos e familiares, mas sentia um vazio inexplicável e estava cheio de dúvidas quanto às próprias escolhas.

Ele decidiu então seguir o conselho de Buffett e investir, com força, nos livros.

Deu certo: ele não conseguiu manter a média de 500 páginas por dia, mas ao final de dois anos já tinha começado (e terminado) mais de 400 títulos.

“A decisão de começar a começar a ler foi uma das mais importantes da minha vida”, conta Chu no site “Better Humans”. “Os livros me deram coragem para viajar e pedir demissão do meu emprego e me deram referências, heróis e um mundo com significado”.

Para provar que a façanha de ler 200 livros por ano não é tão difícil quanto parece, ele propõe um cálculo simples, com base em apenas dois dados numéricos.

O primeiro é que, em média, um norte-americano lê de 200 a 400 palavras por minuto. O segundo é que um livro de não-ficção tem em média 50 mil palavras.

Em 200 livros, portanto, há 10 milhões de palavras. Se o seu ritmo for de 400 palavras por minuto, isso significa que a leitura das duas centenas de obras consumirá 25 mil minutos ou 417 horas.

Se você leva um susto ao ouvir “417 horas”, diz Chu, vale fazer algumas comparações para dar a dimensão de quanto tempo isso significa ao longo de 12 meses. Em média, um norte-americano passa 608 horas por ano nas redes sociais. O tempo de televisão é ainda maior: 1.642 horas anuais.

“Nós temos todo o tempo de que precisamos (…) mas somos muito fracos e distraídos para fazer aquilo que é importante”, diz o escritor. “Bastaria você usar melhor o tempo que gasta acompanhando celebridades no Twitter”.

Outro número surpreendente: se você conseguir ler durante pouco mais de uma hora em todos os 365 dias do ano, a façanha de completar 200 títulos estará realizada.

O problema é colocar essa constatação teórica em prática, até porque a construção de um novo hábito não depende apenas de força de vontade.

Segundo Chu, o primeiro passo é criar um ambiente favorável à leitura. “Se você quisesse parar de usar cocaína, deixaria o pó disponível pela casa? É claro que não”, escreve ele. Tenha um espaço livre de distrações tecnológicas. Silêncio e conforto também são fundamentais.

Isso não significa, porém, que você deva ler apenas em condições perfeitas. Muito pelo contrário: o ideal é que você se torne um leitor versátil e flexível, capaz de se adaptar a diversos formatos e ambientes de leitura.

“Se o seu objetivo é ler mais, não seja muito exigente”, diz Chu. “Eu leio no papel, no smartphone, em formato audiobook, e faço essas coisas em qualquer lugar, como parques ou ônibus, onde quer que surja a oportunidade”.
QueroKH
1276 interações
Líder de Guerra
Resposta para Ler 200 livros por ano é mais fácil do q... - 7 anos atrás
pra mim já é dificil ler 6 livros por ano e imaginaa ler 200

QueroKH
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
10
ONLINE: Bisaun - Baile do Bisa
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-0814056
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!