Fazer pedido
Presença
3
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador claudio88682
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Anapaula7035
784 interações
Comandante Intergaláctico
Horário de verão termina à meia-noite deste sábado - 7 anos atrás
Horário de verão termina à meia-noite deste sábado



À meia-noite deste sábado (17), os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar seus relógios. É o fim do horário de verão, que entrou em vigor no dia 15 de outubro do ano passado, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica entre as 18h e as 21h nas três regiões. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o volume energético – e o respectivo valor monetário – poupado com a determinação deverá ser divulgado na próxima terça-feira (20).

Além do Distrito Federal, 10 unidades federativas precisarão adaptar seus ponteiros: Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo e Espírito Santo. A população do Norte e do Nordeste não é afetada porque os estados da região não são incluídos no horário de verão.

Segundo balanço do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com essa providência, em 2013, o Brasil economizou R$ 405 milhões, ou 2.565 megawatts (MW). No ano seguinte, a economia baixou para R$ 278 milhões (2.035 MW) e, em 2015 caiu ainda mais, para R$ 162 milhões. Em 2016, o valor sofreu nova queda, para R$147,5 milhões.

Essa menor influência do horário de verão pode ser explicada pelo fato de que parcelas significativas das zonas sujeitas à medida têm intensificado o uso de equipamentos como ar-condicionado, como forma de aplacar o calor, elevando a demanda de energia elétrica. Ainda que já dispensem as lâmpadas incandescentes, substituindo-as por modelos mais econômicos.

No fim do ano passado, o governo federal sinalizou para a possibilidade de abolir o horário de verão, por não haver consenso quanto à relação com a economia de energia elétrica. Apesar disso, acabou apenas abreviando o período 2018/2019 em duas semanas, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para facilitar a apuração dos votos das eleições, pois o então presidente do órgão, ministro Gilmar Mendes, argumentou que essa alteração facilitaria, entre os estados com fusos horários diferentes, o alinhamento de ritmo na apuração dos votos das eleições. Com isso, o horário de verão de 2018 passará a ser adotado no primeiro domingo de novembro.

“A avaliação dos atuais impactos na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, contida nos estudos realizados neste ano de 2017 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, mostra que a adoção do horário de verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico”, avaliou a pasta em nota divulgada em outubro do ano passado.


QueroKH
1276 interações
Líder de Guerra
Resposta para Horário de verão termina à meia-noite de... - 7 anos atrás
Se eu nao tivesse lido esse topico eu nem saberia quando o orário de verão iria acabar

QueroKH
:LastBreath:
127 interações
Patrulheiro
Resposta para Horário de verão termina à meia-noite de... - 7 anos atrás
Então mas eles estão pensando em abolir a mudança de horário? Pensei que fosse obrigatória sem possibilidade de cancelamento. Em que países existe essa mudança, para além de Brasil e Portugal? Quero pesquisar sobre isso, parece um assunto interessante.
robert6966
4185 interações
Big Bang
Resposta para Horário de verão termina à meia-noite de... - 7 anos atrás
Tenho a sensação de quem em horário de verão o dia é mais rápido... Vamos ver agora [suspeito]

[arco-iris] Acredite e Realize
_MVVini_
231 interações
Lunático
Resposta para Horário de verão termina à meia-noite de... - 7 anos atrás
Amem, não aguentava mais ser 1 hora mais atrasado do que vcs ( Ceará onde eu moro, não tem horário de verão )...
julianalocona@
141 interações
Patrulheiro
Resposta para Horário de verão termina à meia-noite de... - 7 anos atrás
Uma pena, eu adoro horário de verão [triste]



[ninja]
.-thata.-
1672 interações
Estrela Cadente
Resposta para Horário de verão termina à meia-noite de... - 7 anos atrás
Agora vou dormir ja esta de dia kk [:P]

1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
21
ONLINE: Rick4203 - PagoFunk
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-63E3F37
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!