Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador BNDO
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
LuuhHelena
774 interações
Comandante Intergaláctico
Você já teve Déjà vu? - 6 anos atrás
Quem nunca teve aquela sensação de já ter visto ou vivido a cena que acabou de acontecer ou, quem sabe, de já ter estado em um lugar que nunca antes entrou? Pois é, isso é o famoso déjà vu sentimentos são comuns e é possível que todo mundo passe por eles um dia.

Embora, no passado (e mesmo hoje em dia), muita gente faça ligação desses momentos com vidas passadas e outros acontecimentos sobrenaturais, a ciência aposta que essa sensação seja mais explicável do sentido biológico e tem até um nome, déjà vu, que em francês significa “já visto”.

De vem o Déjà vu?

Segundo a ciência esse fenômeno que atormenta a humanidade há séculos está diretamente relacionado ao nosso sistema de memórias e, de certo modo, é considerado pela psicologia cognitiva como uma falha.

Isso porque, segundo estudos, a razão para o fenômeno do déjà vu é um atrofiamento no lobo temporal, uma partezinha do cérebro que fica logo atrás das orelhas (como você vê na foto abaixo) e é responsável pela gravação de memórias.

De forma geral, assim que as informações são gravadas, são também acessadas no banco de memórias. Isso por sua vez, causa a sensação de algo novo já “estar lá antes”.

O fenômeno do déjà vu, então, acontece quando o cérebro realiza a gravação, mas você não sabe disso conscientemente. Assim, essa sensação interpretada por muita gente como um sinal de vida passada ou de um presságio do futuro se trata apenas de um acesso de memórias que não sabemos que temos.

Resumindo…

Apesar de dar trabalho estudar esse assunto – já que fenômeno do déjà vu não tem hora nem dá sinal de que vai acontecer – a ciência já conseguiu descobrir até o nome da região específica que dá abertura a esse tipo de fenômeno: o giro dentado, que está dentro do lobo temporal, como já mencionamos aqui.

É exatamente essa parte a responsável pela relação entre fragmentos de memória e sua capacidade de desencadeamento de sensações, como quando você come uma comida que lembra sua infância, por exemplo.

Já, para a psiquiatria, o fenômeno do déjà vu é um transtorno que pode ser explicado a partir das ligações que o cérebro tenta estabelecer entre as memórias e lugares novos com os antigos, para facilitar o entendimento.

É por isso, ainda, que os psiquiatras apontam que o fenômeno do déjà vu seja mais frequente com jovens que viajam com frequência, por exemplo, uma vez que eles vêem vários lugares diferentes, sem ficar, exatamente, em nenhum deles por muito tempo.

E você, alguma vez já experimentou o fenômeno do déjà vu? Você sabia que tanta coisa pudesse estar envolvida nessa história? Não deixe de comentar! [;)]
Abra um Ticket! Regras do Fórum



QueroKH
1276 interações
Líder de Guerra
Resposta para Você já teve Déjà vu? - 6 anos atrás
Eu acho que eu ja tive isso quando era criança, as vezes aconteciam coisas que davam a sensação de que já havia acontecido ou que eu ja tinha sonhado com a situação.
ótimo tópico

QueroKH
,Thamiires
2368 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Você já teve Déjà vu? - 6 anos atrás
Eu tenho MUITO, muito mesmo.
As vezes fico com medo... [nao] [sufocado] [:(]


[instagram] thabires || Skype: tatah.gts || @virgulathamires || [whatsapp] (11) 95929-4510

juubs_.
640 interações
Cadete
Resposta para Você já teve Déjà vu? - 6 anos atrás
É um sentimento muito louco, já senti vários. Mas não recomento pra ninguem kkkk

Swindle
2754 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Você já teve Déjà vu? - 6 anos atrás
Eu já passei por isso diversas vezes e como dito acima realmente é uma sensação estranha. As vezes interpreto como Deus me mostrando que está cuidando da minha vida sei lá... hahaha [ideia]


O que de verdade importa?
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-9922DAD
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!