Fazer pedido
Presença
26
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Memphez
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
SirXx.OUROPRETO
333 interações
Operador de Espaçonave
Operadora TIM - 6 anos atrás
TIM ativa a primeira rede 4G para Internet das Coisas no Brasil



A Internet das Coisas (ou IoT em inglês) depende bastante de uma conexão boa e constante para funcionar, principalmente quando falamos sobre cidades inteligentes se comunicando com dispositivos móveis e vestíveis. Por isso, espera-se que essa tecnologia esteja mais madura mesmo na chegada da quinta geração de redes móveis no Brasil, daqui a sete ou dez anos. E a primeira ativação destinada a esse setor já começou a ser testada, mesmo no 4G, com a TIM, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.

O município, pólo de formação de engenheiros de telecomunicações, passa a contar com a rede Narrow Band IoT (NB-IoT) da TIM, aprovada pelo grupo mundial 3GPP para uso comercial. A novidade funciona na frequência de 700 MHz e amplia entre 30% e 40% a cobertura tradicional em relação ao uso dos smartphones — com a vantagem de menor consumo de bateria nas aplicações de IoT.

“Com a NB-IoT pode-se desenvolver dispositivos de baterias com tempo de duração entre 5 a 10 anos, fundamental para essas aplicações”, comenta ao Tele Síntese o CTO da TIM, Leonardo Capdeville.


Objetivo é expandir a cobertura, diz operadora

Depois de testar essas conectividade em aplicações de Smart City no próximo dia 26, a operadora espera poder difundir essa o NB-IoT para as mais de mil cidades brasileiras que já contam com sua cobertura. “Ela ficará imediatamente à disposição das aplicações de IoT, e, até 2020, poderá chegar nas 4 mil cidades onde estaremos presentes com a LTE em 700 MHz”, adianta Capdeville.

O projeto conta com software do Inatel e a plataforma de IoT da Ericsson e deve ser facilmente adaptada às redes que já oferecem os sinais para smartphones. De acordo com o executivo, o serviço será prestado de acordo com a demanda da frequência licenciada em outras regiões. “À medida em que for aparecendo casos de negócios, vamos ativando as cidades. Para sair de Santa Rita, o tempo e o investimento serão muito pequenos.”
,Thamiires
2368 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Operadora TIM - 6 anos atrás
Êh tim...... dificil acreditar
vive dando mancada com a gente [:l] [:(]


[instagram] thabires || Skype: tatah.gts || @virgulathamires || [whatsapp] (11) 95929-4510

xx.Legend.xx
328 interações
Operador de Espaçonave
Resposta para Operadora TIM - 6 anos atrás
Particularmente, não acredito que dispositivos IoT serão usados externamente no Brasil. Avaliando nossa situação de segurança pública, interesse de mercado e altas taxas de impostos, comercializar IoT no Brasil seria como cavar a própria cova. Ao invés de rede móvel para conectar os dispositivos, seria mais viável usar rede Wi-Fi via ADSL ou Fibra Óptica. Em contrapartida, é uma ótima iniciativa da TIM, visto que vai ampliar o alcance de sua rede móvel ao mesmo tempo que oferece uma conexão estável e de qualidade. A Internet das Coisas é uma novidade incrível, mas que abordará uma pequena parcela da população (ao menos por enquanto).
Swindle
2754 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Operadora TIM - 6 anos atrás
Ai gente a TIM só suga meu din din, espero que isso dê certo msm....


O que de verdade importa?
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
4
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-5A4E928
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!