Fazer pedido
Presença
9
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Sunlovers
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
Seu segundo CÉREBRO - 5 anos atrás


SEU SEGUNDO CÉREBRO - SNE


Se eu falasse que você tem um segundo cérebro, o que diria? Parece loucura, mas na verdade existem outros sistemas nervosos no seu corpo. Uma das redes de neurônios do corpo humano é tão grande que os cientistas a chamam de “segundo cérebro”. Sendo assim, o que acha de conhecer o SNE?

Com meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores, o SNE (Sistema Nervoso Entérico) é capaz de controlar uma função essencial do corpo: extrair energia dos alimentos. Isso significa, que seu "segundo cérebro" está em sua barriga!

Para transformar comida em energia, seu corpo precisa fazer muito esforço, com vários órgãos trabalhando juntos. Por isso, nosso cérebro foi projetado de um jeito que ele passa para o SNE a maior parte do controle da digestão. O SNE é bem mais simples do que o cérebro, no entanto , é extremamente complexo e percorre todo o abdômen com cerca de 6 a 9 metros

Os cientistas acham que, se o trabalho do SNE fosse feito no cérebro, os nervos seriam grossos demais. É por isso que o livro O Segundo Cérebro diz: “É mais seguro e mais conveniente deixar que o [sistema digestivo] tome conta de si mesmo.”

Nosso SNE pode ser comparado com um químico louco fazendo misturas! No final, o pãozinho da manhã vai se tornar parte de nós.

COMO ISSO ACONTECE?


Uma série de processos precisam estar sincronizados. Por exemplo, a parede do intestino tem células que agem como detectoras químicas, ou receptoras de sabores. Elas identificam os componentes químicos dos alimentos que você come. Com base nessas informações, o SNE aciona as enzimas corretas que seu sistema digestivo vai precisar para quebrar a comida em partículas bem pequenas. Assim, seu corpo consegue absorver os nutrientes dos alimentos.

Seu “segundo cérebro” faz a comida se movimentar ao longo do sistema digestivo, como se ela estivesse na esteira transportadora de uma fábrica. O SNE orienta as contrações dos músculos do sistema digestivo, ajustando a força e a frequência delas de acordo com a necessidade.

O SNE ajuda também a proteger o nosso corpo. As coisas que comemos muitas vezes contêm bactérias que podem nos prejudicar. É por isso que nossa barriga abriga 70% a 80% dos linfócitos, células essenciais para o sistema de defesa do corpo. E o que acontece se você come alguma coisa que contém muitos organismos prejudiciais? Para proteger seu corpo, o SNE provoca fortes contrações para expulsar a matéria contaminada por meio de vômito ou diarreia.

Mas, não pense que é só isso! Sabe quando seu crush passa e você sente um "friozinho na barriga"? Seu cérebro se comunica com o SNE avisando que você está tenso e, com essa informação, o SNE desvia sangue do seu estômago para outras partes do corpo.

É claro que ele não pensa nem orienta nossas decisões. Também não é capaz de compor uma música, fazer o dever de casa ou cuidar da nossa conta bancária. Mesmo assim, esse sistema é tão incrível que continua deixando os cientistas perplexos. E ainda falta descobrir muito sobre ele! Então, da próxima vez que você for comer, pense em tudo o que está prestes a acontecer: controle de elementos químicos, processamento de informações, trabalho conjunto e comunicação eficiente. Tudo isso dentro do seu sistema digestivo!


Fontes:
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102017091#h=4
https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/

O que acho do SNE?

Deixe sua opinião!


• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
Fanti
3013 interações
Big Bang
Resposta para Seu segundo CÉREBRO - 5 anos atrás
Caraca, que legal!!!! Não sabia disso, muito interessante. Realmente o cérebro fazer tudo sozinho é complicado, então bacana saber da existência desse segundo "cérebro".
mclaradepp
502 interações
Cadete
Resposta para Seu segundo CÉREBRO - 5 anos atrás
Amei o seu tópico [s2] [s2] [s2] [s2] [s2] [s2] muito interessante mesmo, essa menina só arrasa [s2] [s2] [s2]
Supervisora de Marketing

Tiagolucasoo
721 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Seu segundo CÉREBRO - 5 anos atrás
Interessante usarei isso como desculpa para comer mais hsuahsuha


Raidcal: Tiagolucasoo
Twitter: Tiagolucasoohb
[8*]
AndradeMarley
555 interações
Cadete
Resposta para Seu segundo CÉREBRO - 5 anos atrás
Que interessante, adorei o tópico
Amassem
11 interações
Aspirante
Resposta para Seu segundo CÉREBRO - 5 anos atrás
Essa eu não sabia!

Ótimo tópico!
-Melaniee
423 interações
Cadete
Resposta para Seu segundo CÉREBRO - 5 anos atrás
Mais desculpa pra comer! hahahaahha


[s2]
Caio-vitorio
59 interações
Tripulante
Resposta para Seu segundo CÉREBRO - 5 anos atrás
Amei o tópico, mais acho que só tenho metade de 1 KKKKKKKKKKKKK [s2] [s2]

1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
19
ONLINE: Mehiira - Jujuba em Jpiter
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-77C5B8E
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!