Fazer pedido
Presença
23
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador FernandoSF15
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
As dificuldades de um MÉDICO - 5 anos atrás


Nesse 18 de Outubro é comemorado o Dia do Médico. (Veja o tópico Dia do Médico, de FernandoSF15) Mas afinal, será que a medicina é realmente o emprego dos sonhos?

O artigo "A rotina estressante dos médicos", esclarece:


"QUANDO as pessoas procuram um médico, geralmente estão preocupadas demais com o seu problema de saúde para lembrar-se que o médico também tem os seus problemas. Assim, poucos se dão conta do estresse que os médicos enfrentam.

Naturalmente, todo mundo tem de lidar com o estresse, e os médicos não são exceção. Mas visto que quase todo mundo precisa ou acabará precisando de um médico, é de ajuda entender a sua rotina estressante e o efeito que isso pode ter sobre ele.

O médico aprende a conviver com o estresse logo no início, quando decide competir por uma vaga na faculdade de medicina. Mas o choque inicial geralmente ocorre quando ele começa a receber treinamento médico. Inicia-se então um processo que pode mudar para sempre a sua maneira de encarar as coisas.

Experiências traumáticas


A experiência traumática da primeira visita a uma sala de dissecação pode ocorrer logo na primeira semana da faculdade de medicina. Muitos talvez nunca tenham visto um cadáver. Assim, ver corpos nus e enrugados, em diferentes estágios de dissecação, pode ser um tremendo choque. Isso faz com que os estudantes aprendam a desenvolver táticas de sobrevivência emocional. Muitos recorrem ao humor e dão um apelido engraçado a cada cadáver. Alguém de fora pode achar isso insensível e desrespeitoso, mas para os estudantes é uma estratégia necessária para não pensarem na pessoa que aquele cadáver era anteriormente.

A seguir vêm os estágios nos hospitais. A maioria das pessoas só se vê confrontada com a brevidade da vida quando chega à meia-idade. Mas os estudantes de medicina começam a lidar com doenças incuráveis e a morte logo no início de sua carreira. Um deles descreveu suas primeiras experiências no hospital como “extremamente revoltantes”. Os estudantes também podem ficar muito decepcionados ao ver como é comum, tanto em países pobres como em ricos, pacientes não receberem tratamento por falta de recursos.

Como os médicos recém-formados lidam com o estresse? Muitas vezes a equipe médica se distancia emocionalmente dos pacientes, tratando-os de forma impessoal. Em vez de referir-se ao paciente pelo nome, o enfermeiro pode dizer: “Doutor, tem uma perna quebrada no box dois.” Isso pode soar cômico para quem não entende o motivo de tal descrição.



Fadiga por compaixão


Os médicos recebem formação técnica, mas o trabalho da maioria deles consiste em lidar diretamente com os pacientes. Alguns acham que não têm o devido preparo emocional para isso. Uma das situações mais difíceis para o médico é dar uma má notícia. Alguns têm de fazer isso todos os dias. É natural que as pessoas em situação de desespero extravasem sua dor e espera-se que os médicos sejam bons ouvintes. Mas lidar com pessoas ansiosas, assustadas, pode ser tão desgastante que alguns médicos começam a sofrer de um esgotamento conhecido como fadiga por compaixão.

Pacientes difíceis


Quando se pergunta sobre o estresse decorrente da relação médico-paciente, os médicos geralmente começam a falar sobre os pacientes difíceis. Talvez você conheça alguns dos tipos mencionados a seguir.

Em primeiro lugar, há aquele paciente que faz o médico perder o seu tempo falando sem parar e não é específico ao explicar o seu problema. Depois, há o paciente exigente que liga para o médico à noite ou em fins de semana quando não existe nenhuma situação de emergência, ou que insiste em receber um tratamento que o médico não recomenda. Há também o paciente desconfiado. Ele talvez faça pesquisas na internet sobre a sua doença, o que pode ser de ajuda. Mas muitas vezes isso faz com que perca a confiança no médico. O médico, por sua vez, pode não ter tempo de explicar os prós e os contras de todos os tratamentos que o paciente pesquisou. O profissional de saúde se sente muito frustrado quando nota que o paciente deixa de seguir as suas orientações por não ter confiança nele. E por fim existe o paciente impaciente. Ele abandona o tratamento antes mesmo de produzir algum efeito, talvez procurando uma outra opinião."



COOPERE COM O SEU MÉDICO


1. Aproveite ao máximo o tempo da consulta. Prepare-se para explicar o seu problema de forma completa, mas concisa, começando com o que mais o preocupa

2. Evite telefonar para o médico fora do horário do expediente quando não há nenhuma emergência

3. Seja paciente. O diagnóstico e o tratamento corretos levam tempo

Artigo:
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102005042

Gostou do tópico? O que acha de, na próxima consulta, valorizar ainda mais o seu médico?

• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para As dificuldades de um MÉDICO - 5 anos atrás
A gente não se dá conta que os problemas dos médicos por muitas vezes são iguais aos nossos. Temos que parar de achar que é igual em grey's anatomy e the good doctor. A realidade é que essas pessoas (principalmente do SUS) merecem respeito.

• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
FernandoSF15
309 interações
Operador de Espaçonave
Resposta para As dificuldades de um MÉDICO - 5 anos atrás
Ótimo tópico, falou tudo, meus parabéns!
Desista hoje para não perder amanhã. [feliz]

heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para As dificuldades de um MÉDICO - 5 anos atrás
Super importante esse tópico. Amei, parabéns pela postagem.
mclaradepp
502 interações
Cadete
Resposta para As dificuldades de um MÉDICO - 5 anos atrás
Sim, tantas coisas que nem passam pela nossa cabeça e que poderiam ser um problema pra outras pessoas, e nesse caso, para outras profissões, né? :O arrasou amiga [s2]
Supervisora de Marketing

1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
2
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-D371DD7
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!