Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador De4n
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
ASSUNTO IMPORTANTE! ASSUNTO IMPORTANTE! ASSUNTO IMPORTANTE!


Oi pessoal, hoje vim falar um pouco sobre a PrEP e PEP, tema do meu trabalho de conclusão de curso. É muito importante debater sobre esse tema, visto que meu trabalho era saber do conhecimento da população HSH (homens que fazem sexo com homens) sobre os dois. O resultado já era o esperado, de 250 respostas que eu obtive, o desconhecimento dos mesmos nesse público é de 70%.


Atualmente, de acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), 36,9 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com o vírus da imunodeficiência humana, o HIV. O risco de infecção pelo vírus entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e homossexuais do sexo masculino é 27 vezes maior em comparação as outras populações (UNAIDS, 2017). No Brasil há cerca de 248 mil pessoas vivendo com o vírus, dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS de 2018. O HIV é o vírus que compromete o sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso organismo, tendo os linfócitos T CD4+ como as principais células atingidas. Sua transmissão se dá principalmente por via sexual. Outras formas de transmissão também podem ocorrer como transfusões sanguíneas, uso de drogas injetáveis e na transmissão vertical durante a gravidez, parto e aleitamento (COUTINHO, et al, 2018).
A AIDS, também chamada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é um estágio crônico causado pela infecção do vírus do HIV. É caracterizada pela falência do sistema imunológico, onde o indivíduo fica muito mais suscetível a doenças comuns, que são por este motivo chamadas de doenças oportunistas.

Durante muitos anos a AIDS foi chamada de doença gay por atingir principalmente homens com práticas homo/bissexuais (FAUCI et al, 1984). Essa população nos anos de 1980. A partir da década de 90 ocorreu uma transição do perfil epidemiológico da aids no Brasil, no sentido de sua heterossexualização, feminização, pauperização e interiorização (CASTILHO et al, 1999). De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2018, nos últimos 10 anos observou-se o crescimento da infecção pelo HIV em jovens do sexo masculino de 15 aos 19 anos e dos 20 aos 24 anos, tendo a principal via de transmissão a sexual.

O Brasil é uma das referências internacionais no tratamento contra o HIV. Desde 1996, de acordo com a Lei nº 9.313/96 foi decretado pelo governo a garantia na distribuição dos medicamentos antirretrovirais (ARV) gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo com que o Brasil tenha sido o primeiro país a desenvolver e adotar uma política pública com acesso a Tarv, a terapia antirretroviral (COUTINHO, et al, 2018). Também é feita a promoção de testes rápidos e preservativos, que podem ser encontrados nos postos de saúde e centros de atendimento em todo país.

Apesar dos antirretrovirais, a infecção pelo HIV não é completamente eliminada, tornando-se crônica, ou seja, com uma progressão lenta para a doença e de longa duração. Esta condição acaba por aumentar seu potencial de transmissão entre as populações (COUTINHO, et al, 2018). Na maioria dos casos, o indivíduo infectado não apresenta sinais e sintomas já que o período de latência do vírus gira em torno de dez anos (MORAIS, et al, 2019).

Novas formas de prevenções estão disponíveis para a população, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição). A PrEP é uma estratégia que envolve a utilização de medicamentos antirretrovirais por pessoas não infectadas pelo vírus mas que estão expostas ao HIV por não utilizarem preservativos nas relações sexuais. Caracteriza-se pelo uso cotidiano da combinação de dois antirretrovirais (tenofovir associado à entricitabina – TDF/FTC) antecedendo as práticas sexuais, com grau de proteção de 96% (90% a > 99%) (ANDERSON et al, 2011). Tem como alvo principal a população que concentra o maior número de casos de HIV no país, os gays, HSH, pessoas trans, profissionais do sexo, parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV a e outra não) ou por indivíduos que possuem o sistema imunológico comprometido, como por exemplo, indivíduos com câncer e doenças autoimunes (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2018).

A oferta da PrEP foi iniciada ao final de 2017 para grupos com maior risco de infecção. A oferta pública foi antecedida por estudos demonstrativos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017). Apesar de possuir eficiência comprovada como estratégia de prevenção para a transmissão do vírus, os medicamentos podem provocar reações adversas ao serem utilizados diariamente e em razão disso, o acesso a Tarv pela população chave requer cuidado e atenção. Os efeitos adversos ao uso dos medicamentos variam de efeitos agudos e efeitos a longo prazo. Todas as medicações ARVs possuem efeitos colaterais, mas nem todas as pessoas que as utilizam irão apresentar o mesmo efeito adverso ou na mesma proporção, na maioria dos casos os efeitos são leves e moderados, mas ao serem utilizados com outros medicamentos como analgésicos e antidepressivos podem levar a uma interação medicamentosa (FORESTO, et al, 2017).

A PEP, Profilaxia Pós-Exposição é oferecida gratuitamente pelo SUS foi e implementada pelo Ministério da Saúde no ano de 2010 para indivíduos que sofriam acidentes ocupacionais, vitimas de violência sexual e pessoas que se expuseram a risco sexual consentido (FILGUEIRAS, et al, 2018). Além da prevenção do HIV, a PEP também tem uma medida de prevenção para hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por se tratar de uma urgência médica, seu uso deve ser iniciado o mais rápido possível, nas primeiras duas horas após exposição ou em até 72 horas, quanto mais rapidamente for administrada a profilaxia, melhor será o resultado. A PEP é composta por dois medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento do HIV/AIDS, a zidovudina e lamivudina. O indivíduo ao utilizar a PEP, deverá continuar usando a mesma por 28 dias e a todo momento deve ser auxiliado pelos profissionais da saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2019).
heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
se alguém tiver dúvidas ou interesse em conhecer mais sobre o assunto, podem me procurar no twitter @heectorjr1 que estarei disposto a ajudá-los.

Tatzzz
949 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
entendi nada kkk mds
Quero dormir
-Amanhecer-
4266 interações
Big Bang
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
Li tudinho, gente que texto mais complexo esse seu, tá de parabéns, tá perfeito, mas fiquei em dúvida, tipo, não é mais o seu TCC? Desistiu dele? E qual seu curso? [pensativo]

heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
Citação: -Amanhecer- escreveu
Li tudinho, gente que texto mais complexo esse seu, tá de parabéns, tá perfeito, mas fiquei em dúvida, tipo, não é mais o seu TCC? Desistiu dele? E qual seu curso? [pensativo]


Esse texto foi apenas de um pré-projeto que tive que fazer pra apresentar a banca. Troquei o TCC por um artigo científico mas com o mesmo tema, acho que o artigo tem grande possibilidade de ser publicado. Defendo ele mês que vem, estou me formando em Biomedicina. [s2]
-Amanhecer-
4266 interações
Big Bang
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
Citação: heectorjr escreveu
Citação: -Amanhecer- escreveu
Li tudinho, gente que texto mais complexo esse seu, tá de parabéns, tá perfeito, mas fiquei em dúvida, tipo, não é mais o seu TCC? Desistiu dele? E qual seu curso? [pensativo]


Esse texto foi apenas de um pré-projeto que tive que fazer pra apresentar a banca. Troquei o TCC por um artigo científico mas com o mesmo tema, acho que o artigo tem grande possibilidade de ser publicado. Defendo ele mês que vem, estou me formando em Biomedicina. [s2]


Ai que arrazo, mto sucesso na sua apresentação, achei incrível [:S]

heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
Citação: -Amanhecer- escreveu
Citação: heectorjr escreveu
Citação: -Amanhecer- escreveu
Li tudinho, gente que texto mais complexo esse seu, tá de parabéns, tá perfeito, mas fiquei em dúvida, tipo, não é mais o seu TCC? Desistiu dele? E qual seu curso? [pensativo]


Esse texto foi apenas de um pré-projeto que tive que fazer pra apresentar a banca. Troquei o TCC por um artigo científico mas com o mesmo tema, acho que o artigo tem grande possibilidade de ser publicado. Defendo ele mês que vem, estou me formando em Biomedicina. [s2]


Ai que arrazo, mto sucesso na sua apresentação, achei incrível [:S]


obrigado! [s2] [s2] [s2] to aqui nervoso demais ainda terminando ele, mas no fim, tudo vai dar certo.
mclaradepp
502 interações
Cadete
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
Meu Deus amigo, você assim vai longe, SOCORRO AMEI, mas sim eu fiquei meio perdida HDSUAIHDAS[s2]
Supervisora de Marketing

heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
Citação: mclaradepp escreveu
Meu Deus amigo, você assim vai longe, SOCORRO AMEI, mas sim eu fiquei meio perdida HDSUAIHDAS[s2]


resumindo rapidamente amiga: PrEP é a profilaxia pré-exposição ao HIV, tomada por pessoas que podem entrar em contato com o vírus. a PEP é a profilaxia pós-exposição, quando ela já entrou em contato com o vírus (ou acha que entrou) e deve tomar a medicação até 72h após a relação sexual.
a PrEP (pré-exposição) é um medicamento que deve ser tomado todos os dias, que impede a entrada do HIV no organismo! a PEP (pós-exposição) é pra caso você tenha ficado em risco - durante 28 dias.
Editado pelo autor em 03/11/2019 - 23:02
.Pudinzin.
96 interações
Explorador
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
Gente que perfeição de texto. Bem explicativo e completo.
Parabéns pelo esforço e não entendi por que desistiu do TCC.
Beijinhos
heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para Você conhece PrEP e PEP? - 5 anos atrás
Citação: .Pudinzin. escreveu
Gente que perfeição de texto. Bem explicativo e completo.
Parabéns pelo esforço e não entendi por que desistiu do TCC.
Beijinhos


obrigado baby! eu não desisti do TCC, eu comecei a escrever mas minha orientadora decidiu pegar tudo que eu tinha escrito e enxugar pra dar num artigo cientifico, sendo assim, mais complexo e direto. continuo com o mesmo tema, só mudou o formato. além de que posso tentar publicar isso em alguma revista! [s2]
1
2
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-36E2CAF
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!