Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador De4n
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
Jovem ensina receita de miojo em redação do Enem - 5 anos atrás
Pode não parecer verdade, mas sim, um candidato escreve receita de miojo na redação do Enem, 2012, que tinha como tema o movimento imigratório para o Brasil no século 21, e recebeu 560 pontos de 1.000.

O candidato escreveu dois parágrafos sobre o tema proposto e depois dedicou um parágrafo inteiro ao preparo do macarrão instantâneo “Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml's de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva”.

Em nota enviada ao jornal "O Globo", o MEC afirmou que “a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4”. O órgão disse entender que o aluno não fugiu do tema nem teve a intenção de anular a redação, pois não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas.



A redação no Enem quer conhecer a capacidade do candidato de ler e redigir criticamente, propondo intervenções, seguindo o padrão do texto argumentativo e a norma culta. A leitura é uma importante ferramenta para a redação, pois é a primeira parte da prova, já que é a partir do entendimento dos textos motivadores que o tema será estabelecido e a redação poderá ser redigida.

O candidato deve estar apto a ler tanto na linguagem verbal quanto na não verbal, além disso, deve conhecer as características dos gêneros textuais para que consiga entender a essência dos textos. É importante destacar que o leitor competente não é aquele que consegue ler as linhas (o que está dito), mas principalmente é aquele que consegue ler o que não foi dito, o que está nas pausas, na pontuação, nas entrelinhas. Com isso, os critérios para as redações do Enem, são:

1 - Domínio da norma padrão

O candidato deve demonstrar conhecimento das características da língua escrita, bem como da norma culta.

2 - Compreensão da proposta de redação

Para compreender a proposta, é importante que o candidato aplique seus conhecimentos em diversas áreas do conhecimento, por exemplo, se um texto da prova em geral apresentar um gráfico, ele deverá aplicar, além da interpretação, o conhecimento de matemática ou de física. Se fala sobre o desmatamento, ele deverá aplicar conhecimentos de biologia, geografia, por exemplo; se há um texto em linguagem não verbal, além de acionar seus conhecimentos linguísticos, dependendo do que a imagem propõe, deverá demonstrar conhecimento na área de artes também, por isso, quanto maior for o conhecimento de mundo do candidato (conhecimentos adquiridos na escola e na vida), maior será sua capacidade de leitura.

3 - Os verbos que comandam a avaliação de redação do ENEM são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar:

Nesse item, busca-se a capacidade do candidato de defender um ponto de vista.

4 - Conhecimento da estrutura do texto argumentativo:

O texto argumentativo, além de ser escrito em linguagem formal e culta, deve seguir uma estrutura própria, logo, deverão ser apresentados argumentos usados para defender o ponto de vista, os contra-argumentos, os exemplos que servem para embasar o texto etc.

5 - Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado:

O Enem procura leitores críticos e cidadãos conscientes, portanto, é fundamental que sejam apresentadas propostas que interfiram positivamente na vida da população, entretanto, não é permitido a elaboração de propostas que desrespeitem os valores humanos ou a diversidade social e cultural da população.

Eaí, acha que a redação do miojo atingiu os critérios?

• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
De4n
2604 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Jovem ensina receita de miojo em redação... - 5 anos atrás
O pior é que ele ainda tirou 560 e tem gente que consegue tirar menos que isso. Eu amo miojo, se fosse eu corrigindo ele tirava 1000.

Ajudante há mais de 10 anos, ex-guardião e moderador da @HabboNight.

Consulte as FAQs: help.habbo.com.br

X: @HabboDe4n
!!!-Chris-!!!
304 interações
Operador de Espaçonave
Resposta para Jovem ensina receita de miojo em redação... - 5 anos atrás
nego inventa ate qnd seu futuro depende disso ksksksks
Tatzzz
949 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Jovem ensina receita de miojo em redação... - 5 anos atrás
o cara coloca quase uma coisa atoa e depois sa isso? usaeei essa tatica kkk
Quero dormir
Fanti
3008 interações
Big Bang
Resposta para Jovem ensina receita de miojo em redação... - 5 anos atrás
MANOOOO, no ENEM do ano passado, eu falei sobre Fake News (e não podia), aí perdi muito ponto e tirei 480 na redação. Um cara colocou uma receita de miojo e tirou mais do que eu, não acredito bicho....
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-302DB78
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!