Fazer pedido
Presença
22
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador D0lbyOconner
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
.Mandy.s
286 interações
Espaçonauta
Está comendo sem parar? Saiba quais alimentos ajudam a reduz... - 5 anos atrás
Comer além da conta em algumas ocasiões, como em festas ou em viagens, é perfeitamente normal e o corpo tem mecanismos que não vão fazer ninguém ganhar 10 quilos por causa de alguns gramas a mais de alimentos. Porém, quando a fome é exagerada todos os dias e em todas as refeições, aí é diferente e recorrer a algumas estratégias será necessário para reduzir a fome.



Podem ser usados alguns truques nutricionais para driblar aquela fome fora de hora. Recorrer a alimentos que tragam saciedade é um dos caminhos, mas reconhecer o tipo de fome que sentimos é fundamental para buscar o melhor recurso, pois existem vários tipos de fome que a ciência está estudando.

A fome fisiológica é fácil de saciar; a social também não é nenhum bicho de sete cabeças; já a fome emocional ou psicológica exige um pouco mais de autoconhecimento e atenção para conseguir supri-la.

É importante ressaltar que a fome fora do contexto fisiológico acontece também devido a fatores relacionados ao estresse, ou em momentos de descontração com familiares e amigos, ou quando estamos vendo um filme na TV, por exemplo, pois tudo isso é inerente ao ser humano, que tem necessidade de nutrir o corpo e os sentimentos. Para reduzir a fome, é essencial saber qual tipo de fome estamos sentindo.

Fome Fisiológica

É aquela que se manifesta fisicamente quando o corpo manda um aviso de que precisa de nutrientes para continuar funcionando. É quando temos a sensação de dor no estômago, dor de cabeça, fraqueza. Esses avisos nos alertam que é preciso comer para que o organismo não pare de exercer suas funções.

Fome Social

Acontece quando estamos numa festa, quando saímos com amigos, ou em reuniões familiares. São momentos de celebrar e compartilhar alimentos com quem gostamos e, mesmo sem sentir a fome física, comemos. Para não acontecer exageros, precisamos ter consciência e comer com atenção plena.

Fome Emocional

Está relacionada a recompensar quando somos abalados emocionalmente. Por exemplo, quando estamos tristes ou ansiosos, podemos sentir que é preciso saciar este sentimento com comida e, geralmente, a resposta vem em forma de guloseimas, como doces e gorduras, porque o cérebro sabe que esses tipos de alimentos darão maior satisfação.

A fome emocional precisa ser tratada devidamente com o auxílio de um profissional, pois é necessário encontrar o gatilho que gera o problema e, assim, reduzir a fome emocional.

É importante salientar que, além dos tipos de fome citados, existe a vontade de comer, e nem é preciso estarmos com fome para senti-la.

Ela é específica, sabemos exatamente o que queremos comer. Por exemplo, quando vem o sabor na nossa boca de um brigadeiro e, provavelmente, se não comermos, ficaremos com esse pensamento fixo.

Nesse caso, o melhor é satisfazer a vontade e não há truques, afinal se sentimos vontade de comer bolo de cenoura com cobertura de chocolate, como substituir por uma maçã?

O cérebro não é bobo e vai cobrar mais tarde esse bolo e não vai se satisfazer apenas com um pedaço.

Por isso, caso não a satisfaça, essa vontade pode chegar a uma compulsão. O ideal é consumir o alimento desejado sem exageros.

Alimentos para reduzir a fome

Existem alimentos que ajudam a reduzir a fome fisiológica, porque proporcionam mais saciedade. E alguns alimentos podem reduzir a fome emocional por melhorarem a produção de serotonina, que é o hormônio do bem estar.

Chocolate 70% Cacau

O cacau tem nutrientes responsáveis por aumentar os níveis de serotonina no cérebro e dar a sensação de bem estar, além de liberar endorfina, que causa sensação de alegria. Por isso, contribui com a diminuição da compulsão por doces, desde que seja consumido sem exageros.

Maçã

É rica em pectina, fibra que dá saciedade e também é rica em cromo, mineral que diminui o apetite e a vontade de comer doces.

Nozes e Castanhas

São ricas em antioxidantes e gorduras boas, além de favorecer a liberação de hormônios que contribuem com a saciedade.

Queijo Branco

Além de ser uma proteína que dá saciedade, é rico em triptifano, aminoácido essencial para a síntese de serotonina

Proteínas

Contribuem com a sensação de saciedade, demorando mais para sentir fome.

Linhaça

Rica em fibras e ácidos graxos essenciais. Aumenta a saciedade.

Ovos no Café da Manhã

Estudos apontam que ovos na primeira refeição do dia aumentam a saciedade durante 24 horas.

Fonte: Folha Vitória
De4n
2684 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Está comendo sem parar? Saiba quais alim... - 5 anos atrás
Quase não sinto fome, fui comer pela primeira vez às 16h hoje.

Ajudante há mais de 10 anos, ex-guardião e moderador da @HabboNight.

Consulte as FAQs: help.habbo.com.br

X: @HabboDe4n
!!!-Chris-!!!
304 interações
Operador de Espaçonave
Resposta para Está comendo sem parar? Saiba quais alim... - 5 anos atrás
n sabia desses alimentos mto bom o topico
Tatzzz
949 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Está comendo sem parar? Saiba quais alim... - 5 anos atrás
eu toda hora tenho fome sem motivo aparente kkk
Quero dormir
MagicoDeOz98
228 interações
Lunático
Resposta para Está comendo sem parar? Saiba quais alim... - 5 anos atrás
eu como sem parar meu deuss!
Tatzzz
949 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Está comendo sem parar? Saiba quais alim... - 5 anos atrás
Citação: MagicoDeOz98 escreveu
eu como sem parar meu deuss!

neh kk e pelo menos eu, nem engordo kkk
Quero dormir
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Está comendo sem parar? Saiba quais alim... - 5 anos atrás
Com ou sem fome, eu me esbaldo de comer, porque a alegria entra pela boca kskskkkkkk

• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
1
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-630AD91
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!