Fazer pedido
Presença
22
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador .Mandy.s
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
15 fatos sobre o criador da Turma da Mônica - 5 anos atrás


O cartunista e empresário Maurício de Sousa participou nesse sábado (7) de um painel na Comic Con Experience (CCXP) onde contou detalhes dos seus 60 anos de carreira, completados em 2019.

1 – Maurício Araújo de Sousa nasceu na pequena cidade de Santa Izabel, na região metropolitana de São Paulo, em 27 de outubro de 1935.

2 – Sua primeira tirinha foi publicada na Folha da Manhã (hoje Folha de São Paulo) em 18 de julho de 1959. Porém, seu primeiro trabalho no jornal foi como repórter policial.

3 – Durante cinco anos, Maurício trabalhou como repórter de polícia na cidade de São Paulo. O detalhe é que o então repórter desmaiava ao ver sangue:

"Quando passei no teste na Folha, pensei: 'como vou fazer com minha timidez?'. Fui no Arouche e comprei meu uniforme de detetive. Fui muito gozado, só eu me vestia assim na redação".



4 – Seu primeiro desenho publicado no jornal foi "Bidu", inspirado em seu cachorro na infância. Porém, o desenho só ficou pronto numa terceira tentativa, pois Maurício perdeu os outros dois originais num táxi.

5 – O nome da sua primeira empresa foi "Bidulândia", instalada na cidade de Mogi das Cruzes e criada para dar conta da distribuição das suas tirinhas. Hoje, a empresa tem o nome de "Maurício de Souza Produções".

6 – No começo de carreira, o cartunista vendia suas tirinhas "de porta em porta" nos jornais:

"Eu viajava por aí, vendia as tirinhas. Minha Kombi funcionava bem (risos). Se tinha uma impressão de que só haviam duas linhas politicas nos jornais: os esquerdistas e os direitistas. Antes de viajar eu pesquisava qual a linha que aquele jornal seguia e aí chegava no jornal de direita e falava que tinha tirinhas tão boas quanto as americanas. No jornal de esquerda, falava que tinha tirinhas tão boas quanto as brasileiras, nacionalistas. Eu era um vendedor necessitado (risos)".

7 – O tino para os negócios veio dos conselhos do seu pai, Antônio Maurício de Sousa. "Meu filho, faça o seguinte: você desenha de manhã e a tarde administre. Não passe seu desenho aos outros, não fique na mão de ninguém", dizia seo Antônio.

8 – A Mônica foi criado 1963, após alguém perguntar se ele era misógino e ele não sabia o significado da palavra...

"Bem, alguém do jornal viu que eu estava fazendo muitas tirinhas e me chamou a atenção: 'Você ja criou o Jeremias, o Cascão, o Cebolinha. Cadê as mulheres? Você e misógino?'. Fui perguntar o que era misógino, descobri e disse que não era aquilo, fui dar um jeito. Fui pensar em como poderia criar uma personagem mulher? E descobri que tinha como entender o mundo feminino na minha própria casa".



9 – As personagens Mônica e Magali são baseadas em duas das suas filhas, homônimas.

10 – Em 1971, a "Turma da Mônica" ganhou o prêmio "Yellow Kid", uma espécie de "Oscar" dos quadrinhos.

11 – Com a demanda de tirinhas crescendo, Maurício precisou contratar assistentes. O autor da "Turma da Mônica" disse que o processo de deixar outras pessoas roteirizarem as histórias foi "horrível, mas necessário".

12 – O personagem Horácio é um alter-ego do seu autor. "Tem muita gente que me chama de 'Maurácio' até", disse.

13 – Hoje, a Maurício de Souza Produções conta com cerca de 400 funcionários e seu novo plano de ação é abrir um escritório no Japão.

14 – O autor não imaginava que a "Turma da Mônica" faria tanto sucesso, "mas sempre tive certeza que um trabalho bem feito teria algum êxito".

15 – Nesses 60 anos de carreira, o maior orgulho que Maurício de Souza diz ter foi ter auxiliado na alfabetização de milhões de brasileiros.

EAI? SABIA DE TUDO ISSO?


Fonte[amo]
https://www.buzzfeed.com/br/guilhermelr/15-fatos-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-o-criador-da-turma

• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
MagicoDeOz98
228 interações
Lunático
Resposta para 15 fatos sobre o criador da Turma da Môn... - 5 anos atrás
esse cara é fera! os desenhos dele fizeram parte da minha infancia
.Mandy.s
286 interações
Espaçonauta
Resposta para 15 fatos sobre o criador da Turma da Môn... - 5 anos atrás
Eu via por várias horas e nunca cansava, amava demaiss
!!!-Chris-!!!
304 interações
Operador de Espaçonave
Resposta para 15 fatos sobre o criador da Turma da Môn... - 5 anos atrás
eu amo ainda tenho um montao de gibis velhos
De4n
2684 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para 15 fatos sobre o criador da Turma da Môn... - 5 anos atrás
Nunca gostei muito de ler mas já li algumas.

Ajudante há mais de 10 anos, ex-guardião e moderador da @HabboNight.

Consulte as FAQs: help.habbo.com.br

X: @HabboDe4n
Tatzzz
949 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para 15 fatos sobre o criador da Turma da Môn... - 5 anos atrás
só eu que nunca assisti a esse cartoon??
Quero dormir
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
1
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-2337A97
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!