Fazer pedido
Presença
26
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador haddadlover
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
Novo programa educacional CONTA PRA MIM - 5 anos atrás

Recentemente o governo idealizou um novo programa educacional chamado Conta pra Mim, que já deu muito o que falar depois do Presidente Jair Bolsonaro afirmar que acabaria com os livros "imorais" passados nas escolas brasileiras. Mas afinal como funciona o projeto?

Shismênia Oliveira, do Portal MEC (Ministério da Educação), disse: "A voz suave de uma mãe cantando para o bebê ainda na barriga, o pai narrando uma história de heróis para o filho antes de dormir e muita brincadeira. É nesse ambiente familiar e de afeto que a alfabetização das crianças começa a dar os primeiros passos. Para incentivar essa cultura, o Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira, o programa “Conta pra Mim”. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e reúne uma série de materiais para orientar as famílias a como contribuir na construção do projeto de vida e do sucesso escolar dos pequenos."

O material e vídeos didáticos estão disponíveis para download no site do programa e também podem ser adaptados à realidade da sala de aula por professores.

Entre as orientações contidas no guia estão:

Interpretação verbal: aumentar a quantidade e a qualidade dos diálogos com as crianças;
Leitura dialogada: interagir com a criança durante a leitura em voz alta, fazendo, por exemplo, perguntas sobre a história em si;
Narração de histórias: interagir com as crianças durante a contação de histórias;
Contatos com a escrita: familiarizar as crianças com a escrita;
Atividades diversas: jogar, brincar, cantar tocar instrumentos musicais, dançar, entre outros;
Motivação: aumentar a motivação das crianças em relação à leitura e à escrita.
De acordo com o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, o “Conta pra Mim” mostra técnicas facilitadoras, precursoras, da alfabetização. “[As práticas] são importantes para que as crianças depois sejam alfabetizadas corretamente no primeiro ano do ensino fundamental. Os pais vão encorajar seus filhos a tomar gosto pela leitura. Eles serão exemplo de pessoas que cultivam hábitos de leitura. Serão leitores para os filhos”, disse.

Cantinhos Conta pra Mim - Para além do conteúdo virtual, o MEC vai destinar R$ 45 milhões para implantar o “Cantinho Conta pra Mim” em 2020. São cinco mil espaços que serão criados em creches, pré-escolas, museus e bibliotecas, até o fim do ano que vem, para receber as crianças e ensinar os pais a praticar as técnicas de literacia em casa.

Uma bolsa de incentivo, entre R$ 300 e R$ 400, será paga a professores da rede pública estadual e municipal para trabalhem as atividades nesses locais. A ideia é o oferecer a cada família três oficinas com duração de uma hora, cada. Os tutores serão qualificados em um curso semi-presencial. Parte dos conteúdos serão aplicados por meio de uma plataforma online e a outra, pessoalmente, por técnicos da Secretaria de Alfabetização do MEC.

O recurso também será utilizado para a confecção de “kits de literacia”, com distribuição de livros infantis, caderno de desenho, giz de cera e o guia de orientações.

O ministério vai destinar esses espaços a famílias de baixa renda com crianças de 3 a 5 anos e que recebam o Bolsa Família. A previsão é de que mais de 1 milhão de brasileirinhos sejam beneficiados. O MEC estima ainda que dez mil bolsistas devam participar do programa. A adesão de municípios e estados ao programa vai acontecer no primeiro semestre do ano que vem.

E você? O que acha do programa?

• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
Tatzzz
949 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Novo programa educacional CONTA PRA MIM - 5 anos atrás
achei bem legal e talvez se encaixe bem
Quero dormir
haddadlover
45 interações
Tripulante
Resposta para Novo programa educacional CONTA PRA MIM - 5 anos atrás
Ai achei super fofo, espero que de certo
Fanti
3013 interações
Big Bang
Resposta para Novo programa educacional CONTA PRA MIM - 5 anos atrás
Nossa, que legal!!! Gostei bastante. É sempre bom ver a tecnologia acrescentando no nosso dia-a-dia, e esse programa em especial pode mudar a vida da criança, introduzindo ela a leitura e tudo mais, show. Uma das poucas coisas boas que vi do governo Bolsonaro. Espero que faça sucesso e várias famílias usem [amo]
heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para Novo programa educacional CONTA PRA MIM - 5 anos atrás
Citação: ErickFantii escreveu
Nossa, que legal!!! Gostei bastante. É sempre bom ver a tecnologia acrescentando no nosso dia-a-dia, e esse programa em especial pode mudar a vida da criança, introduzindo ela a leitura e tudo mais, show. Uma das poucas coisas boas que vi do governo Bolsonaro. Espero que faça sucesso e várias famílias usem [amo]



KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK amo! talvez seja a única coisa boa do governo né.
Fanti
3013 interações
Big Bang
Resposta para Novo programa educacional CONTA PRA MIM - 5 anos atrás
Citação: heectorjr escreveu
Citação: ErickFantii escreveu
Nossa, que legal!!! Gostei bastante. É sempre bom ver a tecnologia acrescentando no nosso dia-a-dia, e esse programa em especial pode mudar a vida da criança, introduzindo ela a leitura e tudo mais, show. Uma das poucas coisas boas que vi do governo Bolsonaro. Espero que faça sucesso e várias famílias usem [amo]



KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK amo! talvez seja a única coisa boa do governo né.

kkkkkkkkkkkk é tenso né, é tipo uma notícia boa no meio de cem mil ruins... que situação
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Novo programa educacional CONTA PRA MIM - 5 anos atrás
A ideia é boa, mas tenho medo do que o governo vai colocar na mente dessas crianças. De qualquer forma espero que os pais de direita que vivem criticando a educação das escolas comecem a arrumar tempo pra ler com os filhos. Na teoria é lindo, vamos ver na pratica! Espero sinceramente que o projeto de certo.

• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
27
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-A8A52A1
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!