Fazer pedido
Presença
2
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador .-.ilusion.-.
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
FEMINISMO e o que você NÃO sabe - 5 anos atrás


O ano era 1789, a Revolução Francesa estava em seu glorioso ápice e surgiu o escrito famoso, “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”. Mas caso esteja se perguntando, não, esses direitos não se aplicavam a mulheres. Na verdade, por um bom tempo mulheres não tinham direito a emprego, o voto ou dignidade.

Mas vou te contar algo que você não sabe, nesse mesmo período uma mulher corajosa chamada Olympe de Gouges criou a “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã”. Uma audaciosa crítica que levou a sua morte.

Em 3 de novembro de 1793, ao ser executada, se tornou um marco e imenso pontapé ao feminismo que se espalhou e, depois da revolução industrial, começou a pedir o espaço da mulher.

Ondas do feminismo


A primeira onda era focada em assuntos como direito ao voto, ao trabalho e a propriedade. Resumindo seu foco era a mudança das Leis. Mas o problema disso é que na maioria das vezes quem lutava por isso eram mulheres brancas e de elite.

A segunda onda era focada em questões de sexualidade, família, violência. Buscando ações mais concretas que envolviam a cultura e a sociedade em que viviam. Sendo novamente focado nas lutas de mulheres brancas. Não fazendo sentido mulheres negras lutarem pelo direito ao trabalho, se elas trabalhavam e, por vezes, sofriam abusos de seus patrões.

No inicio da década de 90, a terceira onda do feminismo veio para suprir as diferentes mulheres que antes não eram incluídas. Dessa vez mulheres negras, transexuais, indígenas e de qualquer outra margem social poderiam lutar por seus direitos como mulher na sua realidade.

Enquanto mulheres brancas lutavam para poder mostrar seu corpo sem censura, mulheres negras pediam o fim da sexualização do corpo negro. Ao mesmo tempo que mulheres cis podem lutar para receberem respeito de homens, mulheres transexuais lidam com o próprio preconceito de outras mulheres.

A palavra certa dentro do feminismo é "equidade", onde as regras, leis e lutas se adaptam a condição que a mulher vive.

Vertentes do Feminismo


É importante lembrar que não existe "tipos" de feminismo, mas caminhos que orientam a mulher na sua luta. Onde cada mulher busca sua representação no Feminismo Indígena, Negro, Interseccional, Liberalista e Radical. Os três principais caminhos do Feminismo se complementam para apoiar nos direitos da mulher.

No feminismo interseccional, as mulheres constroem esse conceito com base nas diferenças. Explicando que acima da desigualdade da mulher, precisa ser tratado os preconceitos que ela sofrem.

Uma mulher trans acreditará que o preconceito por ser transexual virá a frente do preconceito por ser mulher.

No feminismo liberal, o foco sempre será as leis da Nação. Direitos como a proteção em casos de violência e feminicídio, proteções contra o estupro e a falta de oportunidade a mulheres.

Já o feminismo radical (derivado de "raiz") visa encontrar a origem do machismo e destruí-lo. Essas mulheres acreditam que essa desigualdade vem a partir do gênero (homem, mulher e outros gêneros do ponto de vista social) onde, por seu gênero ser "homem" você será educado a ser machista, e por ser "mulher" será sujeita ao machismo. Pondo fim ao gênero e nos reconhecendo apenas como Humanos, com diferentes sexos biológicos, mas com essência igual, seremos livres.

Quem é feminista?


Homens não podem ser feministas, mas podem ser "aliados" na causa do respeito. Mas por que homens não podem? Porque o feminismo trata de questões como o que é ser mulher. Por isso, homens não poderiam entender sobre isso. No entanto, contribuem quando entendem seu papel na sociedade, a necessidade do respeito e a luta contra o machismo. Você sabe quais atitudes influenciam para o machismo? Estude sobre isso e faça sua parte!

Mas será que todas as mulheres são feministas? Não, aliás muitas contribuem para o próprio machismo quando aceitam que são inferiores. Feminismo não é parar de depilar o corpo ou sair aos berros com homens. Feminismo e buscar soluções para o fim da repressão de um gênero. Não estamos falando de uma mulher encher de tapas no homem enquanto ele não "pode" fazer o mesmo. Estamos falando da paz entre os gêneros, onde cada um sabe seu papel na sociedade e respeita o do outro.

Poderia até facilmente dizer que Feminismo é sinônimo de Respeito!



• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
.-.ilusion.-.
291 interações
Espaçonauta
Resposta para FEMINISMO e o que você NÃO sabe - 5 anos atrás
Amei o tópico, é sempre bom explicar para quem não sabe conhecer e se informar, assim evitando algumas merdas que lemos por ai
De4n
2703 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para FEMINISMO e o que você NÃO sabe - 5 anos atrás
Não li tudo mas as partes que li achei interessante. O importante é nos respeitarmos.

Ajudante há mais de 10 anos, ex-guardião e moderador da @HabboNight.

Consulte as FAQs: help.habbo.com.br

X: @HabboDe4n
heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para FEMINISMO e o que você NÃO sabe - 5 anos atrás
Perfeito tópico! Devemos respeitar sempre e apoiar a causa e luta das mulheres. [beijo]
-CarolB
8 interações
Lobinho
Resposta para FEMINISMO e o que você NÃO sabe - 5 anos atrás
Excelente tópico, eu amei!! Por mais tópicos com informações valiosas assim.
Lucasniikk
1 interações
Lobinho
Resposta para FEMINISMO e o que você NÃO sabe - 5 anos atrás
Oque mais mim chamou à atenção foi a parte de cada onde porém à mais que impactou foi a terceira onda, que mostra sobre que as mulher negras, transexuais e indígenas também queriam seus direitos de mulher, assim como as classes do feminismo o liberal e o radical.

#Show_De_Bola
Tatzzz
949 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para FEMINISMO e o que você NÃO sabe - 5 anos atrás
amei o topico e fiquei a saber mais
Quero dormir
Fanti
3013 interações
Big Bang
Resposta para FEMINISMO e o que você NÃO sabe - 5 anos atrás
Cara, que tópico incrível! Arrasou Sun, só informação relevante, esclarece muito sobre o feminismo, que muitas vezes é visto como algo negativo e pejorativo na sociedade. Parabéns, muito bom!!! [beijo]
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
...
ONLINE: ... - ...
6
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-8EFEBD8
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!