Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador lucca8052
heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
CNI contesta regra que dá estabilidade no emprego a pessoas ... - 4 anos atrás

'Uma pessoa com HIV, além do problema sério para ela, é uma despesa para todos aqui no Brasil', disse o presidente a jornalistas ao sair do Palácio da Alvorada


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) protocolou na segunda-feira (03/02) uma ação que contesta a regra trabalhista que dá estabilidade a pessoas que vivem com o vírus HIV. A norma também abrange outras condições e doenças associadas a discriminação ou preconceito. Dois dias depois, o presidente Jair Bolsonaro gerou uma onda de críticas ao dizer que pessoas com HIV são uma "despesa para todos no Brasil". O alvo da CNI na ação levada ao Supremo Tribunal Federal (STF) é uma regra de 2012 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que na prática impede a demissão de funcionários soropositivos. "Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego", diz o texto da súmula 443 do TST. Segundo a confederação, a súmula criaria "instabilidade jurídica" porque "o empresário se vê obrigado a provar que demitiu por razão que não a doença, o que, na prática, acaba por transformar toda e qualquer demissão em discriminatória".

Na avaliação do superintendente jurídico da CNI, Cassio Borges, a regra seria um "excesso". "É um excesso, uma inversão descabida do ônus da prova que torna abusiva toda e qualquer demissão, praticamente afastando o direito do empregador de demitir sem justa causa", afirma Borges em nota enviada pela confederação à reportagem. De outro lado, defensores da regra afirmam que ela existe para garantir segurança e estabilidade a pessoas que vivem com o HIV. A ministra Cármen Lúcia será a relatora da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) movida pela confederação, ainda sem data para ser discutida na Corte.

Gravidez, HIV e 'depravação'

Na quarta-feira, o presidente Bolsonaro defendeu a campanha de abstinência sexual promovida pela ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) usando termos como "HIV" e "depravação". "Uma pessoa com HIV, além do problema sério para ela, é uma despesa para todos aqui no Brasil. Agora, essa liberdade que pregaram ao longo de PT, tudo, de que vale tudo, (em que) se glamouriza certos comportamentos que um chefe de família não concorda, chega a esse ponto. Uma depravação total. Não se respeita nem sala de aula mais", disse o presidente a jornalistas ao sair do Palácio da Alvorada. Para defender a política, o presidente citou o caso de uma mulher que teve o primeiro filho aos 12 anos de idade e depois contraiu o vírus HIV. "Quando ela (Damares Alves) fala em abstinência sexual, esculhambam ela. Eu tenho uma filha de 9 anos. Você acha que quero ter minha filha grávida no ano que vem? Não tem cabimento isso aí", disse o presidente. Questionada pela reportagem, a CNI disse que o pedido mudança na regra que dá estabilidade a soropositivos nunca foi discutido com o presidente. "De maneira alguma. A demanda foi levada somente para o Poder Judiciário", informou a confederação. Procurado, o Palácio do Planalto não comentou o caso.

Estigma e discriminação



As falas do presidente geraram notas de repúdio de associações ligadas ao combate ao preconceito contra quem vive com o vírus. "Não será por meio da divisão, do preconceito e da ignorância que construiremos uma resposta eficaz à epidemia do HIV/AIDS. A principal lição em 40 anos de enfrentamento à Aids nos ensinou, sem qualquer dúvida, que o peso de estigma e discriminação na resposta social é a maior barreira ao controle da epidemia", afirmou o Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), fundada em 1987 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e outros ativistas. "Ao dizer que as pessoas vivendo com HIV causam prejuízo à sociedade, o presidente autoriza tacitamente o estigma, a discriminação e a violação dos seus direitos humanos."

A ONG também criticou a ação movida pela CNI. "Para a ABIA, as duas ações estão em sintonia já que ambas reforçam o estigma, o preconceito e a discriminação contra as pessoas que vivem com HIV/Aids neste país." A CNI informou que "não cogita na ação a defesa de medidas discriminatórias por parte do empregador". "A Constituição rejeita tal prática em diversas passagens do seu texto e há legislações que tornam essas diretrizes efetivas, seja quando anunciam a vedação de práticas discriminatórias nas relações do trabalho, seja quando criminalizam atos específicos do empregador, como a exigência de teste e exame", diz a associação. O órgão continua: "A Confederação argumenta, no entanto, que a jurisprudência do TST evoluiu na direção de sempre presumir discriminatória a dispensa de empregado portador do HIV ou de doença grave que suscite estigma ou preconceito, se o empregador não demonstrou que o ato foi orientado por outra razão".

Fonte: BBC
De4n
2595 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para CNI contesta regra que dá estabilidade n... - 4 anos atrás
Cria a cura então Bolsonaro.

Ajudante há mais de 10 anos, ex-guardião e moderador da @HabboNight.

Consulte as FAQs: help.habbo.com.br

X: @HabboDe4n
POLACOZL
116 interações
Patrulheiro
Resposta para CNI contesta regra que dá estabilidade n... - 4 anos atrás
Bozo sendo Bozo [chato]
Lucca8052
115 interações
Patrulheiro
Resposta para CNI contesta regra que dá estabilidade n... - 4 anos atrás
O Bolsonaro agente já sabe só fala merda
!!!-Chris-!!!
304 interações
Operador de Espaçonave
Resposta para CNI contesta regra que dá estabilidade n... - 4 anos atrás
bozo falando bosta dnv
chiclethinha
236 interações
Lunático
Resposta para CNI contesta regra que dá estabilidade n... - 4 anos atrás
Vindo do Bolsonaro..isso é normal kkk
heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para CNI contesta regra que dá estabilidade n... - 4 anos atrás
Muito triste isso tudo, conheço pessoas vivendo com o HIV e que são indetectáveis que possuem a vida perfeita e saudável. Trabalham, pagam os impostos e vivem da melhor forma possível, esse cara precisa URGENTEMENTE sair da presidência. QUE NOJO, NOJO, NOJO!
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-BEA96D4
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!