Fazer pedido
Presença
17
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Excel_
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
:Hastenplug:
451 interações
Cadete
[PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás






Apesar do seu nome ser Joaquim José da Silva Xavier, ele ficou conhecido como Tiradentes. Ele nasceu em 12 de novembro de 1746, no Brasil Colonial, na Capitania de Minas Gerais. Provavelmente você conhece ele pelo feriado do dia 21 de abril. O dia é uma homenagem ao maior nome da Inconfidência Mineira. Contudo, ele é maior do do que isso.

Apesar de ter várias profissões, esse personagem histórico ganhou tal apelido por ter sido dentista. Ainda assim, a profissão que mais teve sucesso foi como alferes. Ou seja, da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa. É uma patente abaixo da de tenente.

Ele era um intelectual, que aos 30 anos viu a independência dos Estados Unidos. Consequentemente, ele viu nascer em si sentimentos de revolução, ou quase isso.

Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, conhecedores das ideias filosóficas do Iluminismo Francês, junto a outros, uniram-se a Tiradentes com o objetivo de retirar do poder do então Governador da Capitania de Minas Gerais, nomeado pela Coroa Portuguesa, Visconde de Barbacena.







Devido ao alto imposto colocado pela Coroa e pelo governo em cima das riquezas da região, eles começaram a planejar uma revolução. O imposto é o quinto, isto é, o equivalente a cerca de 20% do total extraído.

Além disso, foi criado o derrama. Isso era o valor cobrado pela Coroa em cima dos mineradores, em cima da quantia, ou seja minerais, que eram perdidos e não pagos no quinto.

Acima disso, o rombo provocado no pagamento do imposto à Coroa, resultante do declínio da mineração, acabou tendo que ser pago com outras formas de obtenção de dinheiro, como pedágios cobrados sobre o uso das estradas, escravos etc. Todos eram forçados a pagar a derrama.

Finalmente, em 1788, a Inconfidência Mineira começou a ser planejada por Tiradentes e seus apoiadores. Apesar de estar em meio a muitos moderadores, Tiradentes ficou conhecido como o mais radical dos rebeldes.

Ainda mais grave, Tiradentes tramou a morte de Visconde de Barbacena. Apesar disso, a ideia não foi concretizado porque Barbacena, por meio da confissão de um dos inconfidentes, José Silvério dos Reis, desmantelou a trama e prendeu todos os envolvidos.

Isso levou a prisão dos inconfidentes, que não confessaram os seus crimes. Ao contrário deles, Tiradentes foi o único a confessar, e por isso, levou a pena mais pesada de todas.


A morte de Tiradentes


Em 21 de abril de 1792. Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado. A intenção era que ele servisse de exemplo para toda a população. Os seus membros foram espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro.

Tanto no período imperial quanto no período republicano, a imagem de Tiradentes passou a ser tomada como um ícone da liberdade e da independência do Brasil.

Consequentemente, em 1965, já na primeira fase do Regime Militar no Brasil, o presidente marechal Castelo Branco, sancionou a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro. A lei instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.




O que vocês acham dessa revolução feita por TIradentes?


📣 Respondendo a pergunta a cima, você ganha o emblema exclusivo!

Hausuehasue
631 interações
Cadete
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
O mais incrível de tudo, é que mesmo tentando mostrar o que aconteceria se fizessem o mesmo, Tiradentes acabou deixando sua marca, e fazendo aquilo, nos deu sua imagem como um simbolo da liberdade, realmente. Essa é uma data comemorativa super importante!

lukinha30212
399 interações
Cadete
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
A importância de tiradentes e dessa data é enorme, mostra o quão relevante foi sua trajetória de vida para história, e até hoje é relembrado por todos nós, principalmente através desse feriado.
Excel_
1214 interações
Líder de Guerra
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
O feriado de Tiradentes hoje é muito pouco reconhecido, mas foi um dos grandes símbolos da luta por seus direitos, ele foi assassinado mas deixou uma encorajadora história pra quem fica.
Liffers
164 interações
Astrólogo
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
Grande símbolo hoje em dia!
Pixel Artista e Otaku em Esportes nas horas vagas xD


Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
A história do Brasil não pode ser apagada. Pessoal morreram em um derramamento de sangue por nossa Democracia, o voto e a liberdade. Temos de honrar essas vidas lutando por nossos direitos.

• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
marcos66642
420 interações
Cadete
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
Adorei o topico, muito informativo
"I know you are trying to save me, but you cannot save someone who is already dead."

heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
Foi extremamente importante, até porque tem até um dia pra comemorar isso. Ja presenciei um feriado desses lá em Tiradentes e é incrivel as homenagens feitas.
any_94
123 interações
Patrulheiro
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
As pessoas deviam conhecer mais o feriado de Tiradentes, não é um feriado qualquer tem uma importância enorme! Parabéns pelo tópico. [queridinho]
Fanti
3013 interações
Big Bang
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
Ele foi muito importante para a história do nosso país, com certeza já tinha aprendido sobre ele, mas esse tópico me relembrou várias coisas e só mostra como ele teve coragem de ir atrás do que acreditava, de lutar pelo Brasil, etc. Ainda bem que hoje ele é tido como um herói, sua memória jamais será esquecida.
Carly...Jr.
18 interações
Aspirante
Resposta para [PROMO] Tiradentes - 4 anos atrás
Tiradentes foi de extrema importancia para o Brasil, eu acho de extrema importancia que todos saibam a história dele e o feriado evidencia mais ainda a homenagem pelo grande homem que ele foi.

Twitter: @whodatflop
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
20
ONLINE: Bisaun - Baile do Bisa
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-3E0EF2E
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!