Fazer pedido
Presença
26
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Charvaleriano
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Sunlovers
802 interações
Comandante Intergaláctico
Clarice Lispector - 4 anos atrás




Clarice Lispector (1920-1977) foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem judia, foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX.

Fez parte do Terceiro Tempo Modernista, que com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, põe em cheque os modelos narrativos tradicionais. "A Hora da Estrela" foi seu último romance, publicado em vida.

Com 9 anos ficou órfã de mãe. Terminou o primário e ingressou no Ginásio Pernambucano, o melhor colégio público da cidade. Com 12 anos, Clarice mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, indo morar no Bairro da Tijuca. Ingressou no Colégio Sílvio Leite, onde era frequentadora assídua da biblioteca.

Em 1941, terminado o segundo grau, Clarice ingressa na Faculdade Nacional de Direito, e emprega-se como redatora da Agência Nacional. Depois passa para o jornal A Noite. Em 1943 casa-se com o amigo de turma Maury Gurgel Valente. Nesse mesmo ano, termina o romance Perto do Coração Selvagem, que retrata uma visão interiorizada do mundo da adolescência. Em 1944 publica o livro que teve calorosa acolhida da crítica, recebendo o Prêmio Graça Aranha.

Ainda em 1944, Clarice Lispector acompanha seu marido – diplomata de carreira, em viagens fora do Brasil. Sua primeira viagem foi para Nápoles, na Itália. Com a Europa em guerra, Clarice trabalha como voluntária de assistente de enfermagem no hospital da Força Expedicionária Brasileira. Continuou escrevendo, e em 1946 publicou O Lustre. Nesse mesmo ano, passa a residir em Berna, na Suíça. Em 1949 publica A Cidade Sitiada. Nesse mesmo ano, nasce seu primeiro filho, Pedro. Dedica-se a escrever contos e em 1952 publica Alguns Contos. Passa seis meses na Inglaterra e em seguida vai para os Estados Unidos, onde nasce seu segundo filho, Paulo, em 1953. Em 1954, Perto do Coração é publicado em francês.



Em 1959, Clarice se separa do marido e retorna ao Rio de Janeiro, acompanhada de seus filhos. Logo começa a trabalhar no Jornal Correio da Manhã, assumindo a coluna "Correio Feminino". Trabalha no Diário da Noite com a coluna "Só Para Mulheres" e nesse mesmo ano lança Laços de Família, livro de contos que recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Em 1961 publica A Maçã no Escuro pelo qual recebe o prêmio de melhor livro do ano em 1962.

Em 1967 publica O Mistério do Coelhinho Pensante. Nesse mesmo ano, Clarice Lispector sofre várias queimaduras no corpo e na mão direita enquanto dormia com um cigarro aceso. Passou por várias cirurgias e viveu isolada, sempre escrevendo. No ano seguinte publica crônicas no Jornal do Brasil. Passa a integrar o Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Livro. Era considerada uma “pessoa difícil”. Em 1976, pelo conjunto de sua obra, Clarice ganhou o primeiro prêmio do X Concurso Literário Nacional de Brasília.

Em 1977 Clarice Lispector escreveu Hora da Estrela, sua última obra publicada em vida, onde conta a história de Macabea, uma moça do interior em busca de sobreviver na cidade grande. A versão cinematográfica desse romance, dirigida por Suzana Amaral em 1985, conquistou os maiores prêmios do festival de cinema de Brasília e deu à atriz Marcélia Cartaxo, que fez o papel principal, o troféu Urso de Prata em Berlim em 1986.

Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu aniversário. Seu corpo foi sepultado no cemitério Israelita do Caju.

Veja mais




"Agora preciso de tua mão,
não para que eu não tenha medo,
mas para que tu não tenhas medo.
Sei que acreditar em tudo isso será,
no começo, a tua grande solidão.
Mas chegará o instante em que me darás a mão,
não mais por solidão, mas como eu agora:
Por amor."


• Twitter: @sunecorna • Discord: sunecorna #9268 • Medium: https://medium.com/@sunlovers •
lukinha30212
399 interações
Cadete
Resposta para Clarice Lispector - 4 anos atrás
Essa mulher é maravilhosa, e é de extrema importância para a literatura brasileira, Clarice tão sábia e sincera quantos suas palavras.
charvaleriano
30 interações
Aspirante
Resposta para Clarice Lispector - 4 anos atrás
Eu amoooooo [queridinho]
:Hastenplug:
451 interações
Cadete
Resposta para Clarice Lispector - 4 anos atrás
Essa mulher é uma excelente dramaturga! Inspiração total! [queridinho]
marcos66642
420 interações
Cadete
Resposta para Clarice Lispector - 4 anos atrás
Essa mulher é incrivél!
"I know you are trying to save me, but you cannot save someone who is already dead."

Hausuehasue
631 interações
Cadete
Resposta para Clarice Lispector - 4 anos atrás
Sinceramente, é a mulher mais perfeita que já vi [queridinho]

-Amanhecer-
4266 interações
Big Bang
Resposta para Clarice Lispector - 4 anos atrás
Eu amo Clarice Lispector, seu tópico tá mto bom, obrigado por ele. Tem uma frase que amo dela.
"A palavra é meu domínio sobre o mundo."

Excel_
1214 interações
Líder de Guerra
Resposta para Clarice Lispector - 4 anos atrás
Editado pelo autor em 23/04/2020 - 22:53
Excel_
1214 interações
Líder de Guerra
Resposta para Clarice Lispector - 4 anos atrás
[quote=Excel_][/quote]

Ô meu Deus...

Clarice Lispector é uma mulher muito forte, uma grande influência para todos, mulheres e homens!
heectorjr
1559 interações
Estrela Cadente
Resposta para Clarice Lispector - 4 anos atrás
Maravilhosa demais, lembro de todas as aulas de literatura que eu tive na escola quando leio sobre ela. Amo!
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
3
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-97DFDD9
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!