Fazer pedido
Presença
26
Twitter
Quarto do locutor
0
Livros e Filmes #6
O Senhor dos Anéis
Postado por AutoNight em 24/04/2015 às 00:08 e revisado por GirllInvisible - 724 visualizações

Olá galerinha, essa é a sexta edição da nossa coluna, Livros e Filmes. E nessa  edição vamos falar da saga O Senhor dos Anéis, uma trilogia de livros de alta fantasia escrita pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien. A saga começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior.

Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial. Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em volume único, foi originalmente publicado em três volumes entre 1954 e 1955. 

A primeira edição em português, publicada no Brasil pela extinta editora Artenova do Rio de Janeiro — com a tradução de Antônio Rocha e Alberto Monjardim —, era constituída por seis volumes (tendo sido cada um dos três livros da série dividido em dois tomos, vendidos separadamente). Eram intitulados "Terra Mágica", "O Povo do Anel" (que formavam A Sociedade do Anel), "As Duas Torres", "A Volta do Anel" (que formavam As Duas Torres), "O Cerco de Gondor" e "O Retorno do Rei" (que fechavam a série formando o terceiro e último volume original, O Retorno do Rei).

 

 

A Sociedade do Anel


Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

Na luta que se segue, a Sociedade/Irmandade é rompida: Merry e Pippin são capturados pelos Uruk-hai, Boromir morre ao defendê-los; Aragorn, Legolas e Gimli decidem resgatar os hobbits aprisionados, além de Frodo e Sam, que partem sozinhos para a Montanha da Perdição.

 

As Duas Torres


Aragorn, Legolas e Gimli seguem os rastros dos hobbits capturados (Merry e Pippin) e o caminho condu-los até a Floresta de Fangorn. Nela encontram o Mago Branco que inicialmente pensam ser Saruman, o traidor. No entanto, o velho enigmático revela-se Gandalf, que morreu enfrentando o Balrog e retornou da morte para cumprir sua missão na Terra-Média.

Convicto da morte de Frodo, Sam decide assumir o fardo do anel e completar a missão de seu mestre. Nesse ínterim, uma patrulha de orcs se aproxima, e Sam volta para evitar que o cadáver de Frodo vire carniça de orcs. Sam ouve a conversa dos servos de Sauron e tem um choque ao saber que Frodo na verdade não estava morto, apenas inconsciente.As Duas Torres termina com os orcs levando o adormecido Frodo para a Torre de Cirith Ungol e com o Hobbit Samwise Gamgee em desespero, que tem de escolher entre continuar a missão do Anel ou tentar salvar Frodo das garras dos orcs.

 

O Retorno do Rei


Gandalf e Pippin entram na cidade de Minas Tirith, onde se encontram com Denethor, regente do reino de Gondor. Gandalf o avisa da guerra próxima, e o regente pede a ajuda de Rohan, mas revela seu rancor por Aragorn, que, sendo descendente direto do último rei, é o herdeiro legítimo do trono de Gondor. Merry, entretanto, permanece com os rohirrim, para servir ao rei Théoden, que reune todos os guerreiros aptos de seu reino e parte para a guerra em Minas Tirith. Junto com ele vão Aragorn, Legolas e Gimli.

Os quatro Hobbits então retornam para o Condado, tendo que enfrentar um último inimigo: Saruman que se apossou do Condado. Mas o mago acaba morto pelas mãos de Grima Língua-de-cobra, e a paz volta à terra dos hobbits.

O livro termina com a partida para as Terras Imortais (Aman) de Gandalf, Galadriel, Elrond assim como dos hobbits Frodo e seu tio Bilbo, que, embora mortais, conquistam o direito de viver o resto de seus dias junto aos Elfos e aos Valar, como reconhecimento de sua lealdade e sacrifício durante a Guerra contra Sauron e por terem sido portadores do Um Anel.

 

Curiosidades


- Depois da publicação de O Senhor dos Anéis, devido à sua influência ocorreu a especulação que o Um Anel fosse um metáfora da bomba nuclear.

- Foi traduzido para mais de 40 línguas, e vendeu mais 160 milhões de cópias, tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.

- Uma pesquisa recente, datada de 2003, feita pela BBC, perguntando às pessoas qual o livro favorito delas, "O Senhor dos Anéis" ficou em primeiro, e "O Hobbit" em vigésimo quinto.

- Os primeiros jogos de interpretação de personagens (RPG) surgidos entre as décadas de 70 e 80 tiveram grande inspiração no ambiente medieval-fantástico de O Senhor dos Anéis.  Pode-se perceber no D&D, um dos mais famosos sistemas de RPG, uma clara semelhança com O Senhor dos Anéis, embora adaptada à própria realidade do jogo.

- A segunda edição em português foi editada e publicada em Portugal durante os anos 1980, pela editora Europa América, com os três volumes em separado.

- A história de O Senhor dos Anéis ocorre num tempo e espaço imaginário, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitado por Humanos e por outras raças: Elfos, Anões e Orcs.

- A escrita era lenta devido ao perfeccionismo de Tolkien e foi interrompida frequentemente, por suas obrigações como professor e por outros deveres acadêmicos.

- O Senhor dos Anéis sempre foi um livro bastante controverso. Sob rótulos de "Lixo Juvenil", mas também alumiado por elogios fervorosos, essa obra ainda sobrevive para que possa receber as mais diversas opiniões

 

Sobre o autor


John Ronald Reuel Tolkien, conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter.

Autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Em 28 de março de 1972 Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.

Em 2008, The Times listou Tolkien como o sexto entre os maiores escritores Britânicos desde 1945. E em 2009, a revista Forbes listou as 13 celebridades mortas que mais lucraram no respectivo ano. Tolkien alcançou a quinta posição, com ganhos estimados em 50 milhões de dólares.

 

Adaptações do livro


No rádio 

O livro foi adaptado para o rádio três vezes. Em 1955 e em 1956, a BBC passou O Senhor dos Anéis, uma adaptação em doze partes da história para o rádio, da qual nenhuma gravação sobrou.

Em 1979, uma dramatização da história foi transmitida nos Estados Unidos e depois colocadas em fita e CD. Em 1981, a BBC transmitiu uma nova dramatização em 26 partes de meia hora.

 

Nos palcos

Já houve muitas produções teatrais baseadas nos livros.

Três foram apresentadas em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos: A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003). Um musical de O Senhor dos Anéis foi apresentado em 2006 em Toronto, Ontário, Canadá.

 

Na televisão

As adaptações para a tela incluem uma animação em 1978, quando Ralph Bakshi produziu a primeira versão em desenho animado sobre o Senhor dos Anéis. A produção não foi um sucesso. Seguindo o enredo de A Sociedade do Anel e de As Duas Torres, devia ser dividido em duas partes. O desenho tinha muitos cortes e a qualidade da animação não era muito boa, mas serviu como uma alavanca para uma maior abrangência dos livros. Porém, mesmo e principalmente entre os fãs, nunca houve grande aceitação sobre essa animação. A outra parte, O Retorno do Rei, em 1980, foi um especial animado para a TV por Rankin-Bass, que tinha produzido uma versão similar a O Hobbit em 1977.

 

Filmes e o sucesso no Oscar

Em 1999, o diretor Peter Jackson resolveu adaptar O Senhor dos Anéis para o cinema. A trilogia foi filmada simultaneamente, e está entre os recordes de bilheteria, além de ter acumulado dezessete Oscars, 4 para o primeiro, 2 para o segundo e 11 para o terceiro. A empresa que realizou os filmes chama-se WETA Workshop Ltd..

Os direitos dos filmes e do enredo estão em poder da Warner Bros. Interactive Entertainment, para fazer jogos de computador e para videogames.

 

A Sociedade do Anel

 

As Duas Torres

 

O Retorno do Rei

 

 

Primeiro vamos aos ganhadores da promoção da semana passada, as três melhores frases levaram 15 NightPoints + Emblema (as demais frases sobre a saga levaram apenas o emblema).

DemetriusSuave / @SA=MU-EL  / .:Ana.Ana:.

Emblema:

Divergent! Livros e Filmes #5

Essa semana novamente você devera apenas comentar uma frase que tenha relação com a Trilogia O Senhor dos Anéis, a frase pode ser uma critica, um elogio, uma observação... pode ser o que você quiser, apenas precisa ter relação com a saga. 

As três melhores frases levarão 15 NightPoints + Emblema Especial (o emblema esta em desenvolvimento), e as demais estarão levando apenas o emblema.

 

Deixe sua opinião e frase do quiz logo abaixo, e se quiser, deixe

sugestões para a próxima coluna!

 

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Minha critica: O começo do filme é um pouco parado mas depois o filme vai crescendo tanto tecnicamente quanto historicamente que é um dos pontos fortes da trilogia.O filme vai crescendo tanto que se torna um dos melhores filmes de 2001,que conta com ótimas atuações de Iam Mckellem e de Cate Blanchett sem falar que os efeitos especiais são ótimos(para a época).O filme também foi indicado para merecidos 13 oscars e ganhou apenas 4(era para Iam Mckellem ter ganhado o de melhor ator coadjuvante). E também faltava ganhar o de melhor filme.O único problema do filme é que sua longa duração faz meio que uma enrolação,mas o resto do filme é praticamente todo perfeito tanto tecnicamente quanto historicamente.
Responder
.twiter.. - há 10 anos
Com certeza está na história, vai ser sempre lembrado em todos os formatos disponíveis, como um todo e servindo de referência também para muitos. Dando ênfase para os filmes, apresentando inovações, que para o tempo em que foi lançado, era algo de outro mundo. A luta entre bem e mal retratada de uma forma magnífica, Frodo mostrando que mesmo sendo um pequeno hobbit, tinha capacidade de impedir uma catástrofe, uma missão que só ele seria capaz de realizar. Com certeza podemos tirar algo dessa trilogia para nosso dia a dia, por isso grande parte se identificou bastante.
''Até mesmo a menor das pessoas, pode mudar o rumo do futuro''.
Responder
jhonnydid - há 10 anos
Infelizmente eu não gosto de senhor dos anéis agora eu fiquei triste de minha frase não ter sido escolhida
Responder
-Amanhecer- - há 10 anos
Não assisti nenhum filme da trilogia, não gosto.
Responder
@DJ-Kriss - há 10 anos
Bem, eu não tenho muito o que dizer sobre O senhor dos Anéis, apenas que é uma das melhores sagas de todas, perdendo apenas para Harry Potter no meu ponto de vista, eu sou simplesmente fanática por Senhor dos anéis desde pequena kkkk, lembro de ficar assistindo no SBT todo dia de noite, enfim, é minha saga preferida praticamente e eu simplesmente amei o fato de finalmente terem transformado O Hobbit em filme [s2] enfim, é isso, Senhor dos anéis é d+ mano kkk
Minha frase é: "Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou." -Gandalf [s2]
Responder
sandynhalinda02 - há 10 anos
Infelimzente ainda não tive o privilégio de assisti mesmo o filme Senhor dos Anéis [sim]
Responder
mceandre - há 10 anos
Crítica positiva: Esse filme sem duvida foi um dos melhores filme que eu já vi (na minha opinião) pois retrata a luta contra o bem e o mal de uma forma fantástica.
É um ótimo filme para ver com os amigos ou até com familiares pois tem uma ótima história (bem estruturada). Recomendo a todos a assistir este filme.[sim]
Responder
.Kroos. - há 10 anos
o filme senhor dos anéis imita a vida,os caras são loucos para queimar o anel [ninja]
Responder
Babiih.Kx - há 10 anos
Eu nunca assisti, meus amigos sempre falou nesse filme kkkkk deve ser bom ;x
Responder
wellingt0806 - há 10 anos
Não gosto muito disso. Mais eu já assistir alguns dos filmes e são muito bons pela qualidade e pela dramaturgia.
Responder
MegaMarcony - há 10 anos
Nunca assisti o senhor dos anéis não, mas certas vezes como agora dá até vontade de assistir
Responder
@SA=MU-EL - há 10 anos
Lembro De Senhor Dos Anéis Até Hoje Como Um Grande Filme Bem Produzido Que pra Mim Foi O Melhor Foi O Duas Torres Que O Que Mais Lembro Pelo Sucesso Que Teve , Eu Assistia Ele Na época De Videocassete Era Um Ótimo Filme Marcou Minha Infância kkk
Responder
-.Chespirito.- - há 10 anos
A saga O Senhor Dos Anéis realmente é ótima, perfeita, sem palavras para descrevê-la. Para mim é o melhor filme com cenas de guerras e batalhas, como também o cenário e seu roteiro é ótimo, tanto O Senhor Dos Anéis como O Hobbit, ambos tem filmes maravilhosos, perfeitos, divos, lindos, eles são um dos poucos filmes que por mais que assista não perdem a emoção. Não cheguei a ler os livros, mas acredito que sejam ótimos. Acho que não tenho nenhuma crítica a fazer, pois gosto muito da saga.

Ótima edição girl², adorey[sim]
Responder
girlaudreyl - há 10 anos
Muito legal a coluna*-*A Saga Senhor dos Anéis é incrivel
Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou....
Responder
Boomberman - há 10 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
2
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-CDC74CC
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!