Fazer pedido
Presença
25
Twitter
Quarto do locutor
1
Postado por AutoNight em 30/04/2015 às 15:24 e revisado por GirllInvisible - 799 visualizações

Olá galerinha, nessa sétima edição da coluna Livros e Filmes, vamos fazer uma edição bem especial. Não vamos falar de apenas um livro, vamos falar da polêmica O Código Da Vinci X Bíblia Sagrada

O Código Da Vinci causou polêmica ao questionar a divindade de Jesus Cristo. O livro é um romance policial do escritor norte-americano Dan Brown, publicado em 2003 pela editora Random House nos EUA, pela Editora Sextante no Brasil e pela Editora Bertrand em Portugal. É um best-seller mundial, décimo primeiro livro mais vendido no mundo com mais de 80 milhões de cópias.

Bíblia é o texto religioso de valor sagrado para o Cristianismo,em que a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judaica é narrada por humanos. É considerada pelos cristãos como divinamente inspirada, sendo que se trata de um documento doutrinário. Foi a Igreja Católica quem compilou a Bíblia, definindo quais seriam os livros inspirados, que por sua vez entraram no Cânon Bíblico. Posteriormente, os demais grupos cristãos que surgiram também adotaram a Bíblia como Livro Sagrado.

Segundo a tradição, aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1500 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e entre 45 e 90 d.C.(livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos.

 

 

 

 O Código Da Vinci


A maior parte do livro desenrola-se a partir do assassinato deJacques Saunière, curador do museu do Louvre. Robert Langdon, Sophie Neveu e Leigh Teabing vivem várias aventuras ao tentar desvendar códigos que deem resposta aos enigmas que Jacques Saunière deixou no leito de morte.

A trama do livro envolve desde grandes organizações católicas como o Opus Dei, até a sociedade secreta conhecida como Priorado de Sião, que, de acordo com documentos encontrados na Biblioteca Nacional de Paris, possuía inúmeros membros famosos como Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo eLeonardo da Vinci.

 

Bíblia Sagrada


A Bíblia é o livro mais vendido no mundo e a sua história ainda não tem uma bibliografia consistente. O primeiro fragmento bíblico foi o decálogo, um conjunto de dez palavras que formavam um código, basicamente uma constituição, mais comumente denominado de dez mandamentos. Israel iria se tornar um país por ordem do próprio Deus. Sendo Deus o próprio autor desse país, não cometeria o erro de faltar com uma constituição.

O Decálogo foi uma constituição tão perfeita que até hoje os países seguem esse exemplo: um código básico, superenxuto, como deve ser toda espinha dorsal legislatória de um país. A criação do Estado de Israel, teve sua bibliografia legislativa superorganizada. A Bíblia é o livro da História de Israel. Ao contrário que muitos pensam Deus deu para Moisés no Monte Horebe, e não no Monte Sinai, duas tábuas contendo uma constituição, também chamada de dez mandamentos, por várias vezes chamado de Livro da Aliança ou Livro do Pacto. O Livro da Aliança, o Livro do Pacto, o Livro das Guerras do Senhor e o Livros das Leis, especialmente esse, eram os livros sagrados do povo do povo de Israel, o povo do deserto.

 

Críticas, detalhes e polêmicas


 O Código Da Vinci

- Em O Código Da Vinci, o ex-professor ginasial norte-americano Dan Brown mexe em um vespeiro ao acusar a Igreja Católica de ser uma instituição criada e fundamentada em uma mentira.

- A principal discussão é sobre o possível casamento de Jesus com Maria Madalena e a existência de descendentes dessa união, que formariam o Priorado de Sião, uma sociedade formada por membros de destaque da sociedade, como o próprio Leonardo da Vinci, Isaac Newton e Victor Hugo.

- Na versão de Brow, o papel de liderança não seria de Jesus, mas da sua esposa, que teria comandado os apóstolos que celebravam, na verdade, a sabedoria e a sexualidade

- No livro, os dois protagonistas da história seguem uma série de pistas que os levam à "maior conspiração da história": a Igreja Católica foi fundada sobre o segredo de que Jesus era um simples mortal e que sua santidade foi aferida séculos após sua morte para justificar a existência da igreja.

Jesus seria uma invenção do imperador Constantino no Concílio de Nicéia. O quatro evangelhos canônicos seriam apenas quatro (Mateus, Marcos, Lucas e João). A Igreja teria escondido os outros 80 evangelhos gnósticos (ou apócrifos), onde estariam grandes revelações na verdadeira "versão" da história.

- Após a crucificação de Jesus, Maria, sua sucessora e líder da igreja primitiva, e sua filha Sara teriam partido para a Gália e lá teriam fundado a linhagem dos merovíngios, da família real francesa (os descendentes de Jesus, segundo o livro, viveriam até hoje na França). 

- Da Vinci seria um membro dessa organização, que conhecia os segredos dos templários, entre eles o de que Santo Graal conservaria os restos do corpo de Maria. Leonardo da Vinci teria deixado vazar segredos, colocando em suas telas pistas do papel que Maria Madalena teria realmente tido na religião católica.

- O Opus Dei - instituição ligada à Igreja Católica - também citado na obra, é outro grupo que alega não ter sido retratado com fidelidade nas páginas do best-seller. Membro do Opus Dei há 20 anos, o professor livre-docente e associado da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) Luiz Eugênio Garcez Leme afirma que a organização é tratada de forma muito caricata, tornando claro que não se passa de ficção. 

Trechos do filme foram censurados em alguns países, como na Tailândia, e grupos cristãos do mundo inteiro já protestaram contra "O Código da Vinci". 

A obra é sim uma ficção, como o próprio autor deixa claro em seu website (em inglês). Depende do bom senso de cada um levar ou não a sério a história de Dan Brown. 

 

Bíblia Sagrada

- De acordo com Mark Twain, a Bíblia retrata Deus como um homem de impulsos maus, muito além dos limites humanos, sendo classificada por ele a biografia mais condenável já vista. Ainda de acordo com ele, no Antigo Testamento, Deus é mostrado como sendo injusto, mesquinho, cruel e vingativo, punindo crianças inocentes pelos erros de seus pais; punindo pessoas pelos pecados de seus governantes; descarregando sua vingança em ovelhas e bezerros inofensivos, como punição por ofensas insignificantes cometidas por seus proprietários.

- A primeira versão portuguesa da Bíblia surgiu apenas em 1748, a partir da Vulgata Latina, traduzida para o português porJoão Ferreira de Almeida. Almeida faleceu antes de concluir o trabalho, que foi finalizado por colaboradores holandeses.

A Bíblia gera uma grande polêmica por condenar o ato homossexual, gerando revolta nos homossexuais. Contudo, qualquer que seja o ato declarado pecado pela Bíblia, esta promete o perdão dos pecados ao arrependido, de modo que este é "trazido à condição de não ter nenhuma condenação mais", levando-se em conta que o pecado não seja mais cometido, "não tendo nada pesando contra ele mais".

- A Bíblia não era dividida em capítulos até 1227 d.C., quando o cardeal Sthepen Langton os criou, e não apresentava versículos até ser assim dividida em 1551 por Robert Stephanus. 

- A última parte da Bíblia foi escrita no final da vida do evangelista e apóstolo São João, por volta do ano 100 depois de Cristo. 

- É o livro mais vendido de todos os tempos com mais de seis bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade sete vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da lista dos livros mais vendidos, O Livro Vermelho.

- A Bíblia se diz escrita por pessoas sob efeito da inspiração divina.

- A Bíblia atualmente é dividida em dois grandes grupos de livros: o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento apresenta a história do mundo desde sua criação até os acontecimentos após a volta dos judeus doexílio babilônico, no século IV a.C. O Novo Testamento apresenta a história de Jesus Cristo e a pregação de seus ensinamentos, durante sua vida e após sua morte e ressurreição, no século I d.C.

- Eusébio Sofrônio Jerônimo (conhecido como São Jerônimo pelos católicos) traduziu a Bíblia diretamente do hebraico, aramaico e grego para o latim, criando aVulgata. No Concílio de Trento em 1542, essa tradução foi estabelecida como versão oficial da Bíblia para a Igreja Católica.

Bíblia, o Livro inspirado por Deus. O principal Autor da Bíblia é DEUS. Os escritores sagrados (homens) registraram suas experiências de fé e de vida, inspirados por Deus. Antes desses Livros serem registrados -

- No tempo que foi escrita a Bíblia não existia papel como hoje, muito menos as máquinas impressoras. A Bíblia foi escrita à mão, e em diversos materiais, como cerâmica, papiro e pergaminho.

- "Muitos Livros" num só Livro A Bíblia é um livro de volume único, que reúne muitos assuntos diferentes. A cada um desses assuntos dá-se o nome de Livros.

- Segundo o jornalista David Plotz, da revista online Slate Magazine, a Bíblia tem muitas passagens difíceis, repulsivas, confusas e entediantes. Entretanto, especialistas em literatura discordam e abordam a beleza da literatura bíblica emartigos acadêmicos.

- De acordo com o livro How To Read The Bible?, de James Kugel, não há veracidade histórica na Bíblia. No entanto, autores como o filósofo cristão William Lane Craig têm opinião diametralmente oposta a essa.

A Igreja Católica considera como oficiais 73 livros bíblicos (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo), sendo 7 livros a mais no Velho Testamento do que das demais religiões cristãs e pelo Judaísmo. Já a Bíblia usada pela Igreja Ortodoxa contém 78 livros, 5 a mais que a católica e 12 a mais que a protestante.

- De acordo com as Sociedades Bíblicas Unidas, a Bíblia já foi traduzida, até 31 de dezembro de 2007, para pelo menos 2.454 línguas e dialetos.

- O padre franciscano Roger Bacon demonstrou que vários textos da Bíblia estavam adulterados. Entretanto, Roger Bacon vivera no século XIII; mas, com as descobertas da biblioteca de Nag Hammadi e dos Manuscritos do Mar Morto (ouQumram), no século XX, essas dúvidas dissiparam-se e, com o advento das técnicas de crítica textual, hoje a Bíblia está disponível com pelo menos 99% de fidelidade aos originais; sendo que a maioria das discrepâncias presentes nos outros 1% dos trechos são de natureza trivial e sem relevância. 

 

Filmes


 O Código Da Vinci

Foi escrito por Akiva Goldsman baseado no bestseller de Dan Brown, O Código Da Vinci. Produzido por Howard juntamente com John Calley e Brian Grazer e lançado pela Columbia Pictures nos Estados Unidos a 19 de Maio de 2006.

Os direitos cinematográficos do filme foram comprados por 6 milhões de dólares. O filme teve uma bilheteria tão boa, que já foi feita a continuação de O Código da Vinci, o livro Anjos e Demônios de Dan Brown como a primeira aventura de Robert Langdon. Um livro não muito polêmico como seu sucessor. O livro foi escrito antes de O código da Vinci, apesar desse ter sido lançado primeiro como filme.

O filme recebera muitas críticas no Festival de Cannes. Fãs do livro de Dan Brown alegam que o filme não passa a verdadeira mensagem que o livro traz. Mesmo com toda essa crítica o filme foi recorde de bilheteria de, aproximadamente, US$ 760 milhões nas bilheterias do mundo inteiro. Membros da Igreja defenderam um boicote contra "O Código da Vinci" quando foi lançado em 2006, mas teve um efeito muito pequeno na popularidade do filme.

 

Bíblia Sagrada

São muitos os filmes baseados na Bíbia Sagrada que marcaram a história do cinema.  Desde a década de 60, o gênero costuma ocupar as primeiras posições de bilheteria no cinema mundial, com filmes como Os Dez Mandamentos, de Cecil B. DeMille.

 

Noé

Em Noé, filme que liderou as bilheterias americanas na sua estreia com US$ 44 milhões arrecadados, Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Ao encontrá-lo, Noé descobre que tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que vai acabar com a vida na Terra.

 

A Paixão De Cristo

Lançado em 2004, A Paixão de Cristo quebrou o recorde de bilheteria na época, com US$ 125,2 milhões arrecadados. O longa-metragem relata as últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados sob o comando de religiosos hebreus. Após ser severamente espancado, Jesus é entregue para o governador romano, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus.

 

Os Dez Mandamentos

Com um orçamento de 13 milhões de dólares para produzir o longa “Os Dez Mandamentos”, de 1956, o cineasta Cecil B. De Mille conquistou sete indicações ao Oscar, inclusive a de melhor filme, e levou para casa o prêmio de efeitos especiais. O filme retrata a épica vida de Moisés (Charlton Heston), desde recém-nascido, quando foi colocado nas águas em um cesto e acabou sendo adotado por uma princesa egípcia, até quando descobre sua real condição e decide liderar seu povo que, escravizado pelos egípcios, anseia pela liberdade.

 

 

Essa semana teremos como premiação DOIS EMBLEMAS, um sendo relacionado a Bíblia Sagrada e o outro ao O Código Da Vinci. Mas primeiro vamos aos ganhadores da promoção da semana passada, as três melhores frases levaram 15 NightPoints + Emblema (as demais frases sobre a saga levaram apenas o emblema).

sandynhalinda02 / -.Chespirito.- / jhonnydid / .twiter.. 

Emblema:

O Senhor dos Anéis! Livros e Filmes #6

 

Essa semana novamente você devera apenas comentar uma frase que tenha relação com um dos dois livros, O Código Da Vinci ou Bíblia Sagrada, a frase pode ser uma critica, um elogio, uma observação... pode ser o que você quiser, apenas precisa ter relação com o livro. 

As três melhores frases levarão 15 NightPoints + DOIS Emblema Especiais (os emblemas estão em desenvolvimento), e as demais estarão levando apenas os dois emblemas.

O Código Da Vinci X Bíblia Sagrada, qual dos dois livros você apóia?

 

 

Deixe sua opinião e frase do quiz logo abaixo, e se quiser, deixe

sugestões para a próxima coluna!

 

 

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Eu lembro desse O Código Da Vinci, alem do mais tem jogos do mesmo #Curti de verdade ^^[s2]
Responder
Alanzikkaaa - há 10 anos
Bom, concordo em partes com a teoria de Dan Brown e respeito. Porém, muitos depois que leram O Código da Vinci começaram a afirmar que a Bíblia não passa de uma farsa, tomando o livro como a verdade absoluta de tudo, sem ao menos ter lido a Bíblia antes. A forma como o autor expõe sua opinião, seus argumentos, acabam mudando facilmente o modo de pensar de um leitor em relação à Bíblia, igreja e etc, por ser um texto impactante e direto. A única coisa que realmente define qual dos livros a pessoa vai apoiar é o tamanho de sua fé. Não sou a favor da forma como o autor quis desvalorizar a Bíblia, fazendo com que o seu livro (que se encaixa como ficção histórica, que se baseia em fatos históricos) fosse a real fonte da verdade, isso vai muito além de apenas expor uma opinião. Com certeza um assunto muito delicado de se discutir, pois ambos os lados tem certas brechas que podem causar dúvidas. A Bíblia por não ter provas convincentes de que tudo relatado aconteceu e O Código da Vinci por apoiar-se em teorias, as passando como fatos aos leitores.
Responder
jhonnydid - há 10 anos
Considero todos os livros e filmes da saga do Dan Brown,sério,é muito boa,mostra todas as raizes e verdades da qual a igreja não mostro,coisas de anos,proibindo e oprimido os que não são praticantes da religião,o elenco foi bem escolhido,código da vinci é legal mas anjos e demonios da um vráa (pra quem não leu o livro) mas leia primeiro que você vai se apaixonar !
Responder
Babiih.Kx - há 10 anos
O código de Da Vinci nunca cheguei a me interessar, mas já vi :x não tenho nada a declarar cof cof
Responder
wellingt0806 - há 10 anos
Esse codigo da Vincii ;-; sem interesse. Porém a Blibia aceito uma nova de presente [devil] [devil]
Responder
EmyHB - há 10 anos
ja li o código da vinci é muito bom interessante , polemicas
Responder
eueloisa - há 10 anos
uma observação...Bom, eu achei muito interessante o livro, o escritor foi muito convincente em todos os aspectos e conseguiu com que muitas pessoas mudassem sua visão sobre Jesus, a igreja católica e Maria Madalena. Enfim ele conseguiu com que uma grande massa mudasse sua opinião ou ao menos questionasse sua religião, procurasse saber o que é realmente verdade, o que é mentira e até que ponto a igreja católica nos enganou. Em minha opinião por tudo isso considero o livro muito bom, despertar o interesse das pessoas pra algo que a maioria nunca pensou, nem procurou questionar é muito bom, faz com que todos comecem a ter senso crítico e não façam isso só com relação aos assuntos dos livro,mas com todos os assuntos.

Sei de uma frase de Dan Brown que é o autor desse livro que ele falada bíblia e tbm fala um pouco de que se trata o seu livro.

''Porque a maioria dos cristãos quer o melhor dos dois mundos.. Eles querem poder declarar orgulhosamente que creem na BÍBLIA, mas simplesmente preferem ignorar as partes que consideram difíceis ou inconvenientes para acreditar.''


Responder
.twiter.. - há 10 anos
Nunca cheguei a ler esse codigo da vinci mais a bíblia ja cheguei a ler um pouco a palavra de deus [sim]
Responder
mceandre - há 10 anos
O Código Da Vinci X Bíblia Sagrada, qual dos dois livros você apóia?
eu não vi nenhum livro mais prefiro a biblia sagrada por causa do amor de deus por nos
Responder
luizfernan4 - há 10 anos
A bíblia sagrada ja li muitas vezes (não completa, mas sim boas partes porque minha família toda é crente), desde pequeno fui criado nisso e acredito no que é dito nela, tenho que fé que Deus existe sim. O código da vinci ja ouvi falar mas nunca me interessei em ler, mas com essa coluna já deu pra mim ter uma base do que se trata ele, mas ainda não me despertou uma vontade de ler.
Responder
@SA=MU-EL - há 10 anos
O Código Da Vinci é muito interessante de se assistir, mais comparado com a Bíblia nenhum outro livro ganha :D
Responder
MegaMarcony - há 10 anos
Sobre a Bíblia Sagrada : é Um Livro Religioso Todos Sabem Um Dos Livros Mais Usados Na Minha Opinião Porque Eu Mesmo Uso kkk , Então Já assisti Todos Os Filmes Na Versão Antiga São Ótimos Cada História Melhor Que a Outra Agora O Código da Vinci não Posso Falar Muito Porque Não Assisti O Filme Ainda Mais Logo Quando Eu Tiver Mais Tempo Eu Assisto Ele é Sempre Bom Assistir Um Filme Quando Não Se Interesso Muito Por Livros.
Responder
-.Chespirito.- - há 10 anos
Nunca parei pra ver esse tal de O Código Da Vinci so que parece ser bem interessante
Responder
brunno-2011 - há 10 anos
O código da vinci é um bom livro para ser ler mas não para acreditar em tudo que ele nos mostra
Responder
keliarruda8 - há 10 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
8
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-B79BA50
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!