Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Livros e Filmes #11
A Culpa é das Estrelas
Postado por AutoNight em 20/08/2015 às 15:57 e revisado por GirllInvisible - 845 visualizações

"Eu te amo no presente do indicativo."

 

 

Olá galerinha, olha quem voltou, sentiram saudades da coluna?? E pra voltar com tudo, nessa décima primeira edição da coluna Livros e Filmes, vamos falar de um livro queridinho por muitos. Vamos falar do livro A Culpa é das Estrelas, escrito por John Green e publicado em janeiro de 2012. Em 2014 o romance recebeu uma adaptação para os cinemas, que recebeu o mesmo nome.

 A história é narrada por uma paciente com câncer de 16 anos de idade, chamada Hazel Grace, que é forçada por seus pais a participar de um grupo de apoio, onde posteriormente se encontra e se apaixona por Augustus Waters, de 18 anos, ex-jogador de basquete com câncer fora de risco com perna a amputada.

Green afirmou que "o título é inspirado em uma famosa cena da peça de Shakespeare: Júlio César. O nobre Cassius diz a Brutus: "A culpa, caro Brutus, não é de nossas estrelas, mas de nós mesmos, que somos subordinados."

O livro atingiu o número 1 na lista de bestsellers da Amazon.com e Barnes & Noble em Junho de 2012, pouco tempo após ter sido anunciado.

 

Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster de 16 anos, se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters, um rapaz de 17 aos que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Gus a convida para sua casa,onde conversam sobre um livro o que causa uma grande persistência a ir a Amsterdã,a ver o autor,mas ao perceberem que ele não é o que parece,os dois desenvolvem um romance. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro. No fim,Gus morre,e Hazel sem rumo,descobre um cartão,que mudará sua convivência no mundo sem seu amor,Gus. 

 

 Trechos Marcantes 

“Meus melhores amigos eram meus pais. Meu terceiro melhor amigo era um escritor que nem sabia que eu existia.”

“O verdadeiro amor nasce em tempos difíceis.” 

“Nos dias mais sombrios, o Senhor coloca as melhores pessoas na sua vida.” 

“Sem dor, como poderíamos reconhecer o prazer?”

“Ás vezes as pessoas não tem noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem.”

“Mas eu acredito em amor verdadeiro, sabe? Não acho que todo mundo possa continuar tendo dois olhos nem que possa evitar ficar doente, e tal, mas todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa.”

“Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra.” 

“E mesmo assim doía. A dor estava sempre presente, me puxando para dentro, exigindo ser sentida.” 

"Você está argumentando que uma coisa frágil e rara é bela só porque é frágil e rara. Mas isso é uma grande mentira, você sabe disso." 

"— Estou apaixonado por você — ele disse, baixinho. 

 — Augustus — falei. 
 — Eu estou — ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. — Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."
 
“Eu te amo no presente do indicativo.”
 
“Se você não vive uma vida a serviço de um bem maior, precisa pelo menos morrer uma morte a serviço de um bem maior, sabe?”
 
"- Sinto muito – Falei de novo. 
 - Eu também – ele disse. 
 - Não quero nunca fazer uma coisa dessas com você – falei para ele. 
 - Ah, eu não ia me importar, Hazel Grace. Seria uma honra ter o coração partido por você.” 
 
“-Estou numa montanha-russa que só vai para cima – falou.
 -E é meu privilégio e minha responsabilidade seguir nessa montanha-russa até o topo com você - retruquei.” 
 
"(...) Parecia que tinha sido, tipo, há uma eternidade, como se tivéssemos vivido uma breve, mas infinita, eternidade. Alguns infinitos são maiores que outros."
 
"(...) Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter, e, por Deus, queria mais números para o Augustus Waters do que os que ele teve. Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso." 
 
"Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações."
 
"Os verdadeiros heróis, no fim das contas, não são as pessoas que realizam certas coisas; os verdadeiros heróis são as que REPARAM nas coisas."
 
"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo." 
 

Diferenças entre o livro e o filme

Atenção, os tópicos abaixo trazem alguns spoilers do livro e do filme!

1. No livro, os pais de Augustus Water não o deixam levar Hazel Grace Lancaster para o andar de baixo para verem V de Vingança sozinhos. Eles deixam Gus mostrar o porão para ela e depois disso os dois assistem ao filme com Natalie Portman na sala da casa. No filme, Gus e Hazel vão direto para o porão, sem supervisão dos pais.

2. John Green escreve que Hazel vai visitar Isaac no hospital depois de ele passar por uma cirurgia dos olhos. No filme, isso não acontece (e nós ficamos tristes, já que ele é Nat Wolff!).

3. No livro, Hazel tem uma amiga chamada Kaitlyn que sabe tudo sobre seu romance ainda incipiente com Gus, além de saber tudo sobre moda. Kaitlyn não existe no filme. 

4. No livro, Hazel se angustia quando pensa na ex-namorada de Gus, Caroline Mathers, que morreu de câncer cerebral alguns anos antes. O filme não faz menção de Caroline ou do efeito que a morte dela teve sobre Gus.

5. O balanço “Desesperadamente Solitário” de Hazel existe no filme, mas ela não a põe à venda, como faz no livro. 

6. O filme deixou de fora uma cena importante em que Hazel e a Sra. Lancaster ouvem Gus chorando e gritando com sua mãe antes de os dois partirem na viagem para Amsterdã. No livro, essa conversa prenuncia o retorno do câncer de Gus. 

7. No filme, Gus diz a Hazel que a ama quando estão jantando no Oranjee em Amsterdã. Originalmente, ele diz “estou apaixonado por você e sei que o amor é apenas um grito no vazio, etc. etc.” durante a viagem de avião a Amsterdã. Lindo.

8. Falando do Oranjee, no livro Gus e Hazel curtem um jantar pitoresco do lado de fora do restaurante, olhando para os olmos que margeiam o canal. Na versão criada por Josh Boone para o cinema, eles jantam dentro do restaurante, mas a refeição ainda inclui champanhe e risoto de cenoura. “Resolvemos construir a cena no Oranjee num espaço fechado porque, quando percorri Amsterdã em busca de locações para cenas externas, percebemos que em outubro estaria superfrio e provavelmente chovendo, o que não combina com um jantar romântico. Por isso construímos a cena de interior em Pittsburgh”, a designer de produção Molly Hughes contou ao HuffPost Entertainment. “Espero que o fato de Gus e Hazel terem ficado cercados por belas árvores, velas e luzes tenha ajudado a criar um ambiente igualmente romântico!”

9. As irmãs malas de Gus, seus “maridos banqueiros” e filhos bagunceiros aparecem pouco ou nada no filme, mas no livro Hazel as menciona com frequência enquanto Gus está passando pelos tratamentos contra o câncer. 

10. No livro, Hazel encontra Gus balbuciando enquanto dorme depois de “ter feito xixi na cama”, nas palavras dela. É um momento vulnerável, quando ela percebe que o câncer está realmente tendo efeito grave sobre Gus. O filme não inclui essa cena, mas tem a cena em que ela o encontra em outra situação lamentável no posto de gasolina. 

11. No filme, Boone resolveu deixar de fora o desdém de Hazel pelos comentários que as pessoas escreveram no Facebook após a morte de Gus. No livro, Hazel se enfurece com os clichês e o sentimentalismo dos posts e, insensata, escreve palavras de crítica a outra pessoa que deixou um post, imaginando que Gus teria desprezado as expressões de solidariedade. 

12. No livro, Hazel procura em toda parte pela “carta” que Gus lhe escreveu. Ela procura no computador e na casa dos pais dele, até que o pai de Gus lhe conta que estão faltando algumas páginas do caderno dele que foram arrancadas. Quando não encontra as páginas, ela envia um e-mail à assistente de Peter Van Houten, Lidewij, para ver se Gus enviou as páginas ao autor “favorito” deles. De fato, Gus tinha mandado as páginas para Van Houten, e Lidewij manda um e-mail a Hazel com os anexos para ela ler. No filme, Hazel encontra as páginas em seu carro depois de ser “bombardeada” por Van Houten no funeral de Gus. 

 

Filme

O desenvolvimento do filme A Culpa é das Estrelas começou em janeiro de 2012 quando Fox 2000, a divisão da 20th Century Fox, comprou os direitos para adaptar o livro para o cinema. Filmagem principal começou em 26 de agosto de 2013 em Pittsburgh nos Estados Unidos com alguns dias adicionais emAmsterdam nos Países Baixos antes de ser concluído em 16 de outubro de 2013.

Foi lançado em 5 de junho de 2014 no Brasil, 6 de junho nos Estados Unidos e 19 de junho em Portugal. O filme teve uma recepção positiva da crítica, com louvor indo para o desempenho bom de Woodley durante todo o filme.

Recebeu críticas positivas por parte da crítica especializada. Em base de 36 avaliações profissionais, alcançou metascore de 70% no Metacritic.Com Tomatometer de 80% o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Sábio, engraçado e comovente, sem recorrer a exploração, A Culpa é das Estrelas faz direito por seu material de origem best-seller."

 

 

Você deverá apenas comentar uma frase que tenha relação com o Livro/Filme A Culpa é das Estrelas, a frase pode ser uma critica, um elogio, uma observação... pode ser o que você quiser, apenas precisa ter relação com o livro.

As três melhores frases levarão 15 NightPoints + Emblema da coluna.

Emblema:

 

Deixe sua opinião e frase do quiz logo abaixo, e se quiser, deixe

sugestões para a próxima coluna!

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Eu não fui assistir quando lançou eu pensei "O pessoal é muito modinha, e estão chorando nessa porcaria, deve ser ruim" e então nem fui assistir, apenas quando comprei só pra olhar eu quase choro, mas, não foi tipo um cachorro morrendo em um filme, isso é bem mais triste, mas, achei bem legal. Já assisti duas vezes e gostei bastante, mas, ainda não ganhei o livro
Responder
-Amanhecer- - há 9 anos
Só gosto do livro porque é baseado em fatos reais (e pretendo ver o filme).

É muito triste ela já ter morrido [triste] [triste] [triste]
Responder
-Amma - há 9 anos
Eu assisti só o filme e fiquei bem balançada e morrendo de inveja,pq coisa do tipo nunca vai acontecer comigo...pelo menos tão cedo.
Responder
Babiih.Kx - há 9 anos
Eu nunca acreditei que iria me emocionar ou min incentivar com um filme mas isso acontece, e são com poucos ! E desses poucos o filme A Culpa é das Estrelas conseguiu fazer eu sentir isso. Um filme fantástico que pretendo ver repetidamente pelo resto da vida. Vou tentar pegar o livro para adquirir um pouco de conhecimento a mais sobre essa linda história.
Responder
Nightbook - há 9 anos
Mal tenho tempo mais pra ver filmes mesmo
Responder
mceandre - há 9 anos
"Se não acenderes o cigarro ele não faz mal, por isso apenas mastigo" a frase é algo identico... [;)] [:D] [night]
Responder
BrunozH. - há 9 anos
Não assisti a culpa é das estrelas porque não gosto de filmes românticos ! [vaidoso]

Mais as meninas aqui da rua se derramam de lagrimas quando vê esse filme ! [;)]
Responder
betinhocj10 - há 9 anos
Eu só tenho uma palavra para descrever o Livro e o Filme : Sensacional !

Responder
neojuninhoco86 - há 9 anos
Apesar do filme ser muito "teen", o filme emociona qualquer um que está em um dia ruim. Eu sempre fui o jovem zueiro de julgar quem assistia A Culpa é das Estrelas, mas eu decidi assistir e realmente, o filme me emocionou muito, não chorei muito, a história é praticamente uma coisa que eu vivo, você conhece uma pessoa especial e no dia seguinte você acorda sem ela. Resumindo em minhas maravilhosas palavras para esse filme: Lindo, teen e emocionante.
Responder
Megos - há 9 anos
A história tanto no livro quanto no filme transmite aquela sensação de realidade, sensação essa que nos leva a sentir cada momento vivenciado, tudo é passado para nós e nós passamos para os próximos.
Responder
JohnnyJames - há 9 anos
Eu acho o filme muito interessante, principalmente o personagem Augustus. O modo com que ele leva a vida "o que importa é ser feliz" é muito interessante, ele faz de tudo para fazer as pessoas ao ser redor serem felizes, meio que deixando o que ele pensa de lado. Querendo apenas ver a felicidade das pessoas. Sendo que no fim de tudo ele é um dos que mais precisava ser feliz, e outra coisa interessante é que ele se torna feliz ao lado de uma pessoa que pensa que tem um caso de câncer mais grave que ele. Admirei muito esse personagem. Sensacional o filme (ainda não tive a oportunidade de ler o livro)
Sugiro para a próxima coluna: Cidades de Papel
Responder
@SA=MU-EL - há 9 anos
Eu vir o filme comprei ele original achei muito bom por que o amor prevalece ate depois da morte e eles já sabiam que iam morrer mais a felicidade e alegria deles no momento casal não dava muita importância a doença só no privilegio como eles disse mesmo no filme que esse era o maior privilegio de ter a doença .
Responder
jonaslima1233 - há 9 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-9AC26A1
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!