Fazer pedido
Presença
22
Twitter
Quarto do locutor
0
Quais os limites dos jogos online?
Sabemos até que ponto devemos ir?
Postado por AutoNight em 19/10/2016 às 11:11 e revisado por thiago18771 - 997 visualizações

Resultado de imagem para simbolo de perigo

Atualmente, com o enorme mundo da internet e as muitas opções de conectar-se, smartphones, tabletes, notebooks e laptops, é raro encontrarmos algum jovem que não jogue nenhum jogo online. Mas será que esses jovens sabem quais os limites desses jogos online? Sabemos até que ponto devemos ir para não colocarmos em risco nossa segurança e até mesmo nossa vida?

Essa discussão ganhou mais força esta semana devido ao triste caso do adolescente Gustavo Riveiros Detter.  O jovem de 13 anos morreu no último domingo (16) devido a complicações decorrentes de um enforcamento que ocorreu no sábado (15).

Ao que tudo indica, no momento em que se asfixiou, Gustavo estava jogando com amigos online o game League of Legends. Segundo relatos do tio do garoto, quando alguém perdia o jogo recebia o desafio do Choking Game (jogo da asfixia), que consiste em interromper o fluxo de ar com algum objeto ou com as próprias mãos, tendo como objetivo provocar desmaios, tontura ou estado de euforia.

Gustavo no momento do enforcamento estava jogando sozinho no quarto do pai, mas de acordo com a polícia as cenas do ato teriam sido transmitidas para os amigos online por webcam. Um dos amigos após notar a ausência de Gustavo ligou para a prima do menino, que se encontrava no quarto ao lado, e ela o encontrou enforcado em frente ao computador.

A menina avisou os tios e eles conseguiram o reanimar. O jovem chegou ao pronto-socorro ainda com vida e depois foi transferido para o hospital Ana Costa, em Santos, onde morreu no domingo pela manhã. 

Casos como o de Gustavo podem parecer raros, mais não são. Podemos pensar, "ah, mas isso nunca vai acontecer comigo". Com certeza ele também pensava isso e se esqueceu que estava colocando sua vida em risco.

Dados:

Outros casos como esse já foram registrados em muitos lugares do mundo. Segundo informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, entre os anos de 1995 e 2007, pelo menos, 82 crianças e adolescentes, com idades entre seis e 19 anos, morreram no país devido a esse mesmo desafio.

Já na França é registrado uma média de dez mortes por ano pela APEAS, associação de pais de vítimas de acidentes por estrangulamento. No país a pratica é chamada de Jeu du Foulard (jogo do lenço), pois o estrangulamento ocorre com o uso de um lenço em torno do pescoço. 

São centenas de mortes todos os anos decorrentes dessa pratica, mas não é possível ter um número exato pois muitas delas são registradas como suicídio.

Alerta: 

O Choking Game, jogo da asfixia/desmaio, pode parecer uma simples brincadeira, mas na verdade é uma brincadeira de alto risco. Não caia em pensamentos como "se todo mundo faz eu também faço" ou "se fui desafiado tenho que mostrar que posso".

O estrangulamento pode provocar uma crise convulsiva, ataque epiléptico (que se durar mais de 30 minutos, pode prejudicar as funções cerebrais), coma (causado pela falta de oxigenação no cérebro) e vício. Além de poder levar a morte do praticante.

Geralmente a primeira pratica do ato ocorre com um grupo de amigos, mas muitos jovens buscam a repetição da sensação de prazer causada pelo ato e passam a se estrangularem sozinhos. Ou seja, devido a essa sensação muitos jovens viciam no Choking Game.

Deixamos aqui o nosso alerta, não queremos ver mais jovens perdendo a vida por causa do Choking Game ou qualquer outro jogo. Jogue na internet, se divirta com seus amigos online, mas sempre saiba quais os limites de cada brincadeira, jogo ou desafio. 

Três segundos de perda de consciência são suficientes para matar inúmeras células neuronais, 5 segundos são o suficiente para levar à morte.

 

A Habbonight deseja força à familia do jovem Gustavo e que mais nenhum adolescênte perca a vida por causa da internet.

Resultado de imagem para simbolo luto png

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Realmente triste ler isso. Devemos tomar extremo cuidado, não só com esse tipo de "brincadeira", mas com diversos outros. Um segundo errado pode mudar toda a nossa vida.
Responder
thiago18771 - há 8 anos
Nunca irei jogar esse jogo, devemos ter limites.
Responder
Luan-Luan-Lu - há 8 anos
Esses desafios passam do limite, uma simples brincadeira acaba em tragedia, Desejo força a família.. E que deus conforte a todos [:(]
Responder
GUILHERME.COMJR - há 8 anos
O que era para ser um passatempo muitas vezes acaba em tragédia.Que essa fatalidade sirva de exemplo para os demais que gostam de se aventurar em jogos online como o citado na matéria,pois brincadeiras tem limites,e não reconhecer o limite passa a se tornar um perigo iminente.
Que Deus conforte o coração dos familiares do jovem.
#Luto
Responder
::AZKABAN:: - há 8 anos
Tem que ter muita cabeça né, nunca que alguém que tivesse noção teria feito um desafio desses..
Responder
-l.ION- - há 8 anos
Esse jogo devia ser proibido pelas autoridades... #Luto
Responder
Bete44 - há 8 anos
Que tristeza [:(] Que a família do menino seja abençoada por Deus [anjo]
Responder
Naalluu - há 8 anos
Realmente bem triste, só que um garoto de 13 anos já tem base do que é ruim e do que é ruim, acho que pai e mãe devia ter dado mais atenção no filho, pois um adolescente, pra fazer isso é porquê tinha uma mente fraca..
Responder
RafaelGG28 - há 8 anos
O ocorrido foi muito triste eu fiquei totalmente chocado quando vi a notícia na televisão. Espero que a família seja confortada pela perda.
Responder
Cancelar=D - há 8 anos
eu não entendi uma coisa o jogo que tinha esse desafio ou era tipo um desafio que várias pessoas postam na internet? Que o coração dessa família seja confortado por Deus. #Luto
Responder
.Nickname- - há 8 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
1
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-64C2218
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!