Fazer pedido
Presença
4
Twitter
Quarto do locutor
0
Ciência e Tecnologia em Pauta #4
O melhor de Ciência e Tecnologia
Postado por AutoNight em 09/03/2017 às 19:38 e revisado por Naalluu - 488 visualizações

  

Olá amigos da Habbonight, sejam bem vindos a minha coluna semanal, Ciência e Tecnologia em pauta. Na edição de hoje teremos os seguintes temas:

Na sessão de Ciência, os controversos buracos negros.

Em Tecnologia, um assunto muito discutido e polêmico, e que traz a tona várias questões éticas, a expansão da Inteligência Artificial.

Na sessão de perguntas e respostas responderei a pergunta mais votada da edição anterior.

E esta semana teremos um promoção especial em homenagem a todas às mulheres, com o Tema: Mulheres na Ciência.

Ciência:

Os Buracos Negros: O que são, e as questões mais polêmicas a respeito.

Os buracos negros são um tema muito controverso e que mesmo com várias descobertas nos últimos anos a respeito, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Nesta edição responderei as questões mais polêmicas e controversas sobre os buracos negros.

O que são?

De acordo com a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, o buraco negro é um local no espaço onde nada, nem partículas que se movem na velocidade da luz conseguem escapar deles, assim não conseguimos enxerga-los no espaço, são literalmente invisíveis. Um buraco negro é formado a partir de uma implosão de uma grande estrela, que faz que toda a massa da estrela se acumule em um único ponto.

É possível escapar deles?

Para um planeta do tamanho da Terra, a velocidade de escape aproximada é de 11,2 km/s, para que um objeto se liberte da atuação gravitacional do buraco negro, precisa ser lançado a uma velocidade maior que essa.

Se os buracos negros são invisíveis, como eles são detectados?

Ela não acontece de forma direta, pois são visíveis apenas os efeitos que ele faz nas regiões próximas, devido a sua grande força de atuação gravitacional. Quando um buraco negro absorve matéria dos corpos próximos, esta matéria vai se comprimindo e esquentando e lançando Radiação-X de volta no espaço, inclusive as primeiras detecções de buracos negros foram feitas a partir de sensores que capturavam emissão de Raio-x.

A Terra pode ser engolida por um buraco negro?

De acordo com a NASA, não. Pois o buraco negro mais próximo da Terra está a mais de 24 mil anos-luz, assim pode ficar tranquilo que nosso planeta não será engolido por um deles.

Se eu entrar num buraco negro, o que acontece?

No Filme Interestelar (Inspiração para a matéria), o principal personagem Cooper, “escapa” de um buraco negro, para ver sua filha Murph, ainda para muitos cientistas a entrada em um buraco negro seria o nosso fim, mas novos estudam sugerem uma outra resposta para esta questão.

Acesse a seguinte matéria para conferir com detalhes: https://exame.abril.com.br/tecnologia/stephen-hawking-publica-nova-teoria-sobre-buracos-negros/

Tecnologia:

Avanços na Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um tema que tem tomado grande espaço no mundo da Tecnologia atual, junto a esses avanços surgem debates de igual importância, como a questão da desobediência robótica, muito mostrada em vários filmes de ficção, como: 2001: uma odisseia no espaço, onde o computador HAL 9000 se rebela contra a tripulação e mata vários tripulantes; e no filme Ex-Machina: instinto artificial, Ava a “sedutora” humanoide engana um jovem para ajuda-la a destruir seu criador. Podem ser apenas filmes de ficção, mas a cada dia esta ficção fica mais próxima de se tornar realidade.

Embora a possibilidade de um robô cometer um apocalipse tenha destaque no imaginário popular, toda a comunidade tecnológica está otimista quanto a recentes avanços na inteligência artificial.

Alguns desses avanços:

Autismo em bebês poderá ser previsto por meio da inteligência artificial

Mesmo com os métodos científicos atuais ainda é muito difícil saber quando uma criança irá desenvolver o autismo, na tentativa de se diagnosticar o quadro de autismo o quanto antes, pesquisadores conseguiram desenvolver um algoritmo capaz de detectar o quadro, o sistema faz varreduras no cérebro do recém-nascido em com cerca de 80% de precisão.

Samsung irá investir U$S 1 bilhão em tecnologia de Inteligência Artificial

Nos últimos meses a Samsung  anunciou que já investiu cerca de U$S 1 bilhão na inteligência Artificial, o que é um avanço significativo para um gigante do mercado de tecnologia, inclusive o próximo lançamento da Samsung o Galaxy S8 virá com uma novidade muito animadora, um assistente pessoal personalizado.

Robôs Repórteres

Uma agência de notícias chinesa a China Xinhua News, enviou um robô para uma coletiva de imprensa, o robô se apresentou e fez diversas perguntas sobre o tema que estava sendo abordado. Outro grande avanço na imprensa, também na China, recentemente um jornal teve uma notícia publicada por um autômato, sem ajuda de ninguém.

Distribuição gratuita de software de inteligência artificial do Google

Tentando influenciar a forma como as pessoas desenvolvem sistemas de inteligência artificial, a Google anunciou que está disponibilizando um software de construções de IA gratuitamente para todos os interessados. Tem o nome de Tensor Flow, é o mesmo sistema que ajudou o Google a desenvolver as pesquisas por voz

Robô Advogado

Quem sabe no future não precisaremos de pagar absurdos por um advogado, e sim apenas ligar um computador, e ele começará a lhe defender, recentemente apareceu no site VentureBeat, o DoNotPay, um chatbot criado pelo programador Joshua Browder. Ele está fazendo muito sucesso no exterior, por já ter vencido mais de 160 mil contestações apenas nos 2 lugares que está ativo (Reino Unido e Nova York). Por enquanto a especialidade dele é de ajudar motoristas que foram multados por estacionar um locais proibidos, o processo de contestação dá muito trabalho, pois tem que se preencher vários formulários. Essa ideia tem muito futuro.

Perguntas e Respostas:

Na última edição tivemos um empate entre duas perguntas, "Como Se Formam os Raios?" e "Porque Piscamos?", nesse caso vou escolher a segunda pergunta:

Porque piscamos?

Todos nós piscamos entre 10 e 20 vezes por minuto, dependendo do nosso nível de cansaço. A primeira explicação para esse mecanismo é que através dele, agentes externos, como poeira ou outros minúsculos elementos, são impedidos de entrar em contato direto com a córnea. Além dessa, a outra função do mecanismo é a lubrificação da superfície ocular.

Fonte: Mundo Educação

Todos que participaram das últimas 3 edições estaram recebendo o emblema da coluna e aos que alguma das vezes votaram na pergunta vencedora irão receber +10 Night Point. 

Vencedores:

- hiperclebel (Emblema + 10 NP's)

- Maggiekill3 (Emblema + 20 NP's)

- Swindle (Emblema + 10 NP's)

- PandaBiersack (Emblema +10 NP's)

- davi5473 (Emblema)

- .:TeleFonee:. (Emblema + 10 NP's)

- Luan-Luan-Lu (Emblema)

- Yoony. (Emblema)

- @SA=MU-EL (Emblema)

- Ellegancy (Emblema)

- _brancodrama (Emblema)

- 100pixels (Emblema + 10 NP's)

- lu4nconete (Emblema + 10 NP's)

- mceandre (Emblema)

- Tiagolucasoo (Emblema)

- agleice42 (Emblema)

Emblema

 ~ Sessão perguntas e respostas da coluna Ciência e Tecnologia em Pauta

Vote na pergunta que deseja ver na próxima edição e receba 3 C&T's (Explicação logo abaixo, em promoção) + o emblema da coluna, se você votar na perguntas vencedora receberá 5 C&T's + o emblema da coluna:

Vote na pergunta que deseja ver na próxima edição:

* Caso queira responder o fórmulario, clique aqui.

Promoção:

Hoje teremos um promoção especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulheres, com o Tema Mulheres na Ciência.

Vai funcionar assim, você responderá as questões que vão esta no formulário abaixo, apenas participando você irá ganhar um lindo emblema da promoção + 5 NP's + 2C&T's e se você acertar todas ganhará Emblema + 10 NP's + 7 C&T's.

Você deve estar se perguntando o que são C&T's? Na edição passada falei de um ranking mensal da coluna, então, C&T é o nome do ponto do Ranking, os 5 primeiro no ranking mensal ganharão uma premiação especial.

Emblema da Promoção:

 ~ Mulheres na Ciência - Coluna Ciência e Tecnologia em Pauta

*Para responder ao fórmulario, clique aqui.

O que você achou da nova edição? Comente e avalie!

Sugira perguntas e temas.

Se quiser acessar nossas edições anteriores os links estarão logo abaixo:

Link da 1ª Edição: Ciência e Tecnologia em Pauta #1

Link da 2ª Edição: Ciência e Tecnologia em Pauta #2

Link da 3ª Edição: Ciência e Tecnologia em Pauta #3

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Estou a responder o formulário sobre a mulher agora mesmo, eu simplesmente adoro o tema da sua coluna!
Responder
Cancelar=D - há 8 anos
Obrigado!! Continue acompanhando...
Responder
ramonis567 - há 8 anos
Irei enviar as minhas respostas aqui
Responder
mceandre - há 8 anos
Amei simplesmente gosto muito desse tipo de tema os buracos negros até hoje é uma ? Até hoje nenhuma teoria esta totalmente certa
Responder
RafaelGG28 - há 8 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
11
ONLINE: :Leehh - MilkShake
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-B71CC3C
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!