Fazer pedido
Presença
26
Twitter
Quarto do locutor
0
Ciência e Tecnologia em Pauta #5
O melhor de Ciência e Tecnologia
Postado por AutoNight em 16/03/2017 às 18:29 e revisado por Naalluu - 606 visualizações

​​​​

Olá queridos leitores e leitoras da Habbonight, sejam bem vindo à minha coluna semanal: Ciência e Tecnologia em Pauta, que está hoje na sua 5ª edição, na última edição tivemos 2 temas que geram muitas dúvidas no público, os Buracos Negros e a Inteligência Artificial.

Nesta edição na sessão de ciência, os desafios e novidades no combate ao HIV/AIDS

E na sessão de tecnologia, 5 armas do futuro que estão sendo ou já foram desenvolvidas.

Em Perguntas e Respostas, responderei a pergunta mais votada da última edição. E reforçar um pedido, mandem sugestões de perguntas nos comentários.

Na Sessão de Promoção, a entrega da premiação aos ganhadores da última edição.

Ciência:

O Desafios e Novidades na busca para a Cura da AIDS (ou combate ao HIV)

Quem está sempre ligado em sites, jornais e revistas que falam de ciência pode notar que com certa frequência surgem noticias ligadas ao HIV ou a AIDS. Mas porque mesmo com tantos avanços a cura nunca chega?

O vírus HIV é o causador da AIDS, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, esta doença é difícil de ser tratada, porque o vírus HIV é considerado um vírus “inteligente” pois ele consegue manobrar e impedir que as células que defendem o organismo não consigam agir.

Nos últimos anos tivemos grandes avanços no tratamento da AIDS, antes era preciso tomar vários comprimidos diários, além de serem muito caros, hoje um comprimido por dia já basta, e são oferecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Mas ainda existem muitos tabus quanto a doença.

E mais recentemente cientistas e pesquisadores anunciaram muitos avanços quanto ao tratamento e prevenção da AIDS, confira abaixo:

Cientistas criam nova vacina que protege macacos da AIDS

Fazendo testes terapias genéticas, cientistas conseguiram criar vacina que deixa macacos imunes do HIV, o que pode ajudar nas pesquisas para uma eventual vacina para humanos.

A vacina usa terapia genética para agir, ela introduz novas sessões no DNA de células sem infecção do HIV, e cria ferramentas que neutralizam o vírus.

Entre os desafios da vacina, está a adaptação dela para uso em humanos. Mas de acordo com os cientistas, devido as semelhanças entre nosso código genético e o dos macacos, em breve, com poucas alterações ela poderá ser usada em humanos.

De acordo estudiosos, o HIV esta ficando menos mortal e infecciosa

Em uma pesquisa feita por estudiosos da universidade de Oxford demonstra que o vírus da AIDS o HIV, está se tornando menos infeccioso e mortal, ou seja o vírus está demorando mais a adaptar ao nosso sistema imunológico e para causar a AIDS, alguns pesquisadores sugerem que com o passar do tempo ele vai chegar a ficar quase inofensivo devido a essa adaptação.

O estudo foi feito analisando pessoas de 2 países, Botswana onde o vírus já esta a mais tempo, e da África do Sul onde o HIV surgiu depois, nos pacientes da Botswana o vírus é 10% mais lento para causar a AIDS, ou seja observamos a evolução acontecendo bem a nossa frente, o sistema imunológico do pacientes de Botswana estão se adaptando para combater ao vírus.

Também foi constatado que a media de idade que a AIDS começava aumentou cerca de 2 anos e meio, antes começava a se manifestar com 10 anos, hoje com 12,5 anos.

Cientistas descobrem como o vírus HIV se infiltra nas células  

Pesquisadores do Reino Unido, descobrem informações chave para futuras pesquisas sobre o HIV.

Para mais informações acesse o link da revista Galileu, onde foi divulgado o Artigo. Clique aqui. Na aba saiba mais também tem outras matérias bem interessantes.

Novo tratamento para a AIDS avança no caminho rumo a Cura

Cientistas brasileiros que estudam formas de impedir a multiplicação do vírus, recentemente, deram passos adiante que podem ajudar na busca da esperada cura.

Publicada na revista americana de Ciência Nature um estudo liderado por 2 brasileiros apontou um tratamento promissor que foi capaz de reter o vírus por varias semanas nos pacientes infectados que estavam sendo "testados", o tratamento é chamado de anticorpos monoclonais.

Atualmente existem vários tratamentos eficazes contra o HIV e a AIDS, entre eles: a imunoterapia com arti-corpos; a terapia genética; e a vacina anti-HIV, que está sendo desenvolvida no Brasil e que tem, como objetivo fazer o organismo reconhecer o vírus quanto entrarem em contato.

Tecnologia:

As 5 armas do futuro que estão em desenvolvimento ou já foram desenvolvidas

1. Organismos sintéticos e imortais 

De acordo com a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Estados Unidos (DARPA), este projeto assustador e curioso, está em desenvolvimento, o projeto tem um investimento de 6 milhões de dólares, e pretende acabar com a barreira da morte, com organismos de engenharia , ou seja um supersoldado, tipo o Capitão América ou o Wolverine.

2. Armas de Lasers

Você pode pensar que isso é apenas coisa de filmes de ficção, mais sim, já foram desenvolvidos, eles são usados pela marinha americana em navios de guerra, e é capaz de detectar e destruir misséis e outras ameaças inimigas.

A arma tem frequência maior que qualquer outro laser, pode ser ajustado para ser usado com raio-x ou micro-ondas.

3. Canhão Eletromagnético

Outra arma dos filmes de ficção, como sempre desenvolvido pelo exército americano o canhão pretende usar eletricidade para disparar projéteis a uma velocidade de 2,4 km/s, ou seja 7 vezes a velocidade do som.

De acordo com fontes externas, a arma estará pronta em cerca de 10 anos.

4. Sistema de Camuflagem Quantum

Sistema de camuflagem que está sendo desenvolvida pelos Canadenses com apoio do Estados Unidos, o sistema permite ao soldado ficar praticamente invisível, no entanto está sendo projetado apenas para pilotos que caça que são forçados a ejetar em território inimigo, mas também seria uma grande vantagem para soldados de infantaria.

5. Insetos espiões

Quem nunca imaginou ser uma mosquinha ou uma formiga para poder espionar aquela conversa secreta entre seus amigos? Pois é exatamente com esta razão que mais uma vez a DARPA, está criando os Insetos Micro-Eletro-Mecânicos. O objetivo é criar insetos cyborgs , onde são inplantados micro-dispositivos eletrônicos logo nos primeiros estágios da vida dos insetos, logo quando ainda estão sendo formados.

Ainda existem muitas outras armas surreais que estão ou já foram desenvolvidas, como o lançador de granadas, o campo de força e a metralhadora que atira incrivéis 1.000.000 de tiros por minuto. Existem vários artigos falando sobre isso em diversos sites.

Perguntas e Respostas:

Parabéns e muito obrigado à todos os que votaram na última edição, a perguntas mais votada da última edição foi: "Como se Formam os Raios?". Com 40% dos votos. Todos que participaram irão receber o emblema da coluna + 3 C&T's, os que votaram na pergunta vencedora ganharão o emblema da coluna + 5 C&T's, a serem entregues na edição de na última edição do mês onde serão divulgados os melhores do ranking mensal da coluna. 

Como se formam os raios?

Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los. Existem três tipos e diversos fatores influenciam sua formação: a altitude, a proximidade do mar, a umidade do ar e a ocorrência de frentes frias. O Brasil é campeão mundial na incidência de raios (observe abaixo onde eles são mais frequentes). O estado mais atingido é o Mato Grosso do Sul por estar na área de encontro da massa de ar fria, vinda do sul, com a quente, vinda da Amazônia. A menor incidência se dá no litoral do Nordeste, em Sergipe.

Fonte: Nova Escola

Abaixo, formulário da próxima edição:

** Para acessar diretamente clique aqui.

Promoções:

Na última edição tivemos uma promoção especial para comemorar o Dia Internacional da Mulheres, nesta edição não teremos promoções especiais, mas na próxima edição teremos uma outra promoção especial.

Todos os participante irão receber o emblema abaixo + 5 NP's + 2C&T's, os vencedores receberão o emblema + 10 NP's + 7 C&T's.

~ Mulheres na Ciência - Coluna Ciência e Tecnologia em Pauta

 

Participantes e Vencedores:

- agleice42

- MegaMarcony

Swindle

- Maggiekill3

_brancodrama

- @SA=MU-EL

Infelizmente poucos vencedores, alguns passaram bem perto de acertarem, mas cometeram erros simples, que com um pouco mais de pesquisa e atenção poderiam não existir. Parabéns à todos.

O que você achou da nova edição? Comente e avalie!

Sugira perguntas e temas.

Se quiser acessar nossas edições anteriores os links estarão logo abaixo:

Link da 1ª Edição: Ciência e Tecnologia em Pauta #1

Link da 2ª Edição: Ciência e Tecnologia em Pauta #2

Link da 3ª Edição: Ciência e Tecnologia em Pauta #3

Link da 4ª edição: Ciência e Tecnologia em Pauta #4

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Amei a coluna sobre a Ciência e Tecnologia é um assunto muito interessante de ser ler
Responder
mceandre - há 8 anos
Obrigado, continue acompanhando
Responder
ramonis567 - há 8 anos
A ciência já tem a cura da aids, só que não dá ela por que vender coquetel é mais lucro
Responder
-Amanhecer- - há 8 anos
Também acho, inclusive eu ia até falar sobre isso, mas esqueçi.
Responder
ramonis567 - há 8 anos
Gostei, vou começar a visualizar!
Responder
adeli-ano - há 8 anos
Obrigado... Continue acompanhndo
Responder
ramonis567 - há 8 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
3
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-1EDE92A
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!