Fazer pedido
Presença
26
Twitter
Quarto do locutor
0
Ciência e Tecnologia em Pauta #6
O melhor de Ciência e Tecnologia
Postado por AutoNight em 23/03/2017 às 14:48 e revisado por rodrigo56066 - 626 visualizações

Hi Guys and Girls!! Sejam bem vindos a 6ª edição minha coluna semanal, Ciência e Tecnologia em Pauta, na edição passada os temas foram os avanços no combate ao HIV/AIDS, e as 5 armas do futuro que já estão em desenvolvimento.

Nesta edição:

Na sessão de ciência, um especial do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, mostrando como a falta de água é combatida ao redor do mundo.

Em Tecnologia, uma matéria bem curta, sobre alguns dos desafios para a missão Marte 2033, oficializada há alguns dias pelo Presidente Americano Donald Trump.

Em Perguntas e Respostas, responderei a pergunta mais votada da última edição.

Na sessão de Promoções, uma promoção especial do Dia Mundial da Água.

E a mais nova sessão da Coluna, TAREFAS DA SEMANA, onde eu colocarei algumas tarefas para serem realizadas ao longo da semana, valendo C&T's.

Ciência:

O combate da escassez da água ao redor do mundo

No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, em razão disto, nesta edição este tema ser a abordado.

Todos sabem que a água é um bem essencial para a vida humana na Terra, mesmo ela sendo bastante abundante no mundo, ela é muito mal distribuída, o consumo de água ao redor do mundo, obedece às diferenças socioeconômicas entre os países e pessoas.

Todos também já devem ter sido avisados para economizar água, os especialistas no assunto dizem que se o consumo de água (contando com o desperdício) continuar de forma que está, muito brevemente todos estarão enfrentando sérios problemas com sua falta (alguns até já sofrem com isso), economizar água é uma pratica que além de colaborar com o meio ambiente, pode ajudar um pouco na conta de água no fim do mês.

A seguir 5 iniciativas para economizar água ao redor do mundo em grandes cidades:

1- Pequim (China) – Transposição de Água

A China é um dos 13 países que estão presentes numa lista da ONU, que define Grave Crise Hídrica, com 21%da população do mundo, o país está com apenas 6% da água do mundo, mais de 400 cidades no país tem dificuldades no abastecimento, entre elas a capital Pequim.

Para lutar contra a falta d’água, o governo Chinês junto com a companhia de água, estão apostando num projeto multibilionário de desvio de rios, o Projeto de Desvio de Água Sul-Norte.

No Brasil, recentemente foi concluída a primeira fase de uma obra parecida, a Transposição do Rio São Francisco.

O projeto Chinês construirá cerca de 2,5 mil canais, numa distancia total que supera o Oiapoque ao Chuí, e custara cerca de 60 bilhões de dólares.

2 – Perth (Austrália) – Dessalinização

Perth é a cidade mais seca entre as grandes cidades australianas, em duas décadas o volume hídrico reduziu a 1 sexto do que havia antes.

Atualmente, metade da água consumida da cidade vem do Oceano Índico, ambientalistas criticam este processo por ser caro e gastar muita energia, e o aumento nas contas de água da cidade foram muito grandes.

A cidade também investe na exploração do sistema de aquíferos Gnangara, sua maior fonte subterrânea. Esta água é filtrada naturalmente pelo solo arenoso, e é usada para o consumo humano e na agricultura.

Ao mesmo tempo também houve programas de conscientização da população o que ajudou bastante, pois em 20 anos a população da cidade aumentou 30% mas a demanda da água apenas em 8%.

3 – Cidade do México – Exploração de Aquíferos Subterrâneos

Num país que de acordo o presidente Henrique Peña Neto diz que cerca de 35 milhões de pessoas sofrem de problemas com escassez de água, a capital também sofre de vários problemas que agravam a situação, como a grande concentração populacional e o esgotamento de rios. No ritmo atual, de acordo especialistas a cidade não terá água para se manter em 2030.

Assim, a ideia é de explorar aquíferos subterrâneos que foram descobertos alguns anos atrás. Mas o grande problema é que eles estão a 2 km de profundidade, o que iria tornar o projeto mais caro. Atualmente o projeto está em fase de analise.

4 – Hong Kong – Uso de Água do Mar nas descargas

Você já parou pra pensar em quanta água gastamos quando damos uma descarga? Pois é, gastamos em média 20 litros de água por descarga, dependendo do vaso sanitário.

Pensando nisso Hong Kong desde 1955 adotou esta pratica, hoje cerca de 80% da população do país usa o sistema. A água do mar primeiro passa por filtros onde são removidas as partículas solidas, depois é desinfetada com cloro ou hipoclorito, e logo já é bombeada para o reservatórios.

5 – Nova York (EUA) – Proteção dos mananciais

Nova York, uma das maiores cidade do mundo, visando economizar, criou em 1990 um programa de proteção dos mananciais, para prevenir poluição nessas nascentes e ainda reduzir gastos com obras.

Com o projeto o governo municipal, comprava terras onde havia nascentes, com o objetivo de preservar a vegetação, e dar assistência financeira a moradores rurais em troca de cuidados com o meio ambiente.

O programa também inclui grandes campanhas pela redução do consumo de água.

Resultado: a vida útil dos mananciais foi alongada em anos e o consumo per capita de água na cidade caiu drasticamente.

Tecnologia:

Missão Marte 2033: Desafios

Há alguns dias, o presidente americano Donald Trump, assinou uma lei que repassa 19,1 bilhões a missão Marte 2033 da NASA, assim, oficializando a missão, pela lei assinada a NASA poderá trabalhar com apoio de companhias privadas como a Boeing, SpaceX e BlueOrigin, que também possuem planos próprios para chegar a Marte. A lei reafirma o compromisso central da NASA que é a exploração de outros planetas.

Logicamente ainda existem muitas dificuldades para a concretização da missão.

Os principais desafios da missão:

1- Efeitos físicos para os astronautas, decorrentes da exposição à radiação muito forte em Marte além de outros tipos de radiação ionizante, da longa permanência em uma ambiente de gravidade baixa, e ambiente de baixa luminosidade.

2- efeitos psicológicos do isolamento da Terra, e da falta de comunidade, devido à falta de conexões em tempo real com a Terra

3- inacessibilidade às instalações médicas terrestres

 

Clique aqui para acessar um especial muito interessante da revista Zero Hora sobre a missão.

Perguntas e Respostas:

Muito obrigado à todos os participante da sessão na última edição, a perguntas mais votada, com 38,5% dos votos foi "Porque sentimos alergia?". Todos que participaram irão receber o emblema da coluna + C&T's, os que votaram na pergunta vencedora receberão o emblema da coluna + 5 C&T's. Todos à serem entregues na última edição do mês, onde também serão divulgados os melhores do ranking mensal da coluna.

Porque Sentimos Alergia?

Alergia ou reação de hipersensibilidade, é uma resposta exagerada do sistema imunológico após a exposição a uma série de agentes , em indivíduos predispostos geneticamente. A maioria das alergias é por um dos seguintes agentes:

  • Ácaros
  • Fungos
  • Insetos,Pelos de animais
  • Pólens
  • Alimentos
  • Medicamentos.

A herança genética é a base para se ter alergia, entretanto ela só será desencadeada com a exposição a fatores ambientais. Pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária, sendo atualmente considerada um problema de saúde pública por acometer cerca de 10% a 20% da população mundial, comprometendo de forma significativa a qualidade de vida de adultos e crianças.

Vote na pergunta que deseja ver na próxima edição da coluna e garanta o emblema da coluna + 2 C&T's, se votar na pergunta vencedora ganhará 5 C&T's:

 ~ Sessão perguntas e respostas da coluna Ciência e Tecnologia em Pauta

 **Se preferir acessar diretamente, clique aqui. **

Promoções:

Hoje lançarei uma promoção especial em razão do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de Março. Com vários pontos para o ranking mensal que encerra na próxima edição.

Todos os que responderem as 3 primeiras perguntas receberão o lindo emblema de participação da promoção + 5 NP's + 3 C&T's. Os vencedores receberão o emblema da promoção + 10 NP's + 7 C&T's.

As 2 melhores respostas nas perguntas extras receberão 10 NP's + 7 C&T's.

     

~ Emblema em confecção ~

 

Responda o formulário:

** Se preferir acesse diretamente, aqui. **

Tarefas da semana:

Esta é a nova sessão da coluna, onde distribuirei tarefas aos leitores valendo C&T's. Todos que cumprirem até o dia 29/03, receberão premiação.

Tarefas:

- Comentar nesta edição da coluna: 2 C&T's

- Sugerir uma pergunta nos comentários desta edição: 4 C&T's

- Comentar na Coluna Swindlando #13: 2 C&T's

- Comentar na Coluna Fear #12: 2 C&T's

- Comentar na Coluna Desbravando o Mundo #2: 2 C&T's

Nesta edição serão somente estas tarefas, na próxima teremos mais.

 

O que você achou da nova edição? Comente e avalie!

Sugira perguntas e temas.

Acesse a última edição, através do link abaixo:

Ciência e Tecnologia em Pauta #5

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Os assuntos tratados nessa coluna eu realmente gostei muito.
Primeiramente a água que devemos economizar sempre, de várias formas possíveis. E segundo pelo belo resumo da missão de chegar a marte em 2033, os caras que forem designados para essa tarefa vão ter que estar muito bem preparados, fico imaginando... Acho meio desnecessário, mas a curiosidade do homem é enorme kkkkkkkkk
Responder
@SA=MU-EL - há 8 anos
Gostei muito da Noticia, vamos valoriza o nosso Planeta onde vivemos todos q colabora nosso Planeta agradece ^^ #DIAMUNDIALDAÁGUA.


Responder
Warikson - há 8 anos
Gostei dessa coluna dessa semana um assunto muito interessante
Responder
mceandre - há 8 anos
Gostei muito dessa coluna, principalmente a parte da missão Marte 2033 da NASA (me amarro nessas ideias de jerico do homem em ir pra Marte e fazer coisas por lá) e do uso de água do mar nas descargas de Hong Kong.
Responder
_brancodrama - há 8 anos
Estarei participando das promoções, boa sorte a todos que tentarem. Amei a edição!
Responder
Cancelar=D - há 8 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
4
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-223F9B0
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!