Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Postado por AutoNight em 28/10/2017 às 09:41 e revisado por Swindle - 413 visualizações

Suécia, oficialmente Reino da Suécia, é um país nórdico, localizado na península Escandinava na Europa Setentrional.

Com 450 295 km², a Suécia é o terceiro maior país da União Europeia em termos de área e possui uma população total de cerca de 9,2 milhões de habitantes. A Suécia tem uma baixa densidade populacional, com cerca de 21 habitantes por quilômetro quadrado, mas com uma densidade consideravelmente maior na metade sul do país. Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas. A capital e maior cidade da Suécia é Estocolmo (com uma população de 1,3 milhão na área urbana e de 2 milhões na área metropolitana), centro do poder político e econômico do país. A Suécia é membro fundador da Organização das Nações Unidas, da União Europeia desde 1 de janeiro de 1995, e da OCDE.

 Pontos Turísticos da Suécia

A cidade encanta os amantes de grandes edifícios e monumentos, todos muito bem preservados. Se você gosta de boa comida, também se encantará pela quantidade de cafés, bares e restaurantes que rodeiam a cidade. Confira agora 5 dos pontos turísticos imperdíveis da capital sueca.

Museu do Vasa

O Museu do Vasa abriga o famoso navio Vasa. Um navio de guerra sueco, do início do século XVII, afundado quando deixava o porto em sua primeira viagem. Depois de passar 333 anos debaixo da água, foi recuperado e tornou-se a principal atração do museu. O navio é o único exemplar de guerra existente no mundo.

Gamla Stan

Gamla Stan é a cidade velha de Estocolmo, o núcleo histórico da capital sueca, construído sobre a ilha de Stadsholmen. Na região é possível conhecer um pouco mais da história da cidade. Suas ruas estreitas oferecem uma paisagem característica dos tempos antigos, com construções charmosas e coloridas. Na rua principal é possível encontrar lojas de souveniers e bons locais para apreciar a culinária sueca.

Djurgarden

Djurgarden é uma ilha e um parque de Estocolmo. Linda e encantadora, a região oferece uma bela paisagem, muito verde e pode render ótimas fotografias. Além do parque verde, a ilha também abriga vários museus, um jardim zoológico e um parque de diversões.

Parlamento Sueco

O Parlamento Sueco fica no edifício Riksdagshuset em Estocolmo, situado na ilha de Helgeandsholmen. A construção apresenta um estilo neo-barroco clássico. A bela arquitetura pode ser observada de dia, mas fica ainda mais bonita à noite.

Prefeitura (Stadshuset)

A prefeitura (Stadshuset) é uma das construções mais famosas de Estocolmo. O local proporciona uma vista panorâmica da cidade. A arquitetura do prédio é impressionante, por dentro e por fora. Pra quem tiver mais tempo, vale a pena fazer uma visita guiada por dentro da Prefeitura.

Curiosidades sobre a Suécia

1. SOL O DIA TODO

No verão sueco, o sol nasce aproximadamente às 2h da manhã, e se põe às 23h. Já no inverno, o dia começa às 8h e acaba às 15h.

2. LICENÇA MATERNIDADE DE ATÉ 16 MESES

Na Suécia, os pais têm direito a 480 dias de licença remunerada, divididos entre a mãe e o pai, quando seus filhos nascem ou são adotados.

3. PAGAR PARA IR À ESCOLA?

A Suécia paga aos alunos 187 dólares por mês para estes irem ao colégio.

4.  IDIOMA

Cerca de 89% das pessoas na Suécia falam inglês.

5. SUECOS VIVEM MUITO!

A Suécia tem uma das maiores expectativas de vida do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde: 84 anos para as mulheres e 80.7 anos para os homens.

6. TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE

O transporte público sueco é sempre pontual. Nos pontos de ônibus e em cada estação de metrô painéis foram colocados informando quanto tempo falta para o meio de transporte chegar.

7. IMPOSTO BEM USADO

O imposto na Suécia é de cerca de 30% em cima do salário. Esse valor é usado para investimentos em educação, saúde e transporte público, dentre outros, sempre visando a melhoria do bem-estar da população.

8. FERIADOS PARA COMIDAS

Existem feriados no país dedicados exclusivamente à comidas. No dia 4 de outubro, por exemplo, é comemorado o dia do Kanelbulle, um bolo de canela em formato espiral.

9. AURORA BOREAL NA SUÉCIA

O fenômeno da aurora boreal pode ser visto da Suécia entre os meses de setembro e abril.

10. GENTILEZA GERA GENTILEZA

Os suecos são muito gentis e sempre agradecem dizendo Tack (obrigado em sueco) com um sorriso no rosto.

11. PAZ

Apesar de ter sido uma potência militar no século XVII, a Suécia não participa de uma guerra há dois séculos, tendo uma posição de neutralidade nas duas Guerras Mundiais.

Bem pessoal essa foi a coluna dessa semana, espero que vocês tenham gostado, e não deixem de comentar... Agora estou passando um formulário sobre Suécia e os 3 primeiros que estiverem respondendo todas corretas, irão levar 5 Np's.

 

 

 

O que achou do Rodando o mundo?

Comente e avalie a coluna!

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
E poderia nascer na Suécia né @Deus [triste] #ColuLinda [s2]
Responder
Swindle - há 7 anos
Gostei muito ^^..
Responder
Warikson - há 7 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-C026236
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!