Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Postado por AutoNight em 03/05/2018 às 20:50 e revisado por Swindle - 498 visualizações

                     

 

Salve, salve, pequenos gafanhotos! Tudo bem com vocês? Eu estou ótimo, até porque hoje é dia de... MINI AULA DE PROGRAMAÇÃO COM O TITIO SANT! Quem leu a primeira postagem da coluna  já sabe o que é uma linguagem de programação e para que ela serve. Nessa aula estarei explicando o que significa IDE, o que é e para que serve. Mas calma que antes de toda prática existe a teoria, e você pode ficar sem estresse, afinal na semana que vem já estarei dando exemplos práticos sobre o assunto. Agora que sabe o procedimento pode pegar sua tapioca com café, ajeita a coluna na cadeira e  vem com o sant que é só sucesso!

 

 

O que é?

O IDE na tradução para o português significa "Ambiente Integral de Desenvolvimento". Ele é um software com propósito de facilitar nossas vidas, onde estão TUDO o que a gente precisa para desenvolver desde programa de computador até um app mobile, e ainda por cima tem alguns recursos corrijem o texto, não deixando errar o código, fazendo tudo ficar organizadinho. Antigamente, bem antigamente mesmo, os desenvolvedores só precisavam de um bloco de notas e um navegador para criar um software ou script. Agora com os IDEs, eles têm mais rapidez com a criação de novos projetos. Imagine os IDEs como as calculadoras. Logicamente você aprende a fazer as continhas na escola, mas quase nunca faz manualmente quando precisa.

Vantagens

Uma das coisas que fazem os IDEs serem tão importantes é a capacidade de armazenar uma biblioteca gigantesca de códigos. Ou seja, quando você vai escrever uma linha de código, ele já sabe o que você está tentando escrever, ajudando assim como se fosse um amigo muito rigoroso e obcecado por organização. Outra coisa bastante comum nos IDEs são os debuggers que apontam os erros que ocasionalmente podem acontecer enquanto você escreve o código, como um fiscal. Alguns IDEs também possuem o autocompletar, que o nome já diz, auto completam as linhas de códigos que você está escrevendo.

Desvantagem

Para desenvolver em uma IDE, a pessoa precisa ter um conhecimento razoável de programação. Se um iniciante da área de desenvolvimento de software pisar em alguma IDE, a confusão é garantida com o tanto de recursos que alguns podem ter.

Principais IDEs

NetBeans - Um ambiente multiplataforma que tem como principal característica o design simples e objetivo. Suporta as linguagens de programação XML, C, PHP, C++, Ruby e HTML

Notepad++ - Destaca-se por um recurso que lhe permite a identificação da linguagem que está sendo usada. Essa IDE só está disponível para Windows, tá bom, beninas? Ela suporta as linguagens Assembly, Ruby C, HTML, PHP, JavaScript, ASP, SQL, C++, Java, C#, XML, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python e Lua.

Pycharm - É muito bom para a organização, correção de erros e simplificação dos códigos, além da interface dela ser bonitinha. 

 

O que achou da nossa aula?

Comente e avalie!

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Ótima edição! Muito interessante o software IDEs, não conhecia. Mais algo que aprendi! [s2]
Responder
Swindle - há 6 anos
Adoreiii, eu ainda uso o brackets pra fazer todos os códigos kkkkkk
Responder
a.r.2010 - há 6 anos
Me sinto mega inteligente quando aprendo essas coisass. Adoreii
Responder
flugabi - há 6 anos
Eu acho o sublime e o atom os melhores. (não são IDE, mas tem muitas vantagens que nem as IDE)
Responder
majoryanzinho - há 6 anos
TOP de mais, eu usei muito o NetBeans e o Notepad++ quando eu fazia curso técnico de Informática para Internet. Hj em dia eu substitui o Notepad++ pelo Sublime Text.
Excelente coluna!
Responder
QueroKH - há 6 anos
Mano, haja inteligencia.
Isso não é pra mim não HSUAHSUAHS [:l]
Deprê [triste]
Ótima coluna! [s2]
Responder
,Thamiires - há 6 anos
[s2] Amei essa coluna[s2]
[;)] Pelo simples fato de eu estar aprendendo isso e gostando muito mesmo!
Através do curso técnico de informática que eu me apaixono a cada dia[s2]
Responder
SirXx.OUROPRETO - há 6 anos
Uau, vivendo e aprendendo...
Responder
bob123batata - há 6 anos
Olá Guan...digo titio Sant
Tem algumas IDEs muito boas surgindo para mobile hoje em dia tbm, mas nada vai substituir o Bloco de Notas :P[s2]
Responder
sireduardog - há 6 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-E76F53A
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!