Fazer pedido
Presença
25
Twitter
Quarto do locutor
0
Postado por AutoNight em 30/06/2018 às 00:32 e revisado por Swindle - 418 visualizações

Para muitos historiadores, a a história da humanidade pode ser contada a partir de relações entre opressor vs. oprimido. Como já dizia Michel Foucault, as relações humanas são pautadas em relações de poder. Tais relações acabam originando determinadas mentalidades que se tornam perigosas, os chamados preconceitos. Nosso intuito aqui é explicar como essa forma de pensar é originada e quais são as suas consequências para a sociedade. Afinal, a intolerância está diretamente relacionada a isso e é causa de muitas mortes no mundo em que vivemos.

 

Preconceitos

O que são preconceitos?

É um juízo de valor pré concebido a alguém devido, dentre outro motivos, a sua cor de pele, tipo de cabelo, orientação sexual, religião, condição social etc.

 

Como se origina um preconceito?

Os preconceitos são originados de diversas formas e, por isso, precisamos estar sempre atentos se a forma como pensamos não é irracional e excludente. Grande parte dos preconceitos tem origem histórica e cultural. Um exemplo disso é o machismo que se perpetua até os dias de hoje fazendo com que muitas mulheres competentes recebam salários inferiores aos homens somente por ser mulher, o que configura uma situação claramente irracional. Além disso, exemplos como o antissemitismo (aversão aos judeus) e xenofobia evidenciam construções históricas originárias de preconceitos. Outra parte significativa desse valor pré concebido tem origem dos estereótipos criados na sociedade. Como, por exemplo, a ideia de um corpo ideal cria bases para a gordofobia, em que indivíduos acima do peso são pré concebidos como indíviduos que "só pensam em comer e não cuidam da saúde". Também temos o fundamentalismo religioso, que muitas vezes acaba sendo fonte de preconceitos, principalmente no que diz respeito a constitução familiar e a homoafetividade. Devido a essa gama de fatores, é fundamental que tenhamos um filtro em nossas mentes, a fim de selecionar mentalidades que não ponham outras pessoas em um nível "inferior" ao "eu" para que assim possamos construir uma sociedade saudável e justa.

 

Tipos de preconceito:

Preconceito Racial - é aquele relacionado à etinia ou cor de pele, bem como os aspectos físicos. Na maioria dos casos, é quando uma raça se considera superior a outra como aconteceu (e acontece) com brancos e negros em diversas partes do mundo.

Preconceito Social - é aquele associado à classe social do indivíduo. O maior exemplo são as disparidades entre ricos e pobres, em que os primeiros acreditam ser superior ao último.

Preconceito Cultural - é aquele associado às diferenças socioculturais, que acabam originando o etnocentrismo e a xenofobia.

Preconceito Linguístico - é aquele relacionado ao idioma e principalmente às gírias e sotaques de cada região. Corriqueiramente esse tipo de preconceito está associado ao preconceito social, na medida em que algumas expressões são maginalizadas por serem comuns em um meio social menos favorecido.

Preconceito Religioso - é aquele relacionado à religião. Muitas religiões de caráter universalista são utilizadas como justificativa para criação de grupos extremistas que realizam uso da violências para cumprir "fins religiosos".

Preconceito Sexual - é aquele relacionado à orientação sexual do indivíduo, a exemplo da homofobia e heterofobia.

 

Qual a relação entre preconceito e intolerância?

A intolerância é basicamente a incapacidade de um indivíduo aceitar e/ou respeitar pensamentos, críticas ou atitudes diferentes a dele. Corriqueiramente preconceitos estão relacionados a atitudes intolerantes como a homofobia. A incapacidade de aceitar um indivíduo que apresenta orientação sexual diferente da minha configura uma forma de pensar intolerante originada por um preconceito. Ou seja, a intolerância é a forma de um preconceito se expressar no meio social. Tal atitude ocasiona a discriminação, em que um grupo minoritário é excluido de oportunidades, serviços e acessos, negando a ele o reconhecimento como indivíduo que apresenta os mesmos direitos que eu e necessita ser respeitado.

 

Homofobia

Como a própria origem da palavra já sugere, "homo" (semelhante) e "fobia" (aversão), homofobia é aversão a indivíduos que se relacionam com pessoas do sexo semelhante. É a origem de milhares de mortes no mundo, principalmente em continentes africanos e asiáticos, onde a própria legislação criminaliza tal ato. Também responsável por danos psicológicos aos indivíduos com características homoafetivas, a homofobia é uma barreira para que o indivíduo possa ser quem ele realmente é, impossibilitando o mesmo de expressar seus sentimentos abertamente. Sendo assim, a homofobia é uma tentativa de retirar um dos direitos mais belos da biosfera: o direito de amar.

 

Night Dica

Como vimos acima, intolerância e preconceito só danificam a existência de alguém. Em um mundo tão grande e vasto como o nosso, sempre há espaço para a diversidade basta que todos os lados cooperem e, principalmente, zelem pelo respeito. Não é justo que na breve passagem da vida alguns tenham mais direitos do que outros. Alguns tenham direito de amar e outros não. Alguns possam crer e outros não. Afinal, TODOS nós somos uma minoria. TODOS são minorias de sí mesmos! Lute para que o direito do outro seja garantido, pois, dessa forma, o seu direito também será. Por isso, enriqueça sua mente com bons valores e não valores pré concebidos. Enriqueça sua mente com ideologias que não são excludentes e que não discrimina a existência do semelhante. Essa é a dica que fica!

 

Texto autoral de Swindle.

Imagens: Google Imagens

Fontes: Toda Matéria | Wikipédia

 

O que a nossa equipe acha disso?

Swindle: Para você, quem tem o direito de amar?

BNDO:  Todos podem e devem amar quem querem sem serem julgados. O amor não tem crença, raça, cor, gênero. Não adianta tentar aprisioná-lo em meio ao ódio e ao preconceito. O amor é livre, independente de como for.

Brunojpjpj: Ah, todas as pessoas tem o direito de amar quem quiser. Toda forma de amor é justa.

flugabi: Todos nós temos o direito de amar. Não acho só um direito como um dever, não acho que conseguimos viver sem o amor. Não importa a raça, orientação, religião, o amor nos torna mais fortes, compreensivos, humanos. O amor pode morar no condomínio luxuoso, ou numa casinha pequena em um bairro pobre do Rio, ele  é o mesmo, do mesmo jeito. Ele que nos torna, diferentes do resto do mundo.

,Thamiires: Todos têm o direito de amar. O amor não vem com rótulos e nem contra indicações. As vezes simplesmente sentimos e não temos como controlar. Seja homem, seja mulher, seja trans, seja drag. O amor é para todos. Amor é amor, independente de quem sente.

-Melaniee: Eu acredito que o amor é o maior direito de cada ser vivo desse universo! Um direito inquestionável, independente de classe, cor, gênero, idade... Ainda que existam pessoas que não saibam respeitar o amor que existe nos outros, e infelizmente os julgam e condenam apenas por serem diferentes :/ Mesmo que algumas pessoas ainda precisem lutar para poder amar... O amor é o mais puro sentimento que existe! Vive independente de forma, jeito, distância... O amor só acontece de forma natural e espontânea. Considero o amor como encontro de uma pessoa com algo que faltava nela, e que talvez ela nem soubesse que precisava até achar. E, espero que num futuro próximo, todos os amores possam ser vividos sem medos, sem barreiras, sem receios, sem distâncias ❤ AAAHHHH.

dddsilveira: Todos ❤ Sem exceção. O Amor é algo que você não pode tocar, algo imaterial que pode ser visto e sentido em todas as coisas. O amor é a forma mais bela e transparente de demonstrar afeto, carinho e laços com alguém.

dpedrosaoro: Quem vive tem o direito de amar!

KanariooPixel: Vivemos em um país onde constantemente temos que “brigar” para poder amar. Onde já se viu ter que ir para ruas lutar para amar alguém?! Onde esta o direito de ir e vir, onde está a tal liberdade?! Um país em que chamar de negrinho, macaco, queimado é um crime, definido em lei como imprescritível e inafiançável, mas ao mesmo tempo chamar um Gay de viadinho, nojento, mulherzinha, promíscuo entre outros a pessoa ao invés de ser punida é tratada como “REI” por defender a moralidade, os costumes. Crimes de ódio contra homossexuais não são punidos como tal, uma vez que não há respaldo legal para tanto. A lei que pretende tornar crime a violência homofóbica encontra resistência de parlamentares fundamentalistas, que não aceitam a ideia, puramente humana e generosa, de que se deve aceitar e respeitar o próximo do jeito que ele é.
Em meu ponto de vista todas as pessoas tem o direito de amar, de ser feliz seja da forma que for e com quem for, estou cansado de discriminação, estou cansado dessa sociedade que fecha os olhos para os homossexuais que são violentados todos os dias, que são agredidos por expor e demonstrar seus sentimentos atos covardes, cruéis, desumanos, contra quem, sabe-se lá porque, ama o igual? Todos temos o direito de amar!
Nessa data que todos LGBTs, se orgulhem de ser o que são, e não sentir vergonha da sua identidade de gênero ou orientação sexual e amar sem limites os seus parceiros.
Parabéns à todos, sinta-se orgulhosos de ser quem você é e como você é e vamos amar sem limites porque todos temos o direito de amar e ser feliz.

 

E você? Qual sua opinião sobre o assunto?

Responda ao questionamento "Para você, quem tem o direito de amar?" nos comentários e receba, além de um belíssimo emblema, 10 Night Points! Para todos que comentarem, também estarão recebendo o emblema "Swindlando no orgulho LGBT".

Intolerâncias - Eu me protejo contra isso!

~ Swindlando no Orgulho LGBT #HNLoveIsLove

 

 

O que achou da notícia? Qual sua opinião?

Lutemos juntos por um mundo melhor!

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Todos tem o direito de amar, independente de sua religião, cor racial, escolha sexual, basta encontrar a pessoa certa [s2]
Responder
GothLink - há 6 anos
Vamos amar [s2] [8*] [arco-iris]
Responder
,Thamiires - há 6 anos
Todos tem o direito de amar, independente da raça, crença ou gênero, não importa com quem seja.
Responder
LuuhHelena - há 6 anos
Amar é viver e conviver, é sentimento e relação ao mesmo tempo, é querer e ser querido, é dar-se, está em tudo e em todos, até sofrer a gente sofre com amor e por causa do amor. É o olhar, o gesto, o carinho, a atenção, tudo criando uma teia de conexões entre pessoas que gera bem-estar, prazer, proteção e segurança. Para amar e ser amado a gente deve garantir que todo mundo também tenha igual direito. Ame mais!! [s2] [s2] [s2]
Responder
renata7530 - há 6 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
3
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-F1B1430
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!