Fazer pedido
Presença
11
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador BIGMouraMoraes
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
GirllInvisible
547 interações
Cadete
Um jornalista morre a cada 5 Dias! - 10 anos atrás
A cada cinco dias, ao menos um jornalista é morto ao redor do mundo durante o exercício da profissão. Os números são da ONG internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e evidenciam uma crescente onda de violência contra a imprensa, seja em áreas de conflito como a Líbia ou o Iraque, seja em países que gozam de plena liberdade democrática, como Brasil e México.

O levantamento mostra que os jornalistas tornaram-se alvo de milícias armadas, traficantes e grupos paramilitares pelo planeta. Apesar de o Brasil não ser uma área de conflito civil armado, o país ocupa a quarta posição no ranking de jornalistas vítimas de violência fatal neste ano. Desde 1987, o país contabiliza 43 mortes e um desaparecimento. A violência contra jornalistas no país é caracterizada pela ação de milicianos, traficantes ou oligarquias políticas e fundiárias, que encomendam os crimes.

[nao] Alguns casos[nao]


- O radialista Valério Luiz de Oliveira foi morto com cinco tiros no dia 5 de julho em frente à emissora em que trabalhava, em Goiânia.

- No Maranhão, o jornalista e blogueiro Décio Sá foi assassinado com seis tiros em um restaurante na avenida Litorânea, em São Luís, capital do estado. A polícia suspeita que o crime tenha ocorrido a mando do deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD-MA).

- Em 2008, uma equipe do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, foi sequestrada por milicianos na favela do Batan, em Realengo, zona oeste da capital fluminense. Abordados por homens encapuzados dentro da favela, repórter, fotógrafo e motorista foram mantidos reféns por mais de sete horas. Eles foram interrogados e torturados com choques elétricos, tendo sido sufocados com saco plástico, recebido socos e pontapés, além de ameaças de morte por roleta russa.

- O videocinegrafista Gelson Domingos, da TV Bandeirantes, que morreu durante uma troca de tiros entre policiais e traficantes na favela de Antares, na zona oeste do Rio, em novembro de 2011. Gelson foi vítima de um tiro de fuzil que perfurou o colete à prova de balas.



Clarinha Glock foi responsável pela publicação do primeiro mapa da violência contra jornalistas no Brasil, publicado pela SIP em 2006. No estudo, ela indica as áreas de fronteira e de conflito agrário como as mais perigosas para atuação dos profissionais, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. "São regiões onde fortes esquemas de grilagem de terra são montados, o tráfico de drogas e a exploração sexual são mais intensos. Nessas áreas, há muitos casos de intimidação, ameaças e diversos assassinatos", conta.

Segundo a organização, o Brasil acumula cinco casos de homicídios não solucionados de jornalistas para uma população de 194,9 milhões de habitantes. "Além de estimular outros assassinatos, já que os mandantes têm a certeza de que calando o jornalista nada vai acontecer, os crimes impunes originam uma autocensura dos profissionais desses veículos, que se calam diante de assuntos graves para se preservarem. Isso fere a liberdade de imprensa e o direito a informação", destaca o presidente da Abraji.

____________________________________________________________________________________________________________________________

Dai agora eu fico me perguntando, porque raios to fazendo faculdade de jornalismo? Será que sou louca? Acho que sim 'o'


Fonte: Portal da Comunicaçao
wellingt0806
7131 interações
Astronauta
Resposta para Um jornalista morre a cada 5 Dias! - 10 anos atrás
Uai kkkkkkkkkkkkk agora vê se não desiste da faculdade e.e pelo menos seguir a carreira de jornalismo é super bacana...
SpriteZer0
1733 interações
Estrela Cadente
Resposta para Um jornalista morre a cada 5 Dias! - 10 anos atrás
Profissão de importância, isso é o mundo de hoje!

Não adianta ser rico usar roupa cara e de marca, se a melhor coisa que a gente faz na vida é pelado!
1
2
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
12
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-C3A1984
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!