Fazer pedido
Presença
17
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador -.MistiC
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
4queijinhos...97
3 interações
Lobinho
Não possui emblemas!
Técnicas para começar a escrever histórias. - 13 anos atrás
Esses são os principais ingredientes de uma história de ficção. Identifique de qual deles sua ideia mais se aproxima, e use-o para começar a imaginar mais detalhes sobre o universo ficcional que você está prestes a criar.

O QUE = Tema

QUEM = Personagem

QUANDO = Período

ONDE = Cenário

COMO = Enredo

POR QUÊ = Significado



1. Comece determinando um tema

Use um assunto que desperta seu interesse e envolve sua imaginação como ponto de partida de uma história. Gravidez na adolescência, amor entre pessoas com uma grande diferença de idade, relação entre irmãos, morte de um amigo. Comece a escrever explorando o tema e suas implicações mentais, pessoais e sociais para os personagens da história.

2. Comece determinando um personagem

Inicie descrevendo as características físicas e/ou da personalidade do seu protagonista, incluindo seus pensamentos, desejos e preocupações naquele exato momento. Um bom exercício é imaginar que você abriu uma porta e encontrou um personagem. Você (ou seus leitores) não sabe nada sobre ele. Como o lugar onde ele se encontra, as pessoas que estão ao seu redor, as roupas que ele está usando, o jeito como se comporta dão pistas de quem é aquele personagem?

3. Comece determinando um período

Talvez você esteja interessado em escrever sobre um período histórico francês de quatro séculos atrás. Ou quem sabe você deseja explorar em sua história algum aspecto de um evento político recente. Ou ainda, você se interessa em investigar como será a vida na terra em 150 anos. Como seria viver em um mundo do passado, presente ou futuro pode ser seu ponto de partida para iniciar uma história.

4. Comece determinando um cenário

Eis um cenário: uma cidade completamente desconhecida foi descoberta em uma ilha no sul do pacífico. Imagine que você acabou de desembarcar nesse local. O que você vê? Quais as diferenças em relação às outras cidades? Quem são os habitantes desse lugar? Como se vestem? Como se portam? Que língua falam? Como é possível que essa cidade nunca foi descoberta? Quem a descobriu e como? Explore possíveis respostas para essas perguntas como uma forma de dar início à sua história.

5. Comece determinando um enredo

É comum pensar em uma sequência de eventos que você quer incluir em sua história antes mesmo de saber que personagens farão parte dela. O maior navio do mundo acaba de ser construído e está prestes a partir em sua primeira viagem. Todos os passageiros estão entusiasmados em fazer parte desse evento histórico. Após quatro dias, o navio bate em um iceberg no oceano atlântico e afunda (soa familiar?). Com esse acontecimento em mente, você pode começar a desenvolver os outros elementos da história.

6. Comece determinando um significado

Se antes mesmo de ter os outros elementos definidos, você já tem em mente a “moral da história”, ela pode servir de inspiração para você começar a escrever. Digamos que você é um vegetariano ativista e quer escrever uma história de ficção que aborde esse tema para trazer uma nova perspectiva à comunidade carnívora. Inicie pesquisando o tema em profundidade e preste atenção especialmente aos argumentos das pessoas que não concordam com você. Procure questionar suas próprias convicções. Procure pensar que tipo de personagem seria o melhor porta voz para sua mensagem.



Um ponto de partida é imprescindível para se começar a escrever e essas técnicas facilitam o início do processo, que é certamente a etapa mais difícil.

Uma vez que você começar, deixa sua imaginação livre para desenvolver o restante da história. Nesse primeiro momento, evite qualquer autocrítica e preocupe-se apenas em explorar ideias para criar esse universo ficcional e seus personagens. Mesmo que, em futuras revisões, você decida não iniciar da forma como o fez, esse exercício vai lhe ajudar a colocar a caneta no papel (ou os dedos no teclado) e explorar possibilidades.

Durante esse exercício, procure encontrar o protagonista da história, estabelecer os principais conflitos e obstáculos que ele irá encontrar para alcançar o que deseja. Isso vai ajudar você a começar a estruturar o enredo nas etapas seguintes do processo de criação.

O mundo está repleto de boas histórias esperando por um escritor com competência para contá-las.

Aprenda e exercite o hábito de reconhecer personagens interessantes ao seu redor. Eles são fonte inesgotável de inspiração.

Essas técnicas são apenas ferramentas que vão ajudar na construção da narrativa. O que vai dar vida aos seus textos é sua voz de escritor, que é composta pelo modo como você combina as técnicas de escrita com a sua forma de ver o mundo. É o seu jeito de descrever, interpretar, analisar e dar sentido à experiências.
Este tópico não possui respostas, seja o primeiro a comentar!
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
4
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-19437E1
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!