Fazer pedido
Presença
18
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador MateusXPert
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Maicon.Krolsef
284 interações
Espaçonauta
Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás


No princípio não existiam programadores. Não existiam compiladores, nem debuggers. E a informática pairava sobre o abismo. Era o caos absoluto, a mais completa escuridão.
Nesse mundo os computadores eram programados com fios, o hardware era o software. E era assim que funcionava, ou quase funcionava. Era um mundo dominado pelo Univac, Eniac e assemelhados. Amebas digitais...
Depois surgiram os computadores da IBM e da Cray, com memória, com software. Era a nova geração, o futuro brilhante, mais um passo na computação. Um gigantesco salto. Agora não era preciso abrir uma sala, arrancar um maço de fios da mala e sair conectando em vários terminais para reprogramar alguma coisa. Era só sentar num teclado enorme e digitar comandos em uma linguagem alienígena, hoje conhecida como binário, ou numa variante dela, o hexadecimal. Mesmo sendo um salto imenso, ainda não era nada amigável. Nada mesmo.
Então, num dia qualquer, em uma sala do MIT, num cérebro privilegiado, surgiu uma idéia: "e se fizéssemos um programa que convertesse uma linguagem mais humana em linguagem de máquina?" Era a concepção dos compiladores.
Por algum tempo gênios trabalharam nessa idéia, e algum tempo depois, na Meca da tecnologia computacional, surgiu o primeiro compilador. E os primeiros mestres da computação eram denominados "hackers" (Etimologicamente, hack significa cortar, um corte seco e rápido. Algo do tipo...).
Esses hackers eram cultuados, eram idolatrados. Eles criaram os compiladores, criaram os debuggers, interpretadores, começaram fazer sistemas operacionais. Eles fizeram as bases do que hoje chamamos computação.
Eles fizeram surgir o MS-DOS, o Unix, o MacOS. Não que diretamente tenham feito eles, mas lançaram as bases do processo. Gerenciamento de memória e processos, uso de armazenamento, controle de dispositivos. Tudo feito pelos pais da computação. Eles fizeram os computadores saírem dos laboratórios e irem para as universidades. E fizeram eles irem das universidades às garagens.
Steve Wosniak e Steve Jobs são dois nomes expressivos da computação desse período. Munidos de um Fusca e uma calculadora científica, criaram o primeiro micro realmente popular. Eles venderam alguns bens e criaram a Apple. Tentaram vender seu projeto para a HP, mas ela disse que não queria eles porque eles nem tinham terminado a faculdade. Então eles fizeram sozinhos.

E então surgiu a internet.
Inicialmente, a internet era ligada ao governo americano, mais especificamente aos seus sistemas de defesa. Mas o governo acabou abrindo o acesso à universidades, e assim os hackers do MIT começaram fazer também implementações de protocolos para a rede. Eles interligavam micros, interligaram universidades, interligaram os gênios de todo o país. Era um outro salto...
Mas a internet era bem diferente do que conhecemos hoje. Nada de email, era coisa paga. Web? Como, se nem tinha mouse? Chat? Bom, o chat existia, e tinha uma história interessante. Um dia, uma empresa resolveu colocar os usuários teclando com os operadores para resolver seus problemas. Mas os usuários só podiam teclar com os operadores, entre eles não tinha como. Então um cara foi visitar um amigo, viu o sistema e fez umas mudanças, e os usuários começaram se comunicar entre si. O responsável pela companhia decidiu deixar isso acontecer, e nasceu o chat. Uma alteração de um sistema existente.
Então começaram os problemas. Os hackers já não eram apenas um grupo restrito de experts em programação, mas alguns especialistas em internet entraram na jogada. Nesse tempo especialistas em telefonia queriam também ser incluídos no grupo, e foi criado uma denominação especial para eles, os phreackers. Já os especialistas em internet e redes em geral ficaram como hackers mesmo. Então o nome hacker ficou denominando algo mais heterogêneo, de superprogramadores a especialistas em redes e protocolos. O problema não foi incluir experts em segurança no grupo, mas experts sem ética.
Então a interligação de sistemas colocou juntos universitários com uma idéia na cabeça e um micro na mão, uma expressão que eu já usei se referindo a criadores de vírus. As circunstâncias não eram as mesmas, mas o motivo era parecido. Nesse tempo alguns começaram a explorar os sistemas em que estavam, mais notadamente o Unix, made by hackers. Assim surgiram os primeiros hackers "lendários", os hackers como conhecemos hoje.
Mas o nome hacker começou ser mal visto quando os pseudo-hackers começaram causar prejuízos. Os hackers "de verdade" então cunharam o termo cracker, ou criminal hacker, hacker criminoso, para designar os dissidentes baderneiros e tentar salvar a própria reputação. Mas a mídia ignorou isso, e colocou tudo na mesma categoria. "Você usa a internet? Então é hacker, não importa o que faça...".
Esse período coincidiu com um evento histórico no cybermundo: Morris fez o que seria o pai do Melissa e BugBear, um worm. Esse worm fazia uso de uma vulnerabilidade do sendmail para de replicar e contaminar outros sistemas, causou grande destruição e praticamente derrubou a internet.
Isso acabou de vez com a imagem do hacker bonzinho, mesmo que isso não foi coisa de hacker. Para explicar o que fez, Morris disse a célebre frase: "Foi um erro, sinto muito....
Quase me esqueci dos BBS's, a febre dos tempos do PC-XT. Garotos equipados com poderosos Commodore-84, TK-Color e CP200 e um modem começam a procurar modos de usar o BBS e aumentar seu saldo de horas. E conseguiam. Então mais ou menos nesse período foi feito um filme falando de invasões de computadores, Wargames, um outro marco no mundo digital. Isso triplicou a venda de modens e fez disparar o número de usuários dos sistemas online como Prodigy, Genie, Fido e America Online (sim, eles já existiam). O governo americano já tinha aberto a internet para além das universidades, e a internet deixou de ser usada apenas por universitário e começou a ser usada também por garotos inteligentes, curiosos e revoltados. E começou a baderna digital. Wargames inspirou muitos garotos aspirantes a famosos e eles começaram atacar servidores americanos, sistemas do governo. Começaram as guerras, os clãs e coisas do tipo. Dois clãs muito ativos agitaram a internet no final dos anos 80: LOD e MOD, Lords of Destruction e Masters of Deception. O LOD surgiu primeiro, mas Mark Abenne, ou Phiber Optik, brigou com o líder do LOD e criou o MOD com mais alguns dissidentes. Eles brigavam pra ver quem era o melhor grupo. Mas foram longe demais. Mas o MOD dominou os servidores de uma rede de televisão, a polícia interveio e acabou prendendo Phiber e os seus colegas. Já o LOD não me lembro como acabou.

Observação: O artigo é praticamente irresumível, é muito perfeito. Lê quem quer, não é mesmo?
[night] [night]
QuikSilveh
219 interações
Lunático
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Sei praticamente como os hacker surgiram, mas pra quem não sabe ta aí.
(Poderia resumir a história) [sim]

LuuhHelena
774 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Eu já tinha lido sobre isso, muito interessante.
Abra um Ticket! Regras do Fórum



Guh-Santos
553 interações
Cadete
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Eu sabia um pouco sobre a história dos hackers, principalmente sobre HACKERS e CRACKERS , mas seu texto me ajudou a melhorar meu conhecimento sobre o assunto. Gostei da parte que fala sobre como surgiu o chat, e da parte que fala sobre os clãs. Parabéns pelo ótimo artigo!


MegaMarcony
13693 interações
Deus Sol
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Achei bem interessante o tópico, não tinha ainda lido sobre esse assunto :D


Y’all haters corny with that illuminati mess.
@SA=MU-EL
1136 interações
Explorador de Galáxias
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Hackers são pessoas que fazem o bem, o problema é os crackers (se bem que se não fosse por eles a gente não jogaria bastante jogos por ai de graça kkkkkk)


jhonnydid
4509 interações
Big Bang
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Não entendo muito das coisas que fazem, mas saber da história deles é interessante. Ótimo tópico.
Leia as regras - Abra um Ticket



mceandre
8611 interações
Astronauta
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Seria bom uma resumida nesse tópico assim ficava mais facil
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
,75k
1533 interações
Estrela Cadente
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Tópico mega interessante, adorei parabéns pelo mesmo :)



Blansky.
459 interações
Cadete
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Conheço muito bem a historia dos hackers é "resumida" ainda mais ajudou á quem não sabe!
Chilling with the team, dreamclub my nigga





Aniversário - 29.01
wellingt0806
7131 interações
Astronauta
Resposta para Hackers: onde surgiram - 10 anos atrás
Só acho que o surgimento dos hackers, foi por conta da inteligência de programadores que estudavam muita codificação para poder entrar em grandes empresas como a IBM, Apple e a Microsoft que estava entrando no ramo nos anos 80...
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
3
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-F774F62
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!