Fazer pedido
Presença
12
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Guh-Santos
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Maicon.Krolsef
284 interações
Espaçonauta
[2-3] Vaticano - 10 anos atrás
Esta é uma "pequena" coluna de apenas 3 tópicos que estarei criando, da qual irei falar sobre três coisas do vaticano, são elas:
A emocionante descoberta dos ossos de São Pedro no Vaticano, os arquivos secretos do Vaticano, Bíblia com mais de 1500 anos é descoberta na Turquia e causa preocupação ao Vaticano. Então, vamos nessa!



Entramos no labirinto com 43 quilômetros de prateleiras onde estão milhões de documentos que contam a história da humanidade. Saiba como é o bunker que guarda as relíquias da igreja católica


Mal o papa Bento XVI havia renunciado ao posto de líder máximo da Igreja Católica e o mundo já especulava os motivos que o teriam levado a tomar tal decisão. Apesar de Joseph Ratzinger, 85 anos, ter afirmado que deixava o comando da Cúria Romana por “falta de vigor em função da idade avançada”, a imprensa mundial relatava uma guerra interna de poder entre os principais cardeais do Vaticano. A verdadeira história por trás do jogo que derrubou o papa dificilmente será trazida à luz nos próximos anos. Quiçá, dentro de algumas décadas. Uma coisa, porém, é fato: essa história ficará muito bem guardada no subsolo do Cortile della Pigna, o pátio do Museu do Vaticano que leva à imponente Capela Sistina. Ali, a alguns metros de profundidade, se encontra o Arquivo Secreto do Vaticano, ao qual Status teve acesso com exclusividade. O “bunker”, como é chamado pelas pouquíssimas pessoas autorizadas a adentrá-lo, é um cubo de concreto armado que protege tesouros de valor inestimável: pastas, livros de nobres famílias romanas, registros papais, correspondências diplomáticas e documentos do Tribunal Eclesiástico – milhões de informações e datas, nomes e registros repletos de histórias sobre papas, batalhas, descobertas geográficas que mudaram o mundo e as transformações de católicos fervorosos e hereges perigosos. O Arquivo é um compêndio dos últimos oito séculos da história do mundo e é para lá que os verdadeiros relatos sobre a renúncia de Bento XVI deverão ser enviados. “O Arquivo abriga 43 quilômetros de prateleiras”, diz Antonio del Brocco, um jovem funcionário do Arquivo designado pelo prefeito, o monsenhor Sergio Pagano, para ser o nosso guia.

Del Brocco veste um impecável terno azul. Ele troca cumprimentos afetuosos com todos que encontra, incluindo um jovem de sua idade usando uma camisa e segurando uma vassoura. “Hoje é a vez dele. Alguns dias atrás, a tarefa de limpeza era minha.” O aprendizado é árduo, assim não é de se admirar que haja tamanho senso de camaradagem. “Às vezes trabalho como assistente na Sala de Consulta. Isso é o que eu adoraria fazer.” Del Brocco e seus colegas que se formaram pela Escola dos Arquivos do Vaticano, que faz parte do próprio Arquivo, atendem solicitações de estudiosos por documentos. Eles anotam o número do livro em um formulário e depois seguem para o bunker ou outras áreas do edifício onde os documentos originais são conservados. Eles só retornam quando encontram o que estão procurando. Nem todos, é verdade, são divulgados.

Às sete horas da manhã o lugar já está fervilhando. Dezenas de volumes retirados para consulta no dia anterior estão sendo devolvidos para armazenamento e reordenação. Todos que trabalham ali já presentes: o prefeito e o vice-prefeito, padre Marcel Chappin, um jesuíta holandês, estão em seus escritórios. Em uma hora, pesquisadores começarão a chegar pela Porta SantAnna (uma das entradas para o Vaticano) para sentar em suas mesas e aproveitar ao máximo a parte da manhã. Apenas alguns desses pesquisadores terão o privilégio de voltar para a sessão da tarde. Problemas de pessoal… “Só para se ter uma ideia, a Biblioteca do Vaticano [que está em frente ao Arquivo, do outro lado do pátio] tem cerca de 90 membros permanentes na equipe. Nós temos 54. O acervo deles é estável, enquanto que aqui chegam novos materiais o tempo todo, o que significa trabalho adicional para todos,” reclama o monsenhor Pagano.

A história oficial do Arquivo Secreto do Vaticano começa em 1612, ano em que foi fundado pelo papa Paulo V (1605-1621). Sua história não oficial remonta a um passado ainda mais distante, o que pode ser comprovado pelos papéis amarelados espalhados à frente do prefeito: são pedidos de pessoas que, já em 1500, escreveram ao papa solicitando documentos. Archivum Secretum significa Arquivos Privados, que pertencem exclusivamente ao papa. “Olhe isso. É um pedido de um membro da família Cenci, que foi a julgamento e precisava de uma escritura pública para limpar seu nome. Infelizmente, foi-lhe dito que o documento havia sido extraviado. Sempre que possível, o Arquivo enviava cópias de tudo. Nunca foi uma entidade morta, sempre foi uma instituição ativa.”

A Igreja sempre sentiu uma forte necessidade de preservar a sua história, desde que sua existência era ameaçada por perseguições. Após a legalização do cristianismo pelo Édito de Constantino, em 313 D.C., códices litúrgicos e documentos legais começaram a ser armazenados nos chamados sacra scrinia. Nenhum desses materiais sobreviveu até os dias de hoje; conquistas, pilhagens e incêndios limparam a memória de eras históricas inteiras. Assim, os mais antigos documentos no Arquivo Secreto são dos séculos VIII e IX. Liber diurnus romanorum pontificum é o mais antigo livro de formulações eclesiásticas; em seguida, um pergaminho do ano 809 declara uma doação para uma igreja em Verona. Esse documento faz parte do “Acervo de Veneto” que sozinho totaliza aproximadamente 17 mil pergaminhos: uma simples gota no oceano comparado ao grande número de papéis ainda a ser estudado. “Temos mais de 650 acervos aqui, e novos documentos chegam o tempo todo” explica o secretário-geral Luca Carboni. “A secretaria de João Paulo II (1978-2005) nos enviou um arquivo com 15 mil ‘envelopes’ [nome usado internamente pelo Arquivo para pastas]. Com uma média de 500 páginas por envelope, ou seja, um total de 15 milhões de páginas, tudo tem que ser aberto, carimbado, guardado em capas protetoras e minimamente catalogado. Ainda precisamos reclassificar alguns de nossos acervos desde a Idade Média…”



A notícia caiu como bomba no Vaticano. De acordo com o jornal italiano La Repubblica, em dezembro do ano passado, o papa Bento XVI recebeu um relatório secreto elaborado por três cardeais, o espanhol Julián Herranz, o eslovaco Jozef Tomko e o italiano Salvatore De Giorgi. O documento, com mais de 300 págs., traria informações sobre uma rede de poder paralelo dentro da Igreja – uma história recheada de casos de homossexualidade, extorsões e corrupção. De acordo com a publicação, há um lobby gay infiltrado no Vaticano. Muitos sacerdotes teriam encontros em saunas nos arredores de Roma e depois seriam chantageados para favorecer um determinado grupo dentro da Cúria Romana. Há ainda relatos de desvios de dinheiro com a ajuda do uso do Banco do Vaticano. A Igreja nem confirmou, nem desmentiu a notícia. O que se sabe, porém, é que o documento será repassado para o próximo papa e, certamente, irá para os arquivos secretos do Vaticano para ser consultado dentro de muitas décadas.

O artigo foi publicado em 2013. É um super resumo que eu fiz. Porém, caso queira ler de uma forma mais longe e completa, acesse: http://www.revistastatus.com.br/2013/04/18/os-arquivos-secretos-do-vaticano/
[night] [night]
QuikSilveh
219 interações
Lunático
Resposta para [2-3] Vaticano - 10 anos atrás
Muito interessante a história dos vaticano, estou no aguardo do proximo tópico seu.
ótimo tópico.

jhonnydid
4509 interações
Big Bang
Resposta para [2-3] Vaticano - 10 anos atrás
Não sabia o que tava por trás desse escândalo, bem interessante. Parabéns pelo tópico.
Leia as regras - Abra um Ticket



MegaMarcony
13693 interações
Deus Sol
Resposta para [2-3] Vaticano - 10 anos atrás
Há muitas coisas que não são reveladas pelo Vaticano, muito bom o tópico.


Y’all haters corny with that illuminati mess.
mceandre
8487 interações
Astronauta
Resposta para [2-3] Vaticano - 10 anos atrás
Foi bom saber algumas coisas mas acredito que tem muito mais por ai
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
wellingt0806
7131 interações
Astronauta
Resposta para [2-3] Vaticano - 10 anos atrás
Eu nunca estudei mt sobre, mas o vaticano tem muitas curiosidades e fatos escondidos e.e acho legal..
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
4
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-FA0CE3D
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!