Fazer pedido
Presença
11
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador RafaelGG28
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Black923
208 interações
Lunático
Você sabe por que gostamos tanto de ouvir música? - 9 anos atrás
Por que gostamos de ouvir música?

Ouvir música boa faz com que o cérebro libere dopamina, uma substância que proporciona sensação de bem-estar, prazer e motivação, pois atua no centro de recompensa do cérebro. Essa substância também é liberada durante o sexo, o uso de drogas e após ingerir comidas deliciosas. Ou seja, a sensação boa ao ouvir música tem influência biológica e pode provocar uma onda intensa de excitação emocional que inclui alterações na frequência cardíaca, pulso, frequência respiratória dentre outras.

O que determina nosso gosto musical?

Neurocientistas monitoraram a atividade cerebral de um grupo de pessoas ao ouvirem diferentes estilos musicais. A partir disso, observou-se que a música atua em diferentes centros do cérebro simultaneamente. Entretanto, cada estilo musical estabelece seu próprio padrão de atuação. A pesquisadora Salimpoor afirmou: o que determina nossas preferências musicais é a maneira como os neurônios conectam-se entre si e essa conexão é determinada pela sensibilidade neuronal que desenvolvemos durante a nossa vida.

Em outras palavras: se crescemos ouvindo determinados tipos de músicas, nossos neurônios criam conexões específicas que são reativadas sempre que ouvimos músicas parecidas. Isso faz com que nossa memória resgate todas as lembranças associadas e nos dê aquela sensação de bem estar. É por isso que grandes músicos costumam ter um variado gosto musical, pois ao longo de suas vidas foram expostos repetidamente a diferentes padrões musicais.

Mas o que acontece no nosso cérebro quando nós gostamos de algo que nunca ouvimos antes?

Ao analisar a atividade cerebral de pessoas enquanto ouviam determinada música pela primeira vez, a dopamina foi igualmente lançada no cérebro. Isso acontece porque o cérebro busca padrões reconhecíveis que estejam armazenados na memória e faz previsões de qual direção a música está tomando. Dessa forma, quando ouvimos uma música diferente daquelas que estamos condicionados não respondemos com familiaridade a ela e acabamos não gostando. É por isso que canções pop são mais populares, pois suas estruturas melódicas e ritmos são razoavelmente previsíveis e mais facilmente agradáveis à maioria das pessoas.

Música como terapia

A utilização da música como terapia é um método antigo, sendo utilizada inicialmente no âmbito psicossocial, como ferramenta para facilitar a construção do vínculo social e a expressão de emoções e afetos. Essas propriedades da música são de grande importância, entretanto busca-se, atualmente, a utilização da musicoterapia como estímulo neurológico para o tratamento de determinadas doenças específicas, através de sua capacidade de modificar a percepção sensorial, motora e cognitiva. O objetivo é reabilitar o cérebro.

Quando a musicoterapia é utilizada?

As principais abordagens da musicoterapia referem-se a déficits auditivos, aos usuários de implantes cocleares, as pessoas que sofreram lesão cerebral, autismo, paralisia cerebral, lesão medular, esclerose múltipla, Parkinson, distúrbios psiquiátricos e outras enfermidades que comprometem as funções executivas (pensamento, linguagem, raciocínio, compreensão, cognição, atenção e controle motor).

[/center][center]
wellingt0806
7131 interações
Astronauta
Resposta para Você sabe por que gostamos tanto de ouvi... - 9 anos atrás
Música da prazer, literalmente [ninja] Mas sou um tipo de cara que ouve tudo... eclético dizem! Só não ouço funk, pagode, axé e forró!
marilia.gomees
318 interações
Operador de Espaçonave
Aah, eu sou suspeita pra falar, pq ouço musica desde que nasci, minha mãe colocava pra eu dormir.. não consigo viver sem!
lara2014Loiro
368 interações
Cadete
Musica é uma coisa essencial deixa nosso corpo de bem estar musica é vida
Amo A Radio HabboNight É A Melhor De Todos Os Tempos Uuuuu !!! [s2] [sim]

@Loro 121 [s2]
Leoorox
681 interações
Cadete
Interessante '-', eu gosto muitão de ouvir musicas me acalma
A seguir, a assinatura da gata:

Somos mais que uma família, somos dezenas de corações trabalhando para trazer o melhor para você usuário!
#EuAmoaHabboNight

Olá! Eu faço parte da direção da HabboNight, posso ajudar?
Meu Discord: leooroxx
Dúvidas, denúncias. reclamações e elogios: ABRA UM TICKET CLICANDO AQUI e fale comigo ;)

:Cristtie
46 interações
Tripulante
Tópico interessante [s2] Eu mesma sou uma que pra tudo que vou fazer preciso estar ouvindo alguma musica, seja qual for o genero

Redes Sociais
twitter: @promiss3s
MegaMarcony
13693 interações
Deus Sol
Ouvir música é uma das melhores coisas do mundo, quando coloco os fones apenas fico eu no meu mundo.

Y’all haters corny with that illuminati mess.
jhonnydid
4509 interações
Big Bang
Eu sou apaixonado por música em si, como um todo (Digo música, não coisas como Bumbum Granada que nem formada de acordo com Campo Harmônico é). Tem estilos que não são do meu gosto, mas que se formos analisar pelo lado de músico mesmo, percebemos coisas incríveis e até aplicamos na nossa forma de tocar nosso instrumento. Já peguei referencias de forró, de sertanejo, brega e apliquei no que eu gosto. Música é incrível, é terapia, paz, prazer, te leva pra outro lugar.
Leia as regras - Abra um Ticket

nathancanedo
369 interações
Cadete
Amo música, melhor coisa.

RaidCall: nathancanedo

Twitter: @nathancanedo

Seja um locutor: Clique aqui

Dúvidas? Abra um ticket

Leia as Regras do Forúm

Nightbook
3571 interações
Big Bang
É algo relaxante, uma coisa que não tem como não amar.
É uma das principais coisas da minha vida.
[instagram] victorcastor
blonke
401 interações
Cadete
adoro bastante de musica me faz senti muito bem
1
2
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
6
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-A7C443D
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!