A Origem da Crendice da Sexta-Feira 13 - 8 anos atrás
Não estou falando do Jason, o cara que nunca morre nos filmes da série do mesmo nome. A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mais antigo que isso, no entanto, são duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr, friday = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
Portanto, somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
sexta+dia 13 = o mais azarado dos dias
Que a roupa que as pessoas usam, a orientação sexual delas, o gênero, a cor da pele, a preferencia religiosa, o tipo de musica e cantor que gostam,a comida que preferem e as diferenças não sejam motivo para agressões verbais, físicas, sexuais e psicólogicas, para intolerâncias, preconceitos e distinções. Gostar é opção de cada um, respeitar já é um dever. Xingue e odeie menos, ame mais.
#PorUmMundoMelhor #LoveIsLove[arco-iris]
: thalyagoes