Fazer pedido
Presença
12
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador anapaula7035
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
-lucasz-.
350 interações
Cadete
Katsaridafobia - 8 anos atrás

Katsaridafobia



As baratas habitam normalmente lugares mais escuros e quentes, preferencialmente onde haja abundância de alimentos. Durante a noite ou quando há ausência de luzes, saem de seus esconderijos passando a procurar por alimentos.

Chamamos de Katsaridafobia o medo excessivo de baratas. Não se trata apenas de um desconforto, mas de algo mais intenso. O medo de baratas pode ser uma resposta evolutiva, uma vez que nossos ancestrais da pré-história dormiam em cavernas e campos abertos, e nestas situações ficavam sempre alertas, mesmo em sono, aos insetos que andavam por seus corpos.

É bastante possível que o paciente com katsaridafobia tenha tido uma ou mais experiências negativas ou bastante traumáticas com baratas no passado. Crianças, por exemplo, que recebiam castigos ficando presas em um local sem iluminação que poderiam ter a presença deste inseto, podem acabar desenvolvendo quadros bastante sérios de katsaridafobia.



Muitas pessoas acabam sentindo-se extremamente desconfortáveis na presença de insetos, sendo a barata uma das que mais incomodam, sendo, portanto, a katsaridafobia mais comum do que imaginamos. Os sintomas envolvem a paralisia ou congelamento das reações na presença do inseto, ou ainda reações como choro e gritos, tontura e fraqueza, desmaios, aceleração dos batimentos cardíacos, aceleração da respiração, dores no peito e até mesmo ataques de pânico.



Apesar de ser um método bastante difícil e um pouco cruel, a terapia de exposição é uma das técnicas mais eficientes para acabar com o medo de insetos, como a barata, por exemplo. Trata-se de uma dessensibilização gradual, incluindo observar imagens de baratas, tocar baratas mortas, até chegar à presença delas, estando no mesmo ambiente sem que sofra ataques de pânico ou reações físicas significativas. Outra técnica bastante usada para o tratamento do medo de insetos, é a hipnoterapia, que se aprofunda, a partir da hipnose, na origem do medo, conseguindo alterar gradualmente os pensamentos sobre as baratas. Por fim, temos a terapia cognitivo comportamental acompanhada da psicoterapia, que faz com que se racionalize ao invés de perder o controle, amenizando o medo do inseto.

Não se deve, em hipótese alguma, menosprezar medos como estes, mas sim buscar ajuda de um terapeuta e de profissionais que possam ajudar no tratamento efetivo, tornando a vida muito mais simples.

.-thata.-
1672 interações
Estrela Cadente
Resposta para Katsaridafobia - 8 anos atrás
Ain q nojinho [:S]

LULUVAMPIRO123
275 interações
Espaçonauta
Resposta para Katsaridafobia - 8 anos atrás
Ain credu #NojinhoDeBarata
Carregandoooo
178 interações
Astrólogo
Resposta para Katsaridafobia - 8 anos atrás
Que horror [:o]


Anapaula7035
784 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Katsaridafobia - 8 anos atrás
coitada das baratas gente,são nogetas mais inocentes
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
7
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-343567F
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!