Fazer pedido
Presença
12
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador LuuhHelena
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Ser69915
2 interações
Lobinho
Não possui emblemas!
Bitcoin - 7 anos atrás
[/b]Bitcoin: a moeda virtual na opinião de economistas catarinense[b][u][/u]
Muitos catarinenses têm dúvidas na hora de investir seu dinheiro. As criptomoedas despertam a curiosidade, mas muita gente desconhece a forma de aplicar. Ouvimos dois economistas catarinenses e a opinião é que, assim como toda opção de investimento, não há certo ou errado. O que importa é o seu perfil como investidor. Há pessoas mais conservadoras e outras mais afeitas ao risco.

O fato é que a moeda virtual se popularizou. A procura é tanta, que o número de investidores em criptomoedas ultrapassou o total de pessoas físicas cadastradas na Bolsa de Valores de São Paulo. O motivo: ano passado, o bitcoin, por exemplo, valorizou 1.400%. A escalada começou em menos de US$ 1 mil e atingiu US$ 19.300 poucos dias antes do Natal. Existem muitas criptomoedas no mercado, a mais conhecida é o bitcoin.

Segundo o economista de Santa Catarina Luciano Araújo, a moeda virtual pode ser vista como um investimento financeiro ou como um meio de troca. Na primeira opção, está mais alinhada a quem tem perfil arrojado.

"Há muita variação e possibilidade de altos rendimentos, mas também de grandes perdas. Não aconselho para quem tem poucos recursos financeiros ou não gosta de grandes oscilações de mercado", diz ele.

O bitcoin como meio de troca foi a forma escolhida pelo aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), oficial Luciano Galina de Medeiros, de 40 anos, que mora em Florianópolis. Ele, que não investe no mercado financeiro, não vê a moeda virtual como ativo.

"Acredito até que, para maior viabilidade, seria interessante que 1 bitcoin valesse menos do que a moeda corrente do país em que fosse utilizado. O que provavelmente o colocaria como solução mais vantajosa de meio de troca e, possivelmente, ampliaria sua utilização para tal fim", afirma.

A opinião de Luciano é compartilhada pelo economista catarinense César Silva, que também entende a criptomoeda como um meio de troca, mas com alguns pontos negativos, como a baixa aceitação no mercado.

"Ainda é pouco aceito como forma de pagamento. Algumas empresas norte-americanas passaram a aceitar, mas ainda de forma restrita" explica ele.

Luciano, que é formado em Ciências Aeronáuticas, arrisca uma dica para quem deseja utilizar a moeda virtual:

"Aproveite como ativo, enquanto ele se comporta como tal. Analise a percepção do mercado com relação ao bitcoin como moeda e utilize-o em substituição às moedas físicas para as aplicações nas quais ele sirva melhor como meio de troca, por exemplo, como solução para transferência internacional de dinheiro", finaliza.

Preparamos um tira-dúvidas sobre a moeda virtual mais comentada do momento. Confira.

O que é bitcoin?

Integrante do grupo definido como criptomoeda, bitcoin é um arquivo digital online que tem os mesmos atributos de uma moeda física. Ou seja: realizar transações financeiras.

O bitcoin pode ser impresso?

Não. A moeda só existe de forma virtual.

Quem inventou?

Usuários afirmam que a moeda foi inventada em 2009, por um desenvolvedor de softwares chamado Satoshi Nakamoto. Até agora, a identidade dele não foi comprovada.

Como funciona?

O bitcoin é produzido por vários computadores mantidos por pessoas que utilizam seus computadores pessoais para criar a moeda e também registrar as transações efetuadas. Esse processo de criação é chamado de mineração e os “trabalhadores” de mineiros. Os computadores resolvem problemas matemáticos complexos e o vencedor recebe um bloco da moeda.

Como faço para comprar bitcoins?

Toda a operação é virtual. A pessoa deve criar um endereço de bitcoin (série de até 34 letras e números). Esse endereço funciona como uma caixa postal em que as moedas são enviadas. De acordo com as regras de funcionamento do sistema, somente 21 milhões de bitcoins podem ser criados. Consta que esse número está próximo de ser alcançado. Não se sabe o que acontecerá com a moeda quando esse limite for atingido.

Posso comprar produtos com a moeda virtual?

O uso para adquirir produtos é possível, mas dependerá das empresas aceitarem. Até agora, a maioria dos usuários utilizam a moeda como investimento, não para comprar coisas ou pagar por serviços.

Quais são os riscos?

Não há qualquer tipo de garantia ou regulação. Segundo economistas, é um investimento para quem tem um perfil mais arrojado, menos avesso a riscos. “A variação é enorme. Você pode multiplicar o valor investido em três, quatro, ou até cinco vezes. Mas também há casos de perda de 50% do capital investido e até de 100%”, diz o economista Luciano Araújo.

Bitcoin é fraude ou ilegal?

Transacionar usando bitcoins não é fraude nem é considerado ilegal. A questão é que, como se trata de uma operação virtual e anônima, hackers têm usado a moeda em negociações como sequestro de dados online, além de usuários da deep web, que as utilizam para comprar itens como armas e drogas. Isso tem feito com que algumas pessoas liguem o uso de bitcoin a atos ilícitos.
,Thamiires
2368 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Bitcoin - 7 anos atrás
Um dia eu fui trabalhar com a Daniella Cicarelli, a modelo.
E fui viajar com ela, mano, ela foi o caminho todo falando sobre esse Bitcoin ai, com o marido dela.
Eu sabia de tudo e parece q essa moeda ai é loca!
Slc!!! [pensativo] [apavorado]


[instagram] thabires || Skype: tatah.gts || @virgulathamires || [whatsapp] (11) 95929-4510

juubs_.
640 interações
Cadete
Resposta para Bitcoin - 7 anos atrás
Essa moeda ta dando o que falar [pensativo]

1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
5
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-7383AC3
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!