Fazer pedido
Presença
17
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador D0lbyOconner
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
!!!-Chris-!!!
304 interações
Operador de Espaçonave
O dólar está alto. Mas já esteve muito mais - 5 anos atrás
R$ 7,60. Esse é o maior valor que a moeda americana já alcançou no Brasil. Veja quando – e por que – isso aconteceu.

A forte alta do dólar, que disparou nos últimos dias e alcançou o valor de R$ 4,27, o maior já registrado, tem dominado as atenções do mercado financeiro – e preocupado quem pretende viajar ao exterior. Também é provável que, daqui a alguns meses, esse movimento gere pressão inflacionária (já que o Brasil importa insumos centrais da economia, como diesel e trigo). Mas o que nem todo mundo sabe é que, em valores reais, o dólar já esteve muito mais alto. E bota alto nisso.

No segundo semestre de 2002, as turbulências do processo pré-eleitoral fizeram a moeda americana chegar a R$ 3,95 – um valor que, corrigido pela inflação acumulada de lá para cá, equivale a R$ 10,81. Porém, isso não leva em conta a inflação do dólar. A moeda americana também perdeu valor nesses últimos 17 anos. Se você descontar a inflação dos EUA, a cotação corrigida seria de R$ 7,60.

Hoje é até difícil imaginar o impacto econômico de um dólar nessa altura, mas aconteceu. O temor de investidores estrangeiros com o prognóstico da corrida presidencial (provável vitória de Luis Inácio Lula da Silva) provocou intensa fuga de capital, e consequente alta da moeda americana por aqui. Fernando Henrique Cardoso estava terminando seu segundo mandato, e as reservas internacionais -os dólares que ficam guardados no Banco Central, e são usados para cobrir eventuais déficits na balança comercial- estavam em parcos US$ 32 bilhões. Naquele ano, o governo teve de pedir US$ 30 bilhões emprestados ao Fundo Monetário Internacional.

Após a eleição, o temor dos investidores não se concretizou: o governo Lula não implantou medidas restringindo a entrada e a saída de capital financeiro, cujo fluxo foi se normalizando. Em 2005, o Brasil pagou o empréstimo do FMI. Ao longo dos anos seguintes, a alta nos preços das commodities que o Brasil exporta (especialmente o petróleo e o minério de ferro) permitiu que o País fosse acumulando grande quantidade de reservas internacionais, que ascenderam a um patamar totalmente diferente: hoje, elas são de US$ 367,7 bilhões.

É um valor mais do que suficiente para combater ondas especulativas e cobrir eventuais desequilíbrios na balança comercial (ou na balança de transações correntes, que é a balança comercial mais as remessas de lucros das empresas multinacionais para suas matrizes). Nos últimos 12 meses, nossa balança de transações correntes ficou negativa em US$ 54,8 bilhões. As reservas internacionais têm volume suficiente para cobrir isso por um certo tempo. Mesmo assim, vale notar que elas vêm tendo uma redução significativa: em junho, eram de US$ 390,5 bilhões.

Superinteressante
D0lbyOconner
1213 interações
Líder de Guerra
Resposta para O dólar está alto. Mas já esteve muito m... - 5 anos atrás
Deus me dibre! Tá ruim mas já esteve pior. [morto]
Ex-Guardião, Moderador & Gerente de Moderação Habbid / Ex-Moderador, Gerente de Moderação, Auxiliar Administrativo & Administrador iDHabbo / Ex-Gestor de Equipe Habbonados / Ex-Moderador, Gerente de Moderação, Supervisor & Administrador de Conteúdo Habbonight

Twitter > @OconnerHB

Para evitar problemas e punições, leia às regras do fórum, clicando Aqui.

Confira o ranking do fórum, clicando Aqui.

Dúvida/Reclamação/Sugestão? Envie seu ticket, clicando Aqui.
De4n
2828 interações
Armstrong Gagarin
Tá foda! Se piorar eu vou embora do Brasil.

Ajudante há mais de 10 anos, ex-guardião e moderador da @HabboNight.

Consulte as FAQs: help.habbo.com.br

X: @HabboDe4n
Tatzzz
949 interações
Comandante Intergaláctico
cada vez pior, deus me livre '-'
Quero dormir
.Mandy.s
286 interações
Espaçonauta
Nada é tão ruim que não possa piorar KKK
cbf001
52 interações
Tripulante
ja dizia o filosofo tiririca pior do q ta n fica
Fanti
3045 interações
Big Bang
Meu Deus, R$7,00? Cê é loko, se um dia chegar nesse nível de novo recomendo que já criem outra moeda, pq a desvalorização vai ter chegado ao máximo.
Oiii, sou o Fanti, WebMaster da HabboNight! Precisa de ajuda? Fale comigo abaixo:

Discord: erickfanti
Twitter: ErickFHB
Visite a minha NightHome: habbonight.com.br/home/Fanti

1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
18
ONLINE: -Alana - Brega Night
15
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-AA7F966
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!