Fazer pedido
Presença
12
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Manuuh.-
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
SunIovers
99 interações
Explorador
Linguagem Neutra: O que você precisa saber? - 5 anos atrás

É isso mesmo! Você não consegue falar elx ou el@ em voz alta, então mesmo que você queira neutralizar uma palavra para se referir a qualquer tipo de pessoa, ela não é útil, pois você não consegue usá-la no dia a dia. Entendeu? Ótimo! Segue o fio que a tia Sun vai ensinar o que fazer.

Primeiro você precisa entender que esse negócio de linguagem neutra NÃO é só no Brasil. Conforme as mulheres foram lutando por direitos, sobretudo nos Estados Unidos, as moças perceberam uma coisa:

Quando você quer se referir a homens, mulheres ou outro gênero, quase sempre usa pronomes masculinos. O nome que foi dado para isso é sexismo linguístico e sim, crianças, é muito importante falar sobre ele. Veja o exemplo:

E ai que tá, mesmo que quando você fala os Judeus, você se refere a homens, mulheres, crianças e basicamente qualquer pessoa Judia, mas o seu primeiro pensamento vai ser nos Homens Judeus. E sabe por que isso é um problema?

Olha que frase maravilhosa! Mas o problema é que agora você só vai pensar em Cientistas Homens, deixando mulheres e não-binários (um outro gênero que se você tiver calma vai entender) esquecidos. Isso é um problema tão, tão, tão grande que só agora a gente começa a entender que não são apenas os homens cientistas.

Okay, agora você entende que a linguagem neutra seria uma maneira de neutralizar a frase para que você pense em todo mundo certinho com igualdade, vamos pensar em outro grupo que também sente a injustiça pesando nas palavras.

Você talvez nunca pensou no peso das palavras, mas presta atenção na tia Sun, não concorda que quando você chama alguém de ele ou ela automaticamente pensa no gênero da pessoa?

Uma mulher é fofa, gata, brava, histérica.
Um homem é lindo, engraçado, charmoso

Isso afeta o jeito que você vê as pessoas e se vê! E pessoas transsexuais sentem a necessidade que respeitem seus pronomes. Ou seja, você jamais vai chamar um homem trans de linda (a menos que ele curta ser chamado assim rs). E agora que ficou fácil de entender, vamos complicar. HAHAHAHA. Existem pessoas que não se sentem nem homens, nem mulheres, são pessoas não-binárias.

Hoje a gente entende que gênero é a forma que você se enxerga e se assume pro mundo. Logo a não-binaridade é um gênero. Mas como você vai chamar essas pessoas se não é nem ele e nem ela?

A linguagem neutra como uma grande salvadora da pátria salva a gente do sexismo linguístico, de como se referir a várias pessoas e a não-binaridade! Que belezura! Mas sem usar @ ou x, porque de nada adianta já que pessoas cegas não vão conseguir entender na áudiodescrição, pessoas com dislexia vão ter problemas de compreensão e a gente não vai conseguir falar oralmente.,

Pra resolver o problema, países latinos como o Brasil tiveram a mágica ideia de usar as letras "e" e "u", igual acontece com "o" e "a".

Tipo assim, digamos que você queira se referir a todos os seus amigos, meninos, meninas e não-binaries, fica assim:

Mas e se eu quisesse falar que o pessoal joga basquete? Normalmente a gente usa "eles", mas e agora?

Eu sei que parece estranho, mas não esquece que muitas palavras que usamos hoje, não estavam aqui no começo. O Português está a cada dia transformando-se e tenho certeza que logo logo nossos netos usarão a linguagem neutra. E recomendo você usar também, pelo menos com pessoas que não querem ser chamadas de ele ou ela. Dessa forma, você não será nem machista, transfóbico ou babaca que não ajuda disléxicos e cegos. Quanta coisa eim! Vale a pena incluir a linguagem neutra pra ir se acostumando com o respeito! Abraços de tia Sun.

Apoie a artista @Aghatrava e clique aqui!

Todos que comentarem nesse tópico, poderão escolher UM dos seguintes emblemas:

~Respeite elas,eles e elus!

~Respeite a palavra que me define!
║▌│█║▌│ █║▌│█│║▌║║▌│█║▌│ █║▌│█│║▌║║▌│█║▌│ █║▌│█│║▌║║▌│█║▌│ █║▌│█│║▌║
Twitter: isoIua com i maiúsculo

Samba, cachaça e piscina, só seria melhor se fosse pra sempre.
Os aliens existem!
Sereias afundam navios banhados de sangue.
lukinha30212
399 interações
Cadete
Resposta para Linguagem Neutra: O que você precisa sab... - 5 anos atrás
A cada dia o Português se transforma realmente, logo mais tudo irá se modificar.
marcos66642
420 interações
Cadete
Adorei, é muito util para acabar não magoando alguém que não se sente bem sendo chamado de ele(a).
"I know you are trying to save me, but you cannot save someone who is already dead."

Hausuehasue
631 interações
Cadete
Amei o tópico, eu realmente espero que o português tenha algumas modificações em sua forma de ser entendido, assim como disse ;w;

SunIovers
99 interações
Explorador
Eu acho esse um tema tão importante, queria que todos lessem e conseguissem entender [chateado]
Twitter: isoIua com i maiúsculo

Samba, cachaça e piscina, só seria melhor se fosse pra sempre.
Os aliens existem!
Sereias afundam navios banhados de sangue.
Excel_
1214 interações
Líder de Guerra
Tema extremamente importante e tópico lindo, perfeito, mesmo qie difícil, é preciso fazer modificações na língua para incluir todos qie se identificam de diversas formas
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
12
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-06FDB65
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!