Fazer pedido
Presença
12
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador -Monys
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Manuuh.-
199 interações
Astrólogo
As histórias por trás do 'cemitério de estátuas' de São Paul... - 5 anos atrás

Um galpão no bairro do Canindé, na região central de São Paulo, guarda um resquício das patas do cavalo do Duque de Caxias; um escoteiro inteiro; uma águia; duas lagostas gigantes e alguns escritores. São monumentos ou fragmentos de monumentos que foram retirados das ruas da cidade em diferentes momentos da história, pelo menos desde a década de 1930.
Os motivos para estarem lá são diferentes daqueles que estão levando estátuas a caírem pelo mundo — nesses casos, elas vêm sendo retiradas em meio a protestos antirracistas porque homenageiam pessoas que participaram de sistemas de opressão, como a escravidão. Já no galpão do Canindé jazem obras que foram retiradas pelo próprio Estado por motivos mais mundanos: para dar espaço a um viaduto, por exemplo, porque foram danificadas ou roubadas. Mas mesmo ausentes elas provocam questões, diz a artista plástica e professora da USP Giselle Beiguelman, que estuda desde 2014 como e por que monumentos são retirados dos seus lugares originais.

"Esses fragmentos de monumentos (no depósito) são úteis porque nos fazem pensar se precisamos de monumentos, quais monumentos não temos, quais temos e como lidamos com essas estéticas da memória", diz ela. "Escrevemos por muito tempo a história do país suprimindo atores fundamentais, como indígenas e escravizados, e isso é algo que a historiografia vem problematizando nas últimas décadas", lembra ela.

Em sua pesquisa, Beiguelman constatou que muitos monumentos de São Paulo mudam diversas vezes de endereço — às vezes, por motivos políticos, como é o caso da estátua O Beijo Eterno. Outros vão para o galpão do Canindé sem que haja uma discussão pública sobre o que deve ser feito com eles. Às vezes, diz ela, não se sabe por que uma obra foi feita, nem por que mudou de lugar.

-Monys
16 interações
Aspirante
Resposta para As histórias por trás do 'cemitério de e... - 5 anos atrás
Muito interessante!! Ótimo tópico[beijo]
@=Gabriela_22=@
142 interações
Patrulheiro
Deus ave maria , quase morro lendo isso.
Excel_
1214 interações
Líder de Guerra
Meu Deus, bem interessante [hippie]
L0dan
583 interações
Cadete
Te juro que na imagem, eu imaginei um monte de aracnídeos enormes '-'
Fanti
3045 interações
Big Bang
Nossa, que bizarro mano kkkk
Oiii, sou o Fanti, WebMaster da HabboNight! Precisa de ajuda? Fale comigo abaixo:

Discord: erickfanti
Twitter: ErickFHB
Visite a minha NightHome: habbonight.com.br/home/Fanti

1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
7
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-227ECFF
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!