Fazer pedido
Presença
18
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Excel_
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
mcdaann
11 interações
Aspirante
Conflitos da variação linguística - 5 anos atrás


Aí onde você vive e/ou viveu sua vida toda, existem diversas gírias que todos usam e se entendem mesmo que a palavra não exista no dicionário, como o famoso "coisar", "trem", "mano", enfim, em cada parte do mundo há uma unicidade que se entende entre si. Mas caso você chegue em outro território diferente do seu, e fala algo do tipo, eles podem te olhar e pensar... "que?"



Partindo do pressuposto de que cada lugar tem um significado pra cada palavra, é normal que você fale algo que não é permitido em certo lugar na hora errada. Ninguém é obrigado a saber todos os significados de todas as palavras em todos os lugares do mundo. Mas, algumas das palavras que usamos em quase todos os territórios que falam o português brasileiro, é utilizada de forma errada mas sem o conhecimento disso.


Primeiro vamos entender o que é variação linguística. É uma coisinha que todo mundo usa mas ninguém percebe até que sai do seu território. A variação linguística é a afirmação de que "nenhuma língua é falada da mesma forma", estando sujeito a variações de acordo com tempo, religiosidade, convivência, aprendizagem, grupo social e por aí vai."

Em um dos grupos que faz acontecer a variação da lingua existe a "formalidade". Há dois tipos mais utilizados atualmente. A norma padrão da língua portuguesa e a línguagem popular.


A Forma padrão é aquela utilizada em redações de vestibulares, audiências públicas. É aquela escrita em livros cultos e que são encontradas em cartas de empresas e tudo relacionado a contratos etc.

Já a forma popular é a mais utilizada no mundo, não somente no Brasil, é a língua falada, com gírias e ditos populares, sem preocupações com a "assertibilidade" dos usos formais da língua.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Na forma padrão, as palavras são utilizadas como constam no docionário, já na forma popular, falamos como somos acostumados, e isso acaba gerando um conflito entre palavras que são ditas inocentemente, mas, se parar pra ver, possuem um caráter preconceituoso, quer ver?


Uma palavra tão inocente, que todos usamos, como quando alguém maltrata um outro alguém. Falamos que "ele está judiando do outro".

Na verdade, essa palavra surgiu lá na época do nazismo, e se referia aos maustratos aos judeus. Hoje, o termo é considerado um preconceito aos judeus. E você aí falando sem nem saber.




Uma profissão, certo? Não!

O termo "domestica", que se refere aos trabalhadores que fazem as tarefas de casa para outras pessoas, como lavar, passar, cozinhar etc, na verdade, vem do termo "domesticar". Ao dizer que alguém é "doméstica" é sinônimo de chama-la de animal. Pesado, mas todos sabiam disso?



No dicionário Aurélio, a palavra "denegrir" significa "Tornar-se negro". Precisa lembrar qual o significado dela na boca do povão? É utilizada no sentindo de difamar e desonrar alguém. Completamente preconceituosa e bastante utilizada pois muitos não sabem do seu significado padrão

Ainda nos termos que atacam o grupo, palavras como "lista negra", "magia negra", "ovelha negra", "marcado negro", "da cor do pecado", "não sou tuas negas", "a coisa ta preta", são ditos que diminui o preto e seu trabalho. Todas são bastante utilizadas, algumas até em novelas e filmes.



Existem muitas palavras que oprimem certos grupos, mas que se torna comum no dia a dia de cada um. É difícil tirar os ditos popupares da boca do povo. São ensinamentos passados de gerações, e que, na grande maioria das vezes, nem os "opressores" nem os "oprimidos" reconhecem o ato. Mas essas palavras não podem ser utilizadas quando se usa da forma padrão de se falar. Por isso, as variantes linguísticas causam tantos conflitos dependendo dos grupos que se observam. Mas claro, agora que você já sabe disso, é bom já ir tirando algumas palavrinhas do vocabulário e ir se acostumando, é aos poucos que as mudanças ocorrem e com o tempo a gente vence cada barreira



Conhece mais alguma palavra que ataca algum grupo mas todos usam sem saber? Comenta ela aí! Até mais [feliz]
Este tópico não possui respostas, seja o primeiro a comentar!
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
2
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-534EE9C
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!