Fazer pedido
Presença
0
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Divulgador-BR
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Galack,
1342 interações
Líder de Guerra
[CURIOSIDADES: RATO-DO-CAMPO] - 2 anos atrás
Bora para curiosidades de mais um roedor.

O Rato-do-Campo é sem dúvida o mais fofo de todos, com seu corpo minúsculo e adoráveis olhos, orelhas e pés grandes, recebem o nome de Ratos-do-Campo por geralmente serem encontrados se alimentando de sementes e frutos em sebes e campos. Pode parecer a vida ideal, mas os ratos do campo precisam estar constantemente em alerta, pois são uma fonte de alimento para um grande número de predadores diferente, incluindo, Raposas, Corujas, Doninhas, Cobras e Aves.

O rato-do-campo-lusitano foi apenas muito recentemente descrito como uma espécie distinta. Este rato foi durante muito tempo considerado como pertencente a uma espécie que ocorre por toda a Europa (desde a Sibéria até ao Sul da Europa) – o rato-de-campo-de-cauda-curta (Microtus agrestis) – dado que as populações destas espécies são morfologicamente similares. No entanto, estudos moleculares revelaram que as populações portuguesas e da Galiza são geneticamente muito diferentes, tendo sido agora consideradas como uma espécie distinta. A história evolutiva deste complexo de espécies que inclui o rato-de-campo-lusitano é algo que me prende a atenção, pois todas as evidências indicam que se tratou de uma diferenciação rápida ao nível genético, mas que não foi acompanhada de uma diferenciação morfológica, o que atrasou o seu reconhecimento como espécie diferente.

Por outro lado, estamos perante uma espécie endémica da Península Ibérica, com uma distribuição muito limitada, e cujos dados recolhidos até à data indicam que provavelmente terá uma abundância reduzida. Estas populações portuguesas não foram consideradas até agora de interesse para a conservação, pois fariam parte de uma espécie com distribuição alargada na Europa, mas neste momento torna-se importante a avaliação atual do seu estado de conservação.

E aí? Você sabia dessas curiosidades?

Fontes: https://diariodoestadogo.com.br/10-animais-mais-fofos-do-mundo-100907/
https://livrovermelhodosmamiferos.pt/especies-do-livro-vermelho-curiosidades-sobre-o-rato-do-campo-lusitano/#:~:text=Os%20ratos%2Ddo%2Dcampo%2D,fam%C3%ADlias%20das%20gram%C3%ADneas%20e%20junc%C3%A1ceas.&text=Os%20seus%20predadores%20incluem%20v%C3%A1rias,de%20rapina%20e%20mam%C3%ADferos%20carn%C3%ADvoros.
Galack,
1342 interações
Líder de Guerra
Resposta para [CURIOSIDADES: RATO-DO-CAMPO] - 2 anos atrás
realmente foi muito interessante fazer este tópico, não sabia dessa espécie de ratinhos
laryssa_1D
1140 interações
Explorador de Galáxias
modeuso que coisinha mais fofa, me lembra muito meu hamster que tive na infância, que saudades
Lucasjl23
1213 interações
Líder de Guerra
São bonitinhos! Pelo menos não são como os da cidade kkk
Its.Burguesa
1624 interações
Estrela Cadente
rato do campo e bem lindo, é me parece ser bem mais limpos que os da cidade!
,aRay
1081 interações
Explorador de Galáxias
Não sabia que existia, esse rato do campo parece meu hamster. O seu reconhecimento foi demorado, mas aconteceu pelo menos.
Mashirow
2020 interações
Armstrong Gagarin
O ratinho todo pitico, ele que não se cuide não, vai virar comida pros predadores
Lipe2040
1264 interações
Líder de Guerra
Não sabia que existia ratos do campo, pelo visto devem ser bem mais limpos

https://soundcloud.com/chiliperibeiro
Divulgador-BR
873 interações
Comandante Intergaláctico
Lindo, mas tenho nojo de ratos.
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
75
ONLINE: vitor72831.ban - Elfo de Ouro 2024
15
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-AB2045E
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!