Fazer pedido
Presença
11
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador laryssa_1D
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
,aRay
1081 interações
Explorador de Galáxias
Era Cenozoica - 2 anos atrás
VAMOS SABER UM POUCO SOBRE A ERA CENOZOICA?

O Cenozoico é a era geológica que iniciou há 65,5 milhões de anos e que se estende até os dias atuais. Antigamente, era dividida nos períodos Terciário e Quaternário. Posteriormente, eles passaram a se chamar Paleogeno (o Terciário) e Neogeno (o Quaternário). Em maio de 2009, uma decisão da Comissão Internacional de Estratigrafia, ratificada, em junho, pela União de Ciências Geológicas, reabilitou o Quaternário, sem, todavia, extinguir o Paleogeno e o Neogeno.

Desse modo, o Cenozoico está agora dividido em três períodos: - Paleogeno (de 65,5 milhões de anos a 23,03 milhões de anos atrás), compreendendo as épocas Paleoceno, Eoceno e Oligoceno.

- Neogeno (de 23,03 milhões de anos a 2,6 milhões de anos atrás), com as épocas Mioceno e Plioceno.

- Quaternário (de 2,6 milhões de anos atrás até ao presente), com as épocas Pleistoceno e Holoceno.

Foi no Cenozoico que a superfície da Terra assumiu sua forma atual. Houve muita atividade vulcânica e a formação das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia.

O Cenozoico tem sido um era de resfriamento a longo prazo, com um leve aquecimento no Mioceno.

A Austrália, que se isolara no Cretáceo, assim continua até hoje, o que explica sua fauna com características muito próprias.

No Eoceno, surgiu o cavalo primitivo, no hemisfério Norte. O cavalo atual apareceu na América do Norte, mas bem mais tarde.

No Pleistoceno, ocorreu uma grande glaciação no hemisfério norte e uma bem menor no hemisfério sul, daí ser essa época chamada de Idade do Gelo. .

Também no Pleistoceno, apareceu o hominídeo mais antigo que se conhece, o Homo heidelbergensis, há cerca de 450.000 anos. Para alguns autores, o Homo sapiens teria surgido há cerca de 250.000 anos, antes do Homo neanderthalensis. Outros autores falam em 150.000 anos e outros ainda, em mais de 300.000.

No Pleistoceno Inferior, viveram vários hominídeos, como Australopithecus, da África do Sul; Pithecanthropus erectus ou homem de Java; Sinanthropus pekinensis ou homem de Pequim. A antigüidade do homem no Brasil é assunto controvertido, admitindo-se que o Homem de Lagoa Santa cujos ossos aparecem nas mesmas grutas em que ocorrem animais extintos, seja do Pleistoceno.

No Brasil, foram encotrados fósseis de mamíferos plestocênicos em inúmeras localidades, e os achados mais famosos são os das grutas de Minas Gerais, pesquisados por Peter Lund.

Em Águas do Araxá (MG), foram descobertos mastodontes (Haplomastodon waringi), gliptodontes, tigres dentes-de-sabre (Smilodon) e toxodontes.

A Austrália, que se isolara no Cretáceo, assim continua até hoje, o que explica sua fauna com características muito próprias.

No Eoceno, surgiu o cavalo primitivo, no hemisfério Norte. O cavalo atual apareceu na América do Norte, mas bem mais tarde.

No Pleistoceno, ocorreu uma grande glaciação no hemisfério norte e uma bem menor no hemisfério sul, daí ser essa época chamada de Idade do Gelo. .

Também no Pleistoceno, apareceu o hominídeo mais antigo que se conhece, o Homo heidelbergensis, há cerca de 450.000 anos. Para alguns autores, o Homo sapiens teria surgido há cerca de 250.000 anos, antes do Homo neanderthalensis. Outros autores falam em 150.000 anos e outros ainda, em mais de 300.000.

No Pleistoceno Inferior, viveram vários hominídeos, como Australopithecus, da África do Sul; Pithecanthropus erectus ou homem de Java; Sinanthropus pekinensis ou homem de Pequim. A antigüidade do homem no Brasil é assunto controvertido, admitindo-se que o Homem de Lagoa Santa cujos ossos aparecem nas mesmas grutas em que ocorrem animais extintos, seja do Pleistoceno.

No Brasil, foram encotrados fósseis de mamíferos plestocênicos em inúmeras localidades, e os achados mais famosos são os das grutas de Minas Gerais, pesquisados por Peter Lund.

Em Águas do Araxá (MG), foram descobertos mastodontes (Haplomastodon waringi), gliptodontes, tigres dentes-de-sabre (Smilodon) e toxodontes.

A Era Cenozoica é também conhecida como a Era dos Mamíferos, pois foi neste período que a fauna começou a se constituir enquanto modelo presente e conhecido até os dias de hoje.

Neste período, vários mamíferos passaram por um processo evolutivo e o maior destaque da Era Cenozoica foi ou transformação de primatas primitivos em Hominídeos, cujo único representante vivo é o Homo sapiens.

Todavia, a Era Cenozoica também se caracteriza por intensas mudanças climáticas, pela expansão dos oceanos e, também pela diversificação das várias formas de vida na flora e na fauna terrestre.

Foi neste momento, entretanto, que os peixes começaram a apresentar ossos em sua estrutura, a estabilização da dinâmica das placas tectônicas (que garantiu a formação geográfica atual do planeta).

fonte 1:https://conhecimentocientifico.com/era-cenozoica/
fonte 2: http://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html#:~:text=O%20Cenozoico%20%C3%A9%20a%20era,e%20Neogeno%20(o%20Quatern%C3%A1rio).

Gostou de saber um pouco sobre a Era Cenozoica? Comenta aí!
Galack,
1342 interações
Líder de Guerra
Resposta para Era Cenozoica - 2 anos atrás
não sabia muito sobre a Era Cenozoica, muito interessante a relação que tem com os mamíferos, tendo um papel fundamental para toda a fauna brasileira
SrtaDourada
1248 interações
Líder de Guerra
eitaaaa, nem consigo imaginar o que rolou há tantos anos assim
mceandre
8475 interações
Astronauta
No Brasil, foram encotrados fósseis de mamíferos plestocênicos em inúmeras localidades, e os achados mais famosos são os das grutas de Minas Gerais, pesquisados por Peter Lund. Tem muita coisa ainda escondida viu disso não tenho dúvidas
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
Its.Burguesa
1624 interações
Estrela Cadente
Não conhecia sobre a era cenozoica, porem fico pensando em todos os animais antigos que tinha nesta epoca!
laryssa_1D
1140 interações
Explorador de Galáxias
já se passou tanto tempo mas ainda assim eu vejo uma super importância em conhecer um pouco mais desses assuntos, essa era me lembra super os filmes da Era do gelo, que inclusive eu gosto bastante.
Mashirow
2020 interações
Armstrong Gagarin
e eu acho incrivel que a cada momento se encontram novas fosseis de mamiferos em nosso brasilzao. eh ate dificil de acreditar. ja visitei varios locais historicos assim, com pinturas rupestres, coisas na parede de povos antigos, etc.
,aRay
1081 interações
Explorador de Galáxias
Será que nas grutas de Minas gerais tem mais fósseis não encontrados? Duvido nada, cada dia tem algum descobrimento estranho em vários lugares. Essa Era, eu gosto de ler sobre.
Lipe2040
1264 interações
Líder de Guerra
Eu me lembro que já estudei sobre a Era Cenozoica, mas isso tem tempo, foi bom relembrar e conhecer novas curiosidades

https://soundcloud.com/chiliperibeiro
.assaltado
541 interações
Cadete
único animal que eu gostaria de ver hoje é o dente de sabres..
Salve o/
Divulgador-BR
873 interações
Comandante Intergaláctico
Já estudei sobre isso, mas faz muitooo tempo.
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
18
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-DBCB88D
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!