Fazer pedido
Presença
11
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador laryssa_1D
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
,aRay
1081 interações
Explorador de Galáxias
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA UMA VIDA SAÚDAVEL! - 2 anos atrás
Boa tarde! Vem comigo ler sobre os efeitos do corpo hidratado, da desidratação e a crise hídrica.

Desde criança, aprendemos que a água é fundamental para a vida na Terra. Encontrada em cerca de 70% da superfície do planeta, ela é responsável pelo surgimento e manutenção da vida e está presente na composição de todos os seres vivos. Não bastasse isso tudo, a água é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, já que participa de todos os processos corporais “desde a regularização dos fluidos corporais, o controle prescrito, a termorregulação, os sistemas endócrinos e hormonais, a filtração e eliminação de excessos e resíduos de metabolização do corpo” explica o Dr. Mauro Scharf, endocrinologista e diretor médico. Resumindo, a água é vida em nosso corpo.

O corpo humano possui em torno de 65% de água em sua constituição, sendo que cada parte possui maior ou menor quantidade desse líquido: os músculos têm 75% de água em sua composição, o sangue possui 95%, a gordura registra 14% e os ossos, cerca de 25%. A distribuição da água pelo corpo se dá quando ela é ingerida, uma vez que o líquido é guiado a todas as células para que cada uma delas execute suas funções de forma adequada. “Ao ingerirmos quaisquer bebidas, elas são absorvidas pelo tecido mucoso e pelos intestinos. Utilizamos a água e seus componentes e eliminamos os excessos através do sistema urinário”, conta o Dr. Mauro.

A CRISE HÍDRICA

Agora, imagine um cenário em que a água fosse um elemento escasso na Terra. Primeiro, a temperatura do planeta aumentaria, plantações inteiras se perderiam por falta de irrigação, as florestas ficariam secas e sujeitas a queimadas, os animais sofreriam com a desidratação que, em um segundo momento, os levaria à morte. “Precisamos repor de forma equilibrada a água perdida diariamente pelo corpo através da urina, do suor e das fezes. Se a quantidade adequada não é reposta, entramos em um processo de desidratação e intoxicação e prejudicamos a eliminação de certas toxinas e metabólitos filtrados pelos rins”, pontua.

A atual crise hídrica que atingiu a região Sudeste do país, concentrada principalmente em São Paulo, maior cidade do Brasil e da América do Sul e quarta maior do mundo, mostrou que um quadro como esse pode não estar tão distante quanto se imagina. Após três meses de poucas chuvas, o sistema que abastece a região chegou perto de um colapso. Dados da pesquisa anual Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem), que mede o índice de satisfação dos moradores, revela que oito em cada dez paulistanos acham que o risco da água secar nas torneiras é grande. Cabe à sociedade como um todo cuidar desse bem precioso, mas manter o corpo hidratado depende de cada um de nós.

PORQUE SENTIMOS SEDE?

Fatores como o excesso de atividades físicas, o consumo de álcool, calor excessivo e doenças que provoquem vômitos e diarreias causam desidratação. Antes de chegar a esse estado, o cérebro envia um aviso ao corpo, um sinal de alerta requisitando água. “Sistemas hormonais neuroendócrinos avisam o sistema nervoso, que responde por meio da secreção do hormônio antidiurético e modifica os sistemas de controle da sede em nosso corpo”, revela o Dr. Mauro. Mas se levarmos em consideração que todo líquido que ingerimos possui água, ela poderia ser substituída por sucos e refrigerantes? “Os sucos entram na conta da hidratação e podem ser contados. Contêm sais minerais e açúcares. Os refrigerantes contêm uma grande e desproporcional quantidade de açúcares e devem ser evitados”, explica.

Observação: Estar sempre atento ao próprio corpo é um grande aliado na manutenção do nível de água necessário para o bom funcionamento do organismo, pois assim, é possível identificar de maneira muito fácil os baixos índices de água corporal. A secura na boca e a pouca urina são um sinal. Os olhos fundos, a diminuição da elasticidade da pele, a elevação da temperatura corporal, dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória são sinais que também ajudam avaliar o nível de hidratação do corpo. A boa hidratação do corpo é o passo inicial para uma vida saudável!

(Quanto mais clarinha a urina, mais saudável você está. Continue assim!)

fonte: https://atalaia.com.br/saude/importancia-da-agua-para-uma-vida-saudavel

O que achou do tópico sobre a Importância da hidratação do corpo (vulgo água)? Deixa seu comentário!
Galack,
1342 interações
Líder de Guerra
Resposta para A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA UMA VIDA SAÚD... - 2 anos atrás
desde que eu me entendo como gente minha mãe fala para eu tomar cuidado com a cor da minha urina e sempre que fica mais escura, eu tento tomar mais água para que normalize, morro de medo de pegar pedras nos rins por falta de hidratação
laryssa_1D
1140 interações
Explorador de Galáxias
não tem nada melhor que uma água fresquinha depois de um exercício, e realmente, refrigerante no lugar da água ? Jamais!!
SrtaDourada
1248 interações
Líder de Guerra
eu mesma preciso melhorar isso, as vezes fico muito tempo sem tomar água :(
mceandre
8475 interações
Astronauta
Tô precisando ultimamente tô tomando pouca agua
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
Its.Burguesa
1624 interações
Estrela Cadente
Meu maior medo e ter alguma crise nos rins, eu não bebo muita aguá, preciso beber mais!
Mashirow
2020 interações
Armstrong Gagarin
meu médico sempre me perguntava sobre minha hidrataçao, cor de urina e afins . é muito importante se tratar e beber agua, ´principalmente por conta dos nossos rins. cuidar do corpo é essencial,
minha boca nesse momento ta seca e provavelmente meu xixi vai sair amarelinho kkkk vou ate beber agua depois desse tapa de realidade.
,aRay
1081 interações
Explorador de Galáxias
Eu sinto muita sede quando volto de algum trabalho braçal, não muito pesada por até sou um pouco fraca. E sinto muita sede. Cuidar da saúde também é economizar água gente, muita gente por ai. Pois água gastada pode chegar em uma situação que não tem mais água pra ingerir.
.assaltado
541 interações
Cadete
Bebam água!!
Salve o/
Lipe2040
1264 interações
Líder de Guerra
É de lei eu beber água antes e após dormir, sempre busco beber 3/4L ao dia

https://soundcloud.com/chiliperibeiro
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
12
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-108B10F
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!