Fazer pedido
Presença
11
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador laryssa_1D
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
,aRay
1081 interações
Explorador de Galáxias
Vagalumes - 2 anos atrás
Boa tarde ouvintes e leitores, vamos saber um pouco sobre os VAGALUMES?

Também chamados de pirilampos, os vagalumes são insetos pertencentes a três famílias da ordem Coleoptera: Lampyridae, Elateridae e Phengodidae (esta última, menor e menos popular).

Originalmente, os animais eram chamados de caga-lumes, por conta da luminescência na traseira. Entretanto, o tempo acabou trocando a letra C por um V, por questões de pudor. Dessa maneira, o nome vagalume (também escrito como vaga-lume) ganhou o sentido de luz que anda sem rumo. Já o nome pirilampo tem origem no grego, em que pyris significa fogo e lampis, luz.

Assim como as variações de nome já indicam, os vagalumes são conhecidos pela capacidade de produzir luz própria.

Por que os ''vagalumes'' brilham?

Os vagalumes possuem órgãos luminosos na parte traseira de seu corpo. Ainda que machos e fêmeas sejam capazes de emitir luz, são os machos que dão início ao brilho.

Isso porque a luz é utilizada para atrair as fêmeas. Assim, elas ficam paradas no solo enquanto eles tentam chamar a atenção durante o voo. A partir daí, as fêmeas podem decidir ou não voar e emitir luzes para demonstrar interesse nos machos.

Por meio da emissão, os insetos conseguem se comunicar e, possivelmente, se-acasalar. Como o período de acasalamento é rápido, é comum que um macho cruze com mais de uma fêmea por noite.

Isso significa que quando você está diante de vagalumes brilhando, está assistindo a um belo ritual de acasalamento luminoso.

Luzes

A emissão de luz nesses insetos é conhecida como bioluminescência. Para que ela seja possível, cada vagalume promove reações químicas específicas dentro de seu próprio corpo.

A luciferina é um composto que passa por um professo de oxidação ao entrar em contato com o oxigênio. Assim, então, é produzida a oxiluciferina, que perde energia e gera a emissão de luz.

Durante esse processo, cerca de 95% da energia é convertida em luz. Ou seja, apenas 5% dela gera calor, o que explica porque a luz dos vagalumes é fria. Além disso, o controle de iluminação é conectado ao cérebro dos insetos, que tem total domínio sobre as emissões.

Os padrões de iluminação podem acontecer de diversas formas, dependendo da espécie.

fonte: https://segredosdomundo.r7.com/vagalumes-insetos/

Eai? gostou de saber um pouco sobre os vagalumes? Deixa seu comentário!
laryssa_1D
1140 interações
Explorador de Galáxias
Resposta para Vagalumes - 2 anos atrás
nossa, o macho é um garanhão então!
Galack,
1342 interações
Líder de Guerra
eu simplesmente amo os vagalumes, são uns bichinhos muito chamativos! fiquei chocada, não sabia que as lzues que emitam eram derivadas dessa reação química
mceandre
8475 interações
Astronauta
Eu mesmo já vi pessolamente o vagalume
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
Its.Burguesa
1624 interações
Estrela Cadente
eu nunca vi os vagalumes, nunca vi nenhum deles!
Mashirow
2020 interações
Armstrong Gagarin
bioluminescência, que bacana! nunca iria saber.
.assaltado
541 interações
Cadete
Eita.. mais e mais vagalumes
Salve o/
,aRay
1081 interações
Explorador de Galáxias
As luzes atrair as fêmeas é sobre isso, alguns animais usam um odor, eles usam a própria luzinha deles! acho eles muito lindos pena que jaja vão ficar extintos (realmente espero que não aconteça)
Lipe2040
1264 interações
Líder de Guerra
As vezes vejo alguns nos postes, mas não sei quais são

https://soundcloud.com/chiliperibeiro
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
17
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-9BEB8FC
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!