Fazer pedido
Presença
18
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador laryssa_1D
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
,aRay
1081 interações
Explorador de Galáxias
5 questões que o seriado “13 Reasons Why” pode te ensinar #1 - 2 anos atrás


1. Nem sempre o adolescente que comete o suicídio é uma pessoa isolada

Diferente do que muitos podem imaginar, Hannah sempre foi uma menina de personalidade forte e bastante participativa. Ela não era tímida, não era quieta, ela fugia de todos os estereótipos de uma pessoa isolada e melancólica.

Milson Santos explica que é preciso ter muita cautela ao se pensar no isolamento como uma característica que contribui para o suicídio – essa é uma ideia muito simplista. “O isolamento também faz parte de um processo de busca de se conhecer e pode ser tão saudável quanto outros comportamentos”, afirma o psicólogo.

Às vezes, um adolescente muito extrovertido pode estar tão adoecido e correndo riscos quanto um adolescente que está isolado.

2. A adolescência é uma fase complexa de transição

Por meio do seriado, a gente percebe que cada personagem tem características muito peculiares, de maneira que fica muito difícil pensar a adolescência como um fenômeno coletivo.

Um ponto que nos chama a atenção é o fato desse período ser carregado de mudanças. Isso fica evidente nas inúmeras vezes que alguns personagens falam para o Clay que ele era uma pessoa diferente quando menor, por exemplo.

O psicólogo Milson Santos explica que do ponto de vista da psicanálise, existe um processo de transformação muito intenso na adolescência que o jovem precisa lidar – esse crescimento envolve o abandono da infância e seu luto, por valores que regiam a vida dessa criança.

Além disso, o adolescente precisa entender as mudanças no corpo, mudança hormonal, mudança emocional, mudança na voz e a descoberta da sexualidade – que costuma ser algo muito intenso.

“Isso traz uma fragilidade, uma vulnerabilidade, um processo de transformação com uma crise muito intensa que acontece com os adolescentes”, afirma ele. Esse deve ser um aspecto levado em consideração para entender o suicídio entre jovens.

3. Não é porque as coisas ruins acontecem com praticamente todos os adolescentes que elas deixam de ser ruins

Um questionamento muito interessante que a série levanta é a percepção dos outros estudantes sobre o suicídio de Hannah. Por que ela cometeu suicídio se as mesmas coisas ruins (e violentas) acontecem com a maioria dos estudantes?

Aí é que está a grande questão: o ensino médio não deve ser um teste de resistência, muito pelo contrário. A vida escolar é um momento de formação.

Não é porque outras pessoas sofrem bullying – e não chegam ao ponto de tirar a sua vida – que o bullying deve ser encarado como algo normal. Isso é uma coisa muito séria.

O grande perigo é a gente olhar para esse fenômeno como algo comum ou considerar uma “frescura” da estudante.

4. A indiferença e o vazio sentidos por Hannah são fatores de risco ao suicídio

“Eu acredito que um sinal de alto risco para a ação suicida é quando a pessoa deixa de lutar, quando ela se torna indiferente e passa por uma mudança muito abrupta de posicionamento”, conta Milson Santos.
De acordo com o psicólogo, fica um alerta muito importante com a metáfora da Hannah: essa indiferença, esse vazio e essa desistência podem acabar passando despercebidos como besteira ou frescura.

5. Nem sempre o objetivo do adolescente que resolve se suicidar é acabar com os seus problemas. Às vezes, ele quer deixar de ser um peso para seus pais

Um ponto muito interessante da série é quando Hannah diz que não quer mais atrapalhar a vida de seus pais. Nessa cena, ela mostra que seu objetivo não é acabar com tudo para evitar o seu sofrimento. Na verdade, ela começa a se sentir um peso na vida das outras pessoas.

O terapêuta explica que há diversas razões para alguém cometer suicídio. Uma delas é a sensação de estragar o mundo. “É um discurso comum. A vítima se mata para não dar trabalho”, explica.


fonte: https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/13-questoes-que-o-seriado-13-reasons-why-pode-te-ensinar/

eai? já assistiu essa série? Deixa nos comentários!
,aRay
1081 interações
Explorador de Galáxias
Resposta para 5 questões que o seriado “13 Reasons Why... - 2 anos atrás
As 5 questoes ditas aqui são de suma importancia, e realmente ensina varias coisas como a hannah e o sofrimentos dos amigos.
Editado pelo autor em 23/10/2022 - 00:08
mceandre
8611 interações
Astronauta
Resposta para 5 questões que o seriado “13 Reasons Why... - 2 anos atrás
1. Nem sempre o adolescente que comete o suicídio é uma pessoa isolada. é um problema que a familia tem que ficar olhando
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
Galack,
1342 interações
Líder de Guerra
Resposta para 5 questões que o seriado “13 Reasons Why... - 2 anos atrás
a adolescência é realmente um fase muito importante na nossa vida e devemos tomar cuidado, pois é dessa faixa etária que muitas vezes desenvolvemos depressão, ansiedades e afins
De4n
2846 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para 5 questões que o seriado “13 Reasons Why... - 2 anos atrás
Falaram que muita gente ficou mal depois dessa série

Ajudante há mais de 10 anos, ex-guardião e moderador da @HabboNight.

Consulte as FAQs: help.habbo.com.br

X: @HabboDe4n
Mashirow
2020 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para 5 questões que o seriado “13 Reasons Why... - 2 anos atrás
eu gostei bastante da serie, por conta da proposta, mas la pro final foi ficando mais chata. e a hannah realmente estava fora de todos os estereotipos de pessoas isoladas.
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
2
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-8D0E0B7
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!